sábado, 25 de agosto de 2018

PARSIFAL, Bayreuth, Agosto / August 2018



(review in English below) 

Direcção musical – Semyon Bychkov
Encenação – Uwe Eric Laufenberg
Amfortas – Thomas J. Mayer
Titurel – Tobias Kehrer
Gurnemanz – Günther Groissböck
Parsifal – Andreas Schager
Klingsor – Derek Welton
Kundry – Elena Pankratova

Com este Parsifal de 19 de Agosto de 2018 em Bayreuth, já posso morrer (pelo menos artisticamente). Finalmente um Amfortas sofrido na voz e no acto, capaz de trazer com uma naturalidade imponente toda a alma da personagem!!! Que emoção!!! A interpretação do Thomas J. Mayer foi e é de antologia!!! Só não me coloquei de joelhos porque não havia espaço para tal! Que upgrade em relação ao ano passado! Os Erbarmen foram arrepiantes!!!



Groissböck fez um Gurnemanz colossal!!! A imponência e potência vocais são as que já se conhece, quer nos agudos, quer nos graves, não perde clareza ou beleza de timbre; só lhe faltam algumas nuances vocais nos sítios certos, maioritariamente no 1o acto, (talvez ele possa rever isso com o Franz Josef Selig...) para que venha ser um Gurnemanz histórico (em Bayreuth e onde quer que cante) - cresce em mim, cada vez que o oiço, o desejo de ouvir o seu Wotan, anunciado para Bayreuth em 2020. Deus mo permita. Poderei então voltar a venerar um Wotan. 



A direção do Bychkov é sempre perfeita, gigante, em tudo como eu gosto. Ele sabe elevar os momentos-chave de forma perfeita. E o som que se recebe à frente... é absolutamente incrível. O coro de palco estrondoso, o fora de palco no balanço acústico perfeito!!! Memorável!!



O Titurel, Tobias Kehrer, foi fenomenal! Então no Oh, heilige Wonne... voz melosa no heute... excelente!

O 2o acto foi B-R-U-T-A-L!!!!! Schager e Pankratova são imparáveis!!!! Schager cada vez que o vou vendo mais, mais perfeito é neste papel!!! A sua naturalidade e segurança interpretativa é impressionante!! Este homem é um marco como Parsifal!!! 



E a Pankratova... os agudos dela são do mais arrepiante que há de tão sentidos e tão perfeitos tecnicamente. Quando ela “grita” que riu de Cristo na Cruz, é perfurante!!! 



E ambos em palco transmitem uma química indescritível e que nem câmaras nem rádios conseguem captar genuinamente. Fiquei completamente de rastos! 



Derek Welton é um enorme Klingsor! Sublime!

O 3º acto foi descomunalmente brilhante!!! Tudo perfeito, Groissböck brutalíssimo, Schager brilhante, Bychkov e a orquestra sobre-humanos!!! No final, um emotivo silêncio de talvez 15 segundos até se fechar a luz do palco (a qual desde o momento da entrada do coro me apontava à face como se de luz purificante se tratasse) e começarem os aplausos. Foi memorável! 





Este foi, até ao momento e sem dúvidas o melhor Parsifal a que já assisti, destronando do 1o lugar do pódio, o também dirigido por Bychkov, em Abril de 2016 em Madrid

Texto de wagner_fanatic



PARSIFAL, Bayreuth, August 2018

Musical direction - Semyon Bychkov
Staging - Uwe Eric Laufenberg
Amfortas - Thomas J. Mayer
Titurel - Tobias Kehrer
Gurnemanz - Günther Groissböck
Parsifal - Andreas Schager
Klingsor - Derek Welton
Kundry - Elena Pankratova

With this Parsifal of August 19, 2018 in Bayreuth, I can die (at least artistically) ... Finally an Amfortas suffering in the voice and in on stage, able to bring with an imposing naturalness the whole soul of the character!!! How exciting!!! The interpretation of Thomas J. Mayer is of anthology!!! I just did not get down on my knees because there's no room!!! What an upgrade over last year! The Erbarmen were creepy!!!

Groissböck is a colossal Gurnemanz!!! Vocal majesty and power are those that are already known, in both the top and low notes, he does not lose clarity or beauty of timbre. He just lacks a few vocal nuances in the right places (maybe he can review this with Franz Josef Selig :)) so that he becomes a reference Gurnemanz (in Bayreuth and wherever he sings) - it grows in me, every time I hear him, the desire to listen to his Wotan, announced for Bayreuth in 2020. God grant me. I will then be able to venerate a Wotan again.

The musical direction of Bychkov is always perfect, colossal, in everything as I like, he knows how to raise key moments perfectly. And the sound you get ahead ... is absolutely incredible. The chorus on stage is thunderous, the chorus off stage with perfect acoustics!!! Memorable!

Titurel by Tobias Kehrer was phenomenal! On Oh, heilige Wonne ... mellow voice in heute ... excellent!

The 2nd act was B-R-U-T-A-L!!!!! Schager and Pankratova are unstoppable!!!! Schager every time I see him more, the more perfect is in this role !!! His naturalness and interpretation are amazing !! This man is a landmark in Parsifal!!!

And Pankratova ... her highs are the most chilling that there are, so many emotions and so technically perfect. When she "screams" that she laughed at Christ on the Cross, it is piercing!!! And both on stage convey an indescribable chemistry that neither cameras nor radios can genuinely capture. I got completely senseless!

Derek Welton is a huge Klingsor! Sublime!

The 3rd act was unbelievably brilliant!!! All perfect, Groissböck absolutely fabulous, Schager brilliant, Bychkov and the orchestra super humans!!!

 In the end, an emotional silence of perhaps 15 seconds until the light of the stage (which from the time of the entrance of the choir pointed me to the face as if it were of purifying light) was closed, and the applause began. It was memorable!

This was, until now and without doubt, the best Parsifal I have ever seen, dethroning the 1st place of the podium, the one also directed by Bychkov in April 2016 in Madrid

Text by wagner_fanatic

1 comentário:

  1. Que relato, wagner_fanatic! Conheço uma pessoa que também esteve lá há dias - vou enviar-lhe o seu texto. Schager, Parsifal... que sublime. Se bem que lhe digo: também vi esse Parsifal em Madrid, e achei o Parsifal desta Páscoa na Staatsoper de Berlim superior. Mas lá está, como bem aponta, é difícil arranjar um Amfortas, e em Berlim não foi excepção.
    Plácido Zacarias

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