Texto de camo_opera
A Tosca de Puccini em Paris era para ser cantada pelo Kauffman,
mas cancelou por causa do engasgamento. Aparentemente já está bom porque já
anda por aí a cantar. Depois seguiu-se a Yoncheva que estava constipada e a
gravidez impede-a de tomar medicamentos… Foi substituída por Elena Stikhina que tem uma excelente e
bonita voz, mas que ainda tem de maturar o papel.
Ainda assim, foi uma boa Tosca, não tendo sido melhor porque também não fez
mais do que duas récitas e ambas com tenores diferentes: primeiro Grigolo e,
depois, Marcelo Puente, tenor
argentino que fez de Mário na récita a que assisti. A voz é potente e o timbre
masculino, mas de que não gosto. É muito estático e pouco emotivo. Foi um Mário
jeitosinho, mas não deslumbrante.
Já o Scarpia do Luca Salsi
surpreendeu-me pela positiva, porque teve uma excelente qualidade. O Coro, a
Orquestra de Dan Ettinger e restantes cantores estiveram bem.
A encenação de Pierre Audi é
muito simples e clássica, até que estraga tudo no final, quando opta por fazer
o fuzilamento num descampado e pôr a Tosca de costas para o público enquanto
cai um pano translúcido e termina a récita. Não sei o que lhe aconteceu. Não se
terá suicidado atirando-se ao chão, creio eu… Enfim, uma trágica
desdramatização de um drama trágico.
(Fotografia / Photo: Svetlana Loboff )
TOSCA - Paris Opera, June 2019
Text by camo_opera
Puccini's Tosca in Paris was to be sung by the
Kauffman, but he canceled because of the choke. Apparently he's already ok
because he's already singing about. Then followed Yoncheva who had a cold and
the pregnancy prevents her from taking medications ... She was replaced by Elena Stikhina who has an excellent and
beautiful voice but who has yet to mature the role.
Still, it was a good Tosca, not having been better because she also did
not sing more than two recitals and both with different tenors: first Grigolo
and, later, Marcelo Puente,
Argentine tenor that was Mario in the performance that I saw. The voice is potent
and the tone is masculine, but I do not like him. He is very static and
unemotional. He was a handsome Mario, but not stunning.
Luca Salsi's Scarpia
surprised me by the positive because he had an excellent quality. The Choir, Dan Ettinger’s Orchestra and the other
singers were fine.
The staging of Pierre Audi is
very simple and classic, until it spoils everything at the end, when he chooses
a field to the final shooting, and put Tosca with her back to the audience
while a translucent cloth drops and finishes the performance. I do not know
what happened to her. She would not have committed suicide by throwing herself
to the ground, I believe ... At last, a tragic dedramatization of a tragic
drama.
Sem comentários:
Enviar um comentário