quinta-feira, 19 de setembro de 2019

TOSCA – Ópera Nacional de Paris / Paris Opera, Junho / June 2019



(text in English below) 

Texto de camo_opera

A Tosca de Puccini em Paris era para ser cantada pelo Kauffman, mas cancelou por causa do engasgamento. Aparentemente já está bom porque já anda por aí a cantar. Depois seguiu-se a Yoncheva que estava constipada e a gravidez impede-a de tomar medicamentos… Foi substituída por Elena Stikhina que tem uma excelente e bonita voz, mas que ainda tem de maturar o papel.

(Fotografia / Photo: Svetlana Loboff )


Ainda assim, foi uma boa Tosca, não tendo sido melhor porque também não fez mais do que duas récitas e ambas com tenores diferentes: primeiro Grigolo e, depois, Marcelo Puente, tenor argentino que fez de Mário na récita a que assisti. A voz é potente e o timbre masculino, mas de que não gosto. É muito estático e pouco emotivo. Foi um Mário jeitosinho, mas não deslumbrante.

(Fotografia / Photo: Svetlana Loboff )

Já o Scarpia do Luca Salsi surpreendeu-me pela positiva, porque teve uma excelente qualidade. O Coro, a Orquestra de Dan Ettinger e restantes cantores estiveram bem.

(Fotografia / Photo: Svetlana Loboff )

A encenação de Pierre Audi é muito simples e clássica, até que estraga tudo no final, quando opta por fazer o fuzilamento num descampado e pôr a Tosca de costas para o público enquanto cai um pano translúcido e termina a récita. Não sei o que lhe aconteceu. Não se terá suicidado atirando-se ao chão, creio eu… Enfim, uma trágica desdramatização de um drama trágico.

(Fotografia / Photo: Svetlana Loboff )



TOSCA - Paris Opera, June 2019

Text by camo_opera

Puccini's Tosca in Paris was to be sung by the Kauffman, but he canceled because of the choke. Apparently he's already ok because he's already singing about. Then followed Yoncheva who had a cold and the pregnancy prevents her from taking medications ... She was replaced by Elena Stikhina who has an excellent and beautiful voice but who has yet to mature the role.

Still, it was a good Tosca, not having been better because she also did not sing more than two recitals and both with different tenors: first Grigolo and, later, Marcelo Puente, Argentine tenor that was Mario in the performance that I saw. The voice is potent and the tone is masculine, but I do not like him. He is very static and unemotional. He was a handsome Mario, but not stunning.

Luca Salsi's Scarpia surprised me by the positive because he had an excellent quality. The Choir, Dan Ettinger’s Orchestra and the other singers were fine.

The staging of Pierre Audi is very simple and classic, until it spoils everything at the end, when he chooses a field to the final shooting, and put Tosca with her back to the audience while a translucent cloth drops and finishes the performance. I do not know what happened to her. She would not have committed suicide by throwing herself to the ground, I believe ... At last, a tragic dedramatization of a tragic drama.

Sem comentários:

Enviar um comentário