(Review in English below)
(Painel de Almada Negreiros da Fundação Calouste Gulbenkian)
Dois fins-de-semana, dois registos distintos no Ciclo de Piano da Fundação Calouste Gulbenkian.
(www.gulbenkian.pt)
No dia 16
de Março ouviu-se o pianista russo Grigory Sokolov. O programa
incluía a Sonata para Piano n.º 3, em Si menor, op. 58 de Fryderyk
Chopin e diversas Marzurcas do mesmo compositor. A sensibilidade
extrema de Sokolov elevou as obras de Chopin a patamares interpretativos de
excelência. É impressionante a delicadeza com que trata o teclado e a forma
como cria uma atmosfera intimista pianista-público, pelo que se percebe
inteiramente a aura mística que criou em torno da sua figura. Percebe-se, às
primeiras notas, que se está perante um pianista raro. E a sua generosidade
foi inexcedível: tocou nada menos de 6 encores, entre eles os 4
Impromptus, op. 90, D. 899 de Franz Schubert, o que nos permitiu
apreciar um registo distinto. Um concerto para recordar: uma semana depois,
ouvi muitos comentários ao concerto de Sokolov e aos seus seis encores.
Fabuloso!
(www.gulbenkian.pt)
No dia 22 de Março ouviram-se as duas pianistas francesas que formam o duo mais famoso mundialmente a tocar piano: Katia e Marielle Labèque. O programa incluiu, na primeira parte, os Three Preludes de George Gershwin — foram extremamente bem tocados — e os Four Movements for Two Pianos do norte-americano Philip Glass — obra extremamente rica em ritmos e colorações de um dos mais interessantes e pujantes compositores da actualidade, também ela interpretada de forma sublime pelas irmãs Labèque. A segunda parte foi inteiramente dedicada a West Side Story de Leonard Bernstein, aqui com arranjo para dois pianos e percussão de Irwin Kostal, uma encomenda específica de Bernstein para as irmãs Labèque.
(Seguiner — www.gulbenkian.pt)
(Grau — www.gulbenkian.pt)
Contou com a participação dos percussionistas Gonzalo Grau e Rapahel Seguinier. A obra é extremamente conhecida, pelo que a maioria das pessoas presentes terão reconhecido todos os temas, nomeadamente Mambo, America, Tonight e Somewhere.
A interpretação dos quatro elementos foi brilhante, de um ritmo incrível e de uma sintonia perfeita. America foi tocado novamente como encore, o que se percebe não sou pela beleza da composição como pelo excelente arranjo de Kostal que incluiu o sapateado de Seguinier. Foi mais um grande concerto de qualidade artística assinalável.
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(Review in English)
Two weekends, two distinct Piano Cycle concertos at Foundation Calouste Gulbenkian hall.
On March 16 there was the
Russian pianist Grigory Sokolov. The
program included the Sonata for Piano
no. 3 in B minor, op. 58 by Fryderyk Chopin and several Chopin’s Marzurcas. The extreme sensitivity of Sokolov raised the works of
Chopin to interpretive standards of excellence. It's amazing how gently he handles
the keyboard and the way he creates an intimate atmosphere between pianist and
audience. In that way you fully realize the mystical aura he created around his
figure. One can see, at the first notes, that are facing a rare pianist. And
his generosity was unsurpassed: he played anything less than 6 encores,
including the 4 Impromptus, Op. 90, D.
899 by Franz Schubert, which
allowed us to enjoy another musical register. A concert to remember: a week later,
I heard many comments to the concert Sokolov gave and his six encores. Fabulous!
On March 22 we have heard the
two French pianists who make up the world 's most famous duo playing piano: Katia and Marielle Labèque. The program
included in the first half, the Three
Preludes by George Gershwin —
were extremely well played — and the Four
Movements for Two Pianos by the american composer Philip Glass — it is a masterwork of extremely rich rhythms and
colorations by one of the most interesting and vigorous composers of our days, here
also played in a sublime way by the sisters Labèque. The second half was
devoted entirely to West Side Story
by Leonard Bernstein, here with
arrangement for two pianos and percussion of Irwin Kostal. Katia and Marielle were accompanied by the
percussionists Gonzalo Grau and Rapahel Seguinier. The work is
extremely well known, so most people present will have recognized all themes,
including Mambo, America, Tonight and Somewhere.
The interpretation of the four artists was brilliant with an incredible rhythm
and tune. America was played again
as encore, which emphasizes not only the beauty of the theme as well as the
excellent Kostal’s arrangement which included tap dance by Seguinier. It was
another great concert of remarkable artistic quality.
Estamos de acordo, o Schubert de Sokolov perdura na memória. Se ele continuar a vir cá todos os anos, nasceu uma peregrinação :)
ResponderEliminarTambém fiquei fã! Pena ser "programa a anunciar": se me calha uma noite de Bach ou Mozart na rifa, acho que fico em casa!
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