(review in English below)
A comemoração do
centenário do armistício a English
National Opera apresentou o War
Requiem de Britten numa versão
encenada de Daniel Kramer.
No palco vão
aparecendo, nos lados e ao fundo, fotografias (de Wolfgang Tillmans) alusivas
à 1ª Guerra mundial e a muitas outras situações de grande violência ocorridas
nas últimas décadas, desde o massacre de Srebrenica até cargas policiais em
manifestações. Ao centro os elementos dos coros e os solistas. Os elementos do
coro rodam pelo palco com ar desesperado ou caem mortos em valas comuns. Os
solistas vão surgindo pelo meio deles. No
Sanctus há um funeral com pompa militar e uma mãe e filho em desespero.
O efeito é
vistoso mas não sei se a oratória beneficia da encenação.
Musicalmente foi
um espectáculo óptimo. O maestro Martyn
Brabbins dirigiu superiormente as orquestras. A prestação do Coro da English National Opera e do Finchley Children’s Music Group foram
muito boas.
Os solistas
ofereceram-nos interpretações assinaláveis. O tenor David Butt Philip tem uma voz de timbre bonito e projectou-a sempre
bem.
O barítono Roderick Williams
esteve sempre ao mais alto nível e, no diálogo final Let us sleep now com o tenor, foram ambos fantásticos.
A soprano Emma Bell foi a cantora de voz mais
poderosa, sempre imponente, marcante na Lacrimosa,
mas pareceu-me um pouco desconfortável na interpretação, apesar de as suas
intervenções serem difíceis.
No cômputo geral,
um espectáculo muito bom.
****
WAR
REQUIEM, English National Opera, November 2018
English National Opera presented Britten's War Requiem at the celebration of the centenary of the
armistice, in a staged version by Daniel
Kramer.
On the
stage we see on the sides and in the background photos (by Wolfgang Tillmans) alluding to World War I and many other
situations of great violence that have occurred in the last decades, from the
massacre of Srebrenica to police charges in demonstrations. In the center the
elements of the choirs and the soloists perform. The elements of the chorus
roar across the stage with desperate air or fall dead in common graves. The
soloists emerge in their middle. In the Sanctus
there is a funeral with military pomp and a mother and son in despair.
The effect
is showy but I do not know if the oratory benefits from the staging.
Musically
it was a great performance. Maestro Martyn
Brabbins conducted the orchestras. The performance of the English National Opera Choir and Finchley Children's Music Group were
very good.
The
soloists offered us remarkable interpretations. Tenor David Butt Philip has a beautiful tone voice and has always projected
it well. Baritone Roderick Williams
was always at top level and in the final dialogue with the tenor (Let us sleep now) were both fantastic. Soprano
Emma Bell was the most powerful
voice singer, striking in Lacrimosa,
but she seemed a bit uncomfortable in the performance, despite the difficulty
of her interventions were.
On the
whole, a very good performance.
****
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