1ª Récita:
Que Flauta divinal!!! Produção da Komische Oper Berlin. Que vozes!!! A Pamina (Amanda Forsythe) com uma pureza de agudos e timbre de derreter
qualquer um, um Tamino (Juan Francisco
Gatell) idem, uma Rainha da Noite fenomenal (Christina Poulitsi que cantou na Gulbenkian na temporada passada e
que eu já tinha visto no youtube na Flauta de Dresden) com uns agudos e uma
precisão do outro mundo!!! E o Sarastro (Gianlucca
Buratto)... cavernoso mas com uma doçura de interpretação fabulosa.
Curiosamente, só o mais conhecido - Papageno (Alessio Arduini) é que achei cénica e interpretativamente excelente
mas a voz a faltar uns harmónicos mais graves para o papel. Amanhã oiço o outro
elenco mas acho difícil superar este (exceptuando talvez o Papageno porque é o
Joan Martín-Royo que muito admiro e gosto).
O Teatro (uma estreia) é muito
acolhedor, muito bonito e com uma acústica fabulosa, parecendo ecoar as
vozes (penso que não usaram micros mas vai daí...). E esta encenação é sempre
um espectáculo digno de se ver :) Mozart aprovaria por certo! Vi pela primeira
vez em Janeiro com 2 elencos no mesmo dia e aventurei-me lá porque não consegui
esperar por hoje para a conhecer :)
2ª Récita:
Récita de hoje ligeiramente abaixo da de ontem, essencialmente pelo Tamino (Giulio Pelligra )e Pamina (Kiandra Howarth). Não estiveram mal e foi mais
por uma questão pessoal de gosto de timbre. Sarastro (Antonio Di Matteo ) ontem mais impressionante. Rainha
da Noite (Olga Pudova ) não ficou atrás. Mas o
grande, grande Joan Martín-Royo fez
a diferença para ontem. O barítono espanhol é fenomenal e marcou-me como fez
nas outras duas vezes que o ouvi (Bodas e Elisir em Barcelona). O timbre
continua bonito e a capacidade interpretativa quer cénica quer vocal são
ímpares! Os 3 rapazes, as 3 damas, Monostatos e os outros papéis foram os
mesmos de ontem e a um nível elevadíssimo! E esta encenação... não me canso
dela. É magia na Flauta mágica :).
DIE
ZAUBERFLÖTE, Teatro dell'Opera, Rome, October 2018
1st Performance:
What a
Divine Zauberflöte!!! Production of the Komische Oper Berlin. What voices!!!
Pamina (Amanda Forsythe) with a
purity of top register and timbre to melt anyone, Tamino (Juan Feancisco Gatell) the same, a phenomenal Queen of Night (Christina Poulitsi who sang in Gulbenkian
last season and that I had already seen on youtube on the Dresden Flute) with
accurate top notes of the other world !!! And Sarastro (Gianlucca Buratto) ... cavernous but with a sweetness fabulous
interpretation. Curiously, only the best known - Papageno (Alessio Arduini) was that I found scenic and interpretatively
excellent but the voice lacking more low harmonics for the role. Tomorrow I will
hear the other cast but I find it difficult to overcome this one (except maybe
Papageno because it's Joan Martín-Royo that I admire and like). The theater (a
debut) is very cozy, very beautiful and with fabulous acoustics, seeming to
echo the voices (I think they did not use micros!) And this staging is always a
sight worth seeing :) Mozart would approve for sure! I saw for the first time
in January with 2 casts the same day and I ventured there because I could not
wait for today to meet them :)
2nd Performance:
Today's perfromance
slightly below yesterday's, essentially by Tamino (Giulio Pelligra) and Pamina (Kiandra
Howarth). They were not bad and it was more of a personal matter of timbre.
Sarastro (Antonio Di Matteo)
yesterday was more impressive. Queen of Night (Olga Pudova) was not far behind. But the great, great Joan Martín-Royo made a difference for
yesterday. The Spanish baritone is phenomenal and marked me as it did the other
two times I heard him (Nozze and Elisir in Barcelona). The tone remains
beautiful and the interpretive ability both scenic and vocal are unparalleled!
The 3 boys, the 3 ladies, Monostatos and the other roles were the same as
yesterday and to a very high level! And this staging ... I cannot get enough of
it. It's Magic on the Magic Flute :).
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