quarta-feira, 26 de março de 2014

SOKOLOV e KATIA e MARIELLE LABÈQUE — Ciclo de Piano da FCG, Março de 2014

(Review in English below)

(Painel de Almada Negreiros da Fundação Calouste Gulbenkian)


Dois fins-de-semana, dois registos distintos no Ciclo de Piano da Fundação Calouste Gulbenkian.

(www.gulbenkian.pt)




No dia 16 de Março ouviu-se o pianista russo Grigory Sokolov. O programa incluía a Sonata para Piano n.º 3, em Si menor, op. 58 de Fryderyk Chopin e diversas Marzurcas do mesmo compositor. A sensibilidade extrema de Sokolov elevou as obras de Chopin a patamares interpretativos de excelência. É impressionante a delicadeza com que trata o teclado e a forma como cria uma atmosfera intimista pianista-público, pelo que se percebe inteiramente a aura mística que criou em torno da sua figura. Percebe-se, às primeiras notas, que se está perante um pianista raro. E a sua generosidade foi inexcedível: tocou nada menos de 6 encores, entre eles os 4 Impromptus, op. 90, D. 899 de Franz Schubert, o que nos permitiu apreciar um registo distinto. Um concerto para recordar: uma semana depois, ouvi muitos comentários ao concerto de Sokolov e aos seus seis encores. Fabuloso!

(www.gulbenkian.pt)

No dia 22 de Março ouviram-se as duas pianistas francesas que formam o duo mais famoso mundialmente a tocar piano: Katia e Marielle Labèque. O programa incluiu, na primeira parte, os Three Preludes de George Gershwin — foram extremamente bem tocados — e os Four Movements for Two Pianos do norte-americano Philip Glass — obra extremamente rica em ritmos e colorações de um dos mais interessantes e pujantes compositores da actualidade, também ela interpretada de forma sublime pelas irmãs Labèque. A segunda parte foi inteiramente dedicada a West Side Story de Leonard Bernstein, aqui com arranjo para dois pianos e percussão de Irwin Kostal, uma encomenda específica de Bernstein para as irmãs Labèque.

(Seguiner — www.gulbenkian.pt)


(Grau — www.gulbenkian.pt)

Contou com a participação dos percussionistas Gonzalo Grau e Rapahel Seguinier. A obra é extremamente conhecida, pelo que a maioria das pessoas presentes terão reconhecido todos os temas, nomeadamente Mambo, America, Tonight e Somewhere.


A interpretação dos quatro elementos foi brilhante, de um ritmo incrível e de uma sintonia perfeita. America foi tocado novamente como encore, o que se percebe não sou pela beleza da composição como pelo excelente arranjo de Kostal que incluiu o sapateado de Seguinier. Foi mais um grande concerto de qualidade artística assinalável.

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(Review in English)

Two weekends, two distinct Piano Cycle concertos at Foundation Calouste Gulbenkian hall.

On March 16 there was the Russian pianist Grigory Sokolov. The program included the Sonata for Piano no. 3 in B minor, op. 58 by Fryderyk Chopin and several Chopin’s Marzurcas. The extreme sensitivity of Sokolov raised the works of Chopin to interpretive standards of excellence. It's amazing how gently he handles the keyboard and the way he creates an intimate atmosphere between pianist and audience. In that way you fully realize the mystical aura he created around his figure. One can see, at the first notes, that are facing a rare pianist. And his generosity was unsurpassed: he played anything less than 6 encores, including the 4 Impromptus, Op. 90, D. 899 by Franz Schubert, which allowed us to enjoy another musical register. A concert to remember: a week later, I heard many comments to the concert Sokolov gave and his six encores. Fabulous!

On March 22 we have heard the two French pianists who make up the world 's most famous duo playing piano: Katia and Marielle Labèque. The program included in the first half, the Three Preludes by George Gershwin — were extremely well played — and the Four Movements for Two Pianos by the american composer Philip Glass — it is a masterwork of extremely rich rhythms and colorations by one of the most interesting and vigorous composers of our days, here also played in a sublime way by the sisters Labèque. The second half was devoted entirely to West Side Story by Leonard Bernstein, here with arrangement for two pianos and percussion of Irwin Kostal. Katia and Marielle were accompanied by the percussionists Gonzalo Grau and Rapahel Seguinier. The work is extremely well known, so most people present will have recognized all themes, including Mambo, America, Tonight and Somewhere. The interpretation of the four artists was brilliant with an incredible rhythm and tune. America was played again as encore, which emphasizes not only the beauty of the theme as well as the excellent Kostal’s arrangement which included tap dance by Seguinier. It was another great concert of remarkable artistic quality.

2 comentários:

  1. Estamos de acordo, o Schubert de Sokolov perdura na memória. Se ele continuar a vir cá todos os anos, nasceu uma peregrinação :)

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    1. Também fiquei fã! Pena ser "programa a anunciar": se me calha uma noite de Bach ou Mozart na rifa, acho que fico em casa!

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