Direcção musical – Semyon Bychkov
Encenação – Uwe Eric Laufenberg
Amfortas – Thomas J. Mayer
Titurel – Tobias Kehrer
Gurnemanz – Günther Groissböck
Parsifal – Andreas Schager
Klingsor – Derek Welton
Kundry – Elena Pankratova
Com este Parsifal de 19 de
Agosto de 2018 em Bayreuth, já posso morrer (pelo
menos artisticamente). Finalmente um Amfortas sofrido na
voz e no acto, capaz de trazer com uma naturalidade imponente toda a alma
da personagem!!! Que emoção!!! A interpretação do Thomas J. Mayer foi
e é de antologia!!! Só não me coloquei de joelhos porque não havia espaço para
tal! Que upgrade em relação ao ano passado! Os Erbarmen foram
arrepiantes!!!
Groissböck fez um Gurnemanz colossal!!! A imponência e potência vocais
são as que já se conhece, quer nos agudos, quer nos graves, não perde clareza
ou beleza de timbre; só lhe faltam algumas nuances vocais nos sítios
certos, maioritariamente no 1o acto, (talvez ele possa rever isso com o
Franz Josef Selig...) para que venha ser um Gurnemanz histórico
(em Bayreuth e onde quer que cante) - cresce em mim, cada vez que o
oiço, o desejo de ouvir o seu Wotan, anunciado para Bayreuth em 2020.
Deus mo permita. Poderei então voltar a venerar um Wotan.
A direção do Bychkov é sempre perfeita, gigante, em tudo
como eu gosto. Ele sabe elevar os momentos-chave de forma perfeita. E o
som que se recebe à frente... é absolutamente incrível. O coro de palco
estrondoso, o fora de palco no balanço acústico perfeito!!! Memorável!!
O Titurel, Tobias Kehrer, foi fenomenal! Então
no Oh, heilige Wonne... voz melosa no heute...
excelente!
O 2o acto foi B-R-U-T-A-L!!!!! Schager e Pankratova são
imparáveis!!!! Schager cada vez que o vou vendo mais, mais
perfeito é neste papel!!! A sua naturalidade e segurança interpretativa é
impressionante!! Este homem é um marco como Parsifal!!!
E a Pankratova...
os agudos dela são do mais arrepiante que há de tão sentidos e tão perfeitos
tecnicamente. Quando ela “grita” que riu de Cristo na Cruz,
é perfurante!!!
E ambos em palco transmitem uma química indescritível e
que nem câmaras nem rádios conseguem captar genuinamente. Fiquei completamente
de rastos!
Derek Welton é um enorme Klingsor! Sublime!
O 3º acto foi descomunalmente brilhante!!! Tudo perfeito, Groissböck brutalíssimo, Schager brilhante, Bychkov e
a orquestra sobre-humanos!!! No final, um emotivo silêncio de talvez 15
segundos até se fechar a luz do palco (a qual desde o momento da entrada
do coro me apontava à face como se de luz purificante se tratasse) e começarem
os aplausos. Foi memorável!
Este foi, até ao momento e sem dúvidas o melhor Parsifal a que já assisti,
destronando do 1o lugar do pódio, o também dirigido por Bychkov, em Abril de
2016 em Madrid
Texto de wagner_fanatic
PARSIFAL, Bayreuth, August 2018
Musical direction - Semyon
Bychkov
Staging - Uwe Eric Laufenberg
Amfortas - Thomas J. Mayer
Titurel - Tobias Kehrer
Gurnemanz - Günther Groissböck
Parsifal - Andreas Schager
Klingsor - Derek Welton
Kundry - Elena Pankratova
With this Parsifal of August 19, 2018 in Bayreuth, I can die (at least
artistically) ... Finally an Amfortas suffering in the voice and in on stage, able to
bring with an imposing naturalness the whole soul of the character!!! How exciting!!!
The interpretation of Thomas J. Mayer is
of anthology!!! I just did not get down on my knees because there's no room!!!
What an upgrade over last year! The
Erbarmen were creepy!!!
Groissböck is a colossal
Gurnemanz!!! Vocal majesty and power are those that are already known, in both
the top and low notes, he does not lose clarity or beauty of timbre. He just
lacks a few vocal nuances in the right places (maybe he can review this with
Franz Josef Selig :)) so that he becomes a reference Gurnemanz (in Bayreuth and
wherever he sings) - it grows in me, every time I hear him, the desire to
listen to his Wotan, announced for
Bayreuth in 2020. God grant me. I will then be able to venerate a Wotan again.
The musical direction of Bychkov
is always perfect, colossal, in everything as I like, he knows how to raise key
moments perfectly. And the sound you get ahead ... is absolutely incredible.
The chorus on stage is thunderous, the chorus off stage with perfect
acoustics!!! Memorable!
Titurel by Tobias Kehrer was phenomenal! On Oh, heilige Wonne ... mellow voice in heute ... excellent!
The 2nd act was
B-R-U-T-A-L!!!!! Schager and Pankratova are unstoppable!!!! Schager every time I see him more, the
more perfect is in this role !!! His naturalness and interpretation are amazing
!! This man is a landmark in Parsifal!!!
And Pankratova ... her highs are the most chilling that there are, so
many emotions and so technically perfect. When she "screams" that she
laughed at Christ on the Cross, it is piercing!!! And both on stage convey an
indescribable chemistry that neither cameras nor radios can genuinely capture.
I got completely senseless!
Derek Welton
is a huge Klingsor! Sublime!
The 3rd act was unbelievably
brilliant!!! All perfect, Groissböck
absolutely fabulous, Schager
brilliant, Bychkov and the orchestra
super humans!!!
In the end, an emotional silence of perhaps 15
seconds until the light of the stage (which from the time of the entrance of
the choir pointed me to the face as if it were of purifying light) was closed,
and the applause began. It was memorable!
This was, until now and
without doubt, the best Parsifal I have ever seen, dethroning the 1st place of
the podium, the one also directed by Bychkov in April 2016 in Madrid
Text by wagner_fanatic
Que relato, wagner_fanatic! Conheço uma pessoa que também esteve lá há dias - vou enviar-lhe o seu texto. Schager, Parsifal... que sublime. Se bem que lhe digo: também vi esse Parsifal em Madrid, e achei o Parsifal desta Páscoa na Staatsoper de Berlim superior. Mas lá está, como bem aponta, é difícil arranjar um Amfortas, e em Berlim não foi excepção.
ResponderEliminarPlácido Zacarias