quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

LA FANCIULLA DEL WEST, METropolitan Opera, Outubro /October 2018


(review in English below)

La Fanciulla del West é uma das operas de Puccini menos vezes posta em cena. Também não está entre as minhas favoritas, mas ouve-se muito bem. Teve a estreia mundial na Metropolitan Opera em Dezembro de 1910 e foi um grande sucesso.
A produção agora em cena, da autoria de Giancarlo Del Monaco actualizada por Gregory Keller, é muito vistosa e grandiosa, numa abordagem clássica bem conseguida que até vários cavalos inclui. Em cada acto há cenários muito diferentes, a recordar o velho oeste no tempo da caça ao ouro.





O maestro Marco Armiliato esteve bem na condução da excelente Orquestra da Metropolitan Opera e deixou que os cantores se ouvissem.



A grande estrela da noite foi a soprano Eva-Maria Westbroek no papel de Minnie. Tem uma voz de enorme e sempre afinada, foi excelente tanto na componente vocal como na cénica, apenas nas notas mais agudas foi, por vezes, agreste.



O tenor Yusif Eyvazov foi um Dick Johnson estático e pouco convincente em palco. Tem um timbre vocal feio, começou de forma desastrada mas depois foi mais razoável mas irregular ao longo da ópera. Penso que a sua inclusão no elenco num teatro desta categoria, como solista principal, se deve mais ao facto de ser casado com Anna Netrebko do que das suas qualidades canoras que, de facto, não são de primeira água. É algo monocórdico e o registo não é uniforme em toda a extensão vocal.



Antes do início do espectáculo fomos informados que o barítono Zeljko Lucic estava constipado mas, ainda assim, cantaria. Foi muito estático na interpretação do Jack Range e irregular na interpretação vocal, com períodos em que mal se ouvia.



Há muitos outros cantores com papéis relativamente pequenos que tiveram interpretações globalmente boas, destacando-se os baixos Metthew Rose como Ashby, o agente da Wells Fargo, e Oren Gradus como Jack Wallace.

O espectáculo valeu pela encenação e pela Eva-Maria Westbroek.





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LA FANCIULLA DEL WEST, Metropolitan Opera, October 2018

La Fanciulla del West is one of the Puccini’s operas less frequently seen on stage. It's also not among my favorites, but it esay and nice to hear. It had a world premiere at the Metropolitan Opera in December 1910 and was a great success.
The production now on stage, by Giancarlo Del Monaco, updated by Gregory Keller, is very flashy and grandiose, in a classic approach that even several horses include. In each act there were very different scenarios, to remember the old west in the time of the gold hunt.

Maestro Marco Armiliato was very well in conducting the Orchestra of the Metropolitan Opera and let the singers be heard.

The big star of the night was soprano Eva-Maria Westbroek as Minnie. She has an enormous voice and always tuned, she was excellent in both the vocal and the scenic components. Only in the top notes she was sometimes rough.

Tenor Yusif Eyvazov was a static and unconvincing Dick Johnson on stage. He has an ugly vocal tone, started out clumsily but then he sung more reasonable but unevenly throughout the opera. I think that his inclusion in the cast in a theater of this category, as a principal soloist, is due more to being married to Anna Netrebko than to his vocal qualities, which are not really top quality. We was somewhat monochrome and the register was not uniform throughout the vocal extension.

Before the start of the show, we were informed that baritone Zeljko Lucic had a cold but he would still sing. He was very static in the interpretation of Jack Range and irregular in vocal interpretation, with periods when he was hardly heard.

There were many other singers with supporting roles that had good global performances, namely Matthew Rose Metros as Ashby, the agent of Wells Fargo, and Oren Gradus as Jack Wallace.

The show was worth the staging and Eva-Maria Westbroek.

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