sábado, 28 de julho de 2012

Le Nozze di Figaro – Royal Opera House, 14 Fevereiro 2012

(review in english below)



Pela terceira vez, desde 2006, tive o prazer de voltar a ver a produção de “As Bodas de Fígaro” de David McVicar, na Royal Opera House – encenação disponível em DVD com o elenco original, clássica, e um prazer de se assistir, principalmente com cantores de nível estrelar como os deste ano.

Ildebrando D’Arcangelo faz um Fígaro notável. A sua expressividade cénica é muito boa e cómica, alque que, por culpa de outros encenadores, não transparece nas duas gravações disponíveis em DVD com a sua interpretação deste papel.

Aleksandra Kurzak foi simplesmente fabulosa no papel de Susana. A sua ária “Deh vieni non tardar” foi de uma perfeição de arrepiar, marcando um ponto alto de toda a sua interpretação.


A grande expectativa para esta produção era ver como Rachel Willis-Sorensen e Lucas Meachem substituíriam Kate Royal e Simon Keenlyside, inicialmente anunciados para a produção mas que acabaram por sair por razões pessoais. A resposta é simples: brilhantemente! Uma Condessa vocalmente poderosa e um Conde americano capaz do melhor do ponto de vista cénico, aliando uma voz também potente e expressiva, tudo saído de um porte físico convincente – deve medir para aí 2 metros de altura.


Anna Bonitatibus fez um Cherubino adorável, e parece ter perdido o vibrato incomodativo que lhe conheci na gravação de Zurique do Così fan tutte, disponível na Arthaus.


Ann Murray e Carlo Lepore estiveram excelentes como Marcellina e Bartolo.


Dos papéis mais secundários não posso deixar de enaltecer a magnífica voz da portuguesa Susana Gaspar. O timbre é bonito e puro. Sente o que canta e apaixona quem a vê. Excelente Barbarina a cheirar a potencialidade breve para fazer a personagem com o seu nome… Senti um grande orgulho de ler no programa a sua biografia e encontrar escrito “Portugal”, “Teatro Nacional de São Carlos”, “Lisboa”, “Mafra”, “Quinta da Regaleira”… Quantos mais lusos não estariam a nível similar e a poder cantar nestes palcos se tivessem mais oportunidades?...


Quem criticou em Londres este reviver da Trilogia Da Ponte por ser um repetir de produções que têm estado muito presentes na Royal Opera House, e se teve a possibilidade de assistir a estas récitas, deve estar a lamentar tê-lo feito. As récitas foram impecáveis e parece-me, no mínimo inteligente, fazer render estas produções de sucesso e, em vez de gastar dinheiro em novas, conseguir estes artistas para as interpretar. Bravo!



Le Nozze di Figaro – Royal Opera House - February 14, 2012

For the third time since 2006, I had the pleasure to see again the production of "The Marriage of Figaro" by David McVicar at the Royal Opera House – production available on DVD with the original cast, classic, and a delight to watch, especially with singers with the star level of this year.


Ildebrando d’Arcangelo is a remarkable Figaro. His expression is very good and his comic sense is superb, something that is not is not evident in the two recordings available on DVD with his interpretation of this paper.


Aleksandra Kurzak was simply fabulous in the role of Susanna. Her aria "Deh vieni non tardar" was perfect, marking it a high point of her whole interpretation.


The great expectations for this production was to see how Rachel Willis-Sorensen and Lucas Meachem would replace Kate Royal and Simon Keenlyside, originally announced for the production but who ultimately quit for personal reasons. The answer is simple: brilliantly! A Countess and Count vocally powerful capable of the best from the scenic point of view, combining with a powerful and expressive voice.


Anna Bonitatibus made a lovely Cherubino, and she seems to have lost her troublesome vibrato present in the Zurich recording of Così fan tutte, available on Arthaus label.



Ann Murray and Carlo Lepore were excellent as Marcellina and Bartolo.



Of the secondary roles, I can’t stop praising the magnificent voice of the portuguese Susana Gaspar. The tone is beautiful and pure. She feels every word she sings. An excellent Barbarina with the potential to make the character with her name... I felt a great pride when I read her biography in the program and saw words and places like "Portugal", "Teatro Nacional de São Carlos," "Lisboa", "Mafra" "Quinta da Regaleira"... How many more portuguese opera singers would not be in a similar level and able to sing on these stages if they had more opportunities?...


The ones who criticized this revival of Da Ponte trilogy, mainly because of the repetition of old productions, must be regretting having done so. The productions were great and it seems to me a very smart move to make use of such good and successful productions, using the money to get fine artists like the ones here, instead of spending money on new ones. Bravo!

4 comentários:

  1. Caro wagner_fanatic,

    Imagino quanto terá apreciado a trilogia Da Ponte / Mozart!

    Também ouvi este ano, em Londres, a Susana Gaspar e, embora num pequeno papel, foi óptima.

    Tenho-me também confrontado com diversas substituições de última hora de cantores previamente anunciados, o que é algo que sempre me perturba muito.
    Mas, ao contrário do que acontece frequentemente "por aí", a Royal Opera faz um enorme esforço por conseguir substituições de alto nível.
    Na presente temporada aconteceu-me 3 vezes(!!), com Anja Harteros na Suor Angelica (substituída poe Ermonela Jaho), Anna Netrebko na Traviata (substituída por Ailyn Perez) e Jonas Kaufmann nos Troianos (substituído por Bryan Hymel. Nos 3 casos, depois da reação inicial de desânimo, não me senti minimamente defraudado com as substituições, que me deram a conhecer três cantores excepcionais.

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  2. Only good artists, can create successful productions!
    Greetings from the cold north_sea,Willy

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  3. Como sempre uma crônica competente e apaixonada!
    Um abraço do Brasil para todos os Fanáticos

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  4. Dear my brother Fanatico, too bad games are played on Turkey.. Dark days are coming for Turkey..events in front of the eyes... with regret,by the government.....
    ..A big hug

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