segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

CARMEN, Royal Opera House, Julho / July 2019


(review in English below)

Música fantástica e cantores excelentes numa encenação grotesca, a pior que alguma vez vi na Royal Opera House. E pensava eu que era impossível arruinar a Carmen de Bizet … Estava enganado!



Já comentei aqui esta encenação que vi no início da temporada. O palco está ocupado, do início ao fim, por uma enorme escadaria de madeira que todos os participantes sobem e descem ruidosamente ao longo do espectáculo. Nada mais acontece. Não há acção, não há história (esta vai sendo contada por uma narradora), quase não há adereços, nada para ver. Não houve paixão, energia, cor ou vivacidade. A actuação em palco foi desastrosa, inexistente. 



O ruído constante na subida e descida da escadaria perturba totalmente a audição. A Carmen aparece inicialmente vestida de toureiro e depois de gorila! O que tem o gorila a ver com ela e com Sevilha? E a cena final é inenarrável, amorfa, estática, sem qualquer paixão ou emoção e termina de forma totalmente ridícula, com a Carmen a ressuscitar depois de esfaqueada e a encolher os ombros.
A coreografia é também deplorável, apesar da elevada qualidade dos bailarinos.



Não é habitual ver este tipo de lixo na Royal Opera, mas desta vez uma das melhores catedrais da ópera mundiais permitiu a um encenador australiano, Barrie Kosky, trazer um dos bons exemplos do que habitualmente se designa de Eurotrash! Coitados dos cantores.

Esquecendo a encenação (o que não é possível num espectáculo de ópera), a música foi óptima e o coro e os cantores excepcionais.

A maestrina Julia Jones teve uma direcção de orquestra correcta e respeitou os cantores.



A Carmen foi cantada por uma mezzo francesa que desconhecia, Anaïk Morel. Foi óptima, voz magnífica, sempre afinada, bem audível tanto na frente do palco como no cimo das escadarias e uma figura excelente.




O Don Jose do Bryan Hymel foi muito bem cantado. Para mim este é o melhor tenor norte-americano da actualidade e, como sempre, esteve em grande. Cantou a ária La fleur que tu m’avais jetée de forma superior, apesar de ter lutado com o agudo final.




 Ailyn Pérez foi uma Micaela marcante, de voz muito poderosa e afinada, embora resvalando por vezes para a estridência.



O Escamillo de Luca Pisaroni começou contido, depois melhorou mas, sendo muito bom, não atingiu a qualidade de topo dos restantes.



Nos papéis secundários Stuart Patterson (Remendado) foi muito bom e as restantes interpretações foram fantásticas: Jacquelyn Stucker (Frasquita) e Hongni Wu (Mercédes), ambas jovens do programa Jette Parker da ROH foram deslumbrantes, assim como também o foram mais três jovens deste programa,  Germán Alcántara (Moralés), Michael Mofidian (Zuniga) e Dominic Sedgwick (Dancaïro), o que atesta a excelente qualidade da formação na ROH.






Enfim, cantores excelentes num espectáculo para ver de olhos bem fechados!
A ROH deveria repor a produção anterior de Francesca Zambello, essa sim, digna desta obra prima da ópera.







***** (cantores)
0 (produção / encenação)



CARMEN, Royal Opera House, July 2019

Fantastic music and excellent singers in a grotesque staging, the worst I've ever seen at the Royal Opera House. And I thought it was impossible to ruin Bizet's Carmen ... I was wrong!

I already commented here this production that I saw at the beginning of the season. The stage is occupied, from beginning to end, by a huge wooden staircase that all participants climb and descend noisily throughout the performance. Nothing else happens. There is no action, no story (this is being told by a female narrator), there are almost no props, nothing to see. There was no passion, energy, color or liveliness. The performance on stage was disastrous, nonexistent. The constant noise in the ascent and descent of the staircase totally disturbs the hearing. Carmen appears initially dressed as a bullfighter and then as a gorilla! What does the gorilla have to do with Seville? And the final scene is unmentionable, amorphous, static, without any passion or emotion and ends in a totally ridiculous way, with Carmen resurrecting after being stabbed and shrugging.
The choreography is also deplorable, despite the high quality of the dancers.

It is not usual to see this type of garbage at the Royal Opera, but this time one of the best opera cathedrals in the world has allowed an Australian director, Barrie Kosky, to bring one of the good examples of what is usually called Eurotrash! I feel sorrow for the singers.

Forgetting the staging (which is impossible in an opera), the music was great and the singers exceptional.

Julia Jones was a correct orchestra director and respected the singers.

Carmen was sung by an unknown (to me) French mezzo, Anaïk Morel. She was great, magnificent voice, always tuned, very audible both in front of the stage and at the top of the stairs, and an excellent figure.

Bryan Hymel's Don Jose was very well sung. For me, he is the best American tenor of our days and, as always, he was great. He sang the aria La fleur que tu m'avais jetée very impressively, although he struggled with the top note at the end.

 Ailyn Peréz was a remarkable Micaela, of very powerful and tuned voice, although sometimes sliding towards stridency.

Escamillo by Luca Pisaroni started contained, then improved but, being very good, did not reach the superior quality of the other soloists.

In the supporting roles Stuart Patterson (Remendado) was very good and the remaining interpretations were fantastic: Jacquelyn Stucker (Frasquita) and Hongni Wu (Mercédes), both young singers from the Jette Parker program of the ROH were stunning, as were three other youngsters of this program, Germán Alcántara (Morales), Michael Mofidian (Zuniga) and Dominic Sedgwick (Dancaïro), which testifies to the excellent quality of training at the Royal Opera.

Anyway, excellent singers in an opera to see with eyes closed!
The Royal Opera should restore the previous production of Francesca Zambello that yes, is worthy of this masterpiece of the opera.

***** (singers)
0 (production / staging)

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