sábado, 9 de julho de 2022

CAVALLERIA RUSTICANA / PAGLIACCI, Royal Opera House, Julho / July 2022

(review in English below)

As operas Cavalleria Rusticana de P Mascagni e Pagliacci de R Leoncavallo estiveram novamente em cena na Royal Opera House de Londres.


 A encenação de Damiano Michieletto é excelente! A acção decorre maioritariamente numa padaria (Cavalleria Rusticana) e no ambiente que a circunda, e num salão de festas (Pagliacci), numa Itália rural e atrasada da segunda metade do século passado. Em cada uma das óperas há uma ligação cénica clara à outra, um aspecto muito bem conseguido. Na Cavalleria Rusticana, o empregado mais novo da padaria é o Silvio da ópera Paglacci e nesta, no interlúdio, aparece a Santuzza a comunicar, por gestos, que está grávida, à mãe do Turiddu.

O palco rotativo mostra vários componentes dos cenários, tudo o que se passa na padaria é de excelente efeito cénico mas o momento mais conseguido é a recriminação da Santuzza pela imagem da Santa durante a procissão.

A direcção musical, excelente, foi do maestro titular Antonio Pappano e a orquestra esteve em grande forma.


Em relação aos cantores solistas, houve 3 cancelamentos “major”: Anita Rachvelishvili, Ermonela Jaho e Jonas Kaufmann. Num naipe de excelentes cantores, a que mais se destacou foi Aleksandra Kurzak que interpretou a Santuzza e a Nedda. Foi óptima em todos os aspectos, voz grande, bonita, colorida e expressiva, associada a interpretações cénicas fantásticas. Excelente! Melhor seria impossível.


O barítono Dimitri Platanias também cantou nas 2 óperas. Foi Alfio e Tonio. Outro cantor muito bom, com um registo vocal médio assinalável. Interpretação correcta em cena, mas menos dinâmica que os restantes.


O tenor Seokjong Baek foi um intérprete superior do Turiddu, sobretudo estando a substituir o Kaufmann. Voz potente, de timbre bonito e sempre afinada. Dificilmente teríamos uma melhor interpretação vocal.

Elena Zilio repetiu a Mamma Lucia com a qualidade que já tínhamos apreciado quando vimos esta produção a primeira vez na ROH.

O Canio de Roberto Alagna, outra substituição do Kaufmann, foi bom. O cantor denota já algum desgaste vocal mas proporcionou-nos uma interpretação marcante num conjunto homogéneo de cantores de topo.

Deixo para o fim os cantores mais jovens que foram fantásticos! A Aigul Akhmetshina como Lola, o Egor Zhuravskii como Beppe, e, sobretudo, o Mattia Olivieri como Silvio.










Um espectáculo fantástico!


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CAVALLERIA RUSTICANA / PAGLIACCI, Royal Opera House, July 2022


The operas Cavalleria Rusticana by P Mascagni and Pagliacci by R Leoncavallo were once again on the scene at the Royal Opera House, London.

Damiano Michieletto's staging is excellent! The action takes place mainly in a bakery (Cavalleria Rusticana) and in the environment that surrounds it, and in a ballroom (Pagliacci), in rural and backward Italy in the second half of the last century. In each of the operas there is a clear scenic connection to the other, an aspect very well achieved. At Cavalleria Rusticana, the bakery's youngest employee is Silvio from the opera Paglacci and in this, in the interlude, Santuzza appears to communicate, by gestures, that she is pregnant, to Turiddu's mother. The rotating stage shows various components of the scenarios, everything that takes place in the bakery has an excellent scenic effect, but the most successful moment is Santuzza's recrimination for the image of the Saint during the procession.

The musical direction, excellent, was by the principal conductor Antonio Pappano and the orchestra was great.

Regarding soloist singers, there were 3 major cancellations: Anita Rachvelishvili, Ermonela Jaho and Jonas Kaufmann. In a group of excellent singers, the one who stood out the most was Aleksandra Kurzak who interpreted Santuzza and Nedda. She was great in all aspects, great, beautiful, colorful and expressive voice, associated with fantastic scenic interpretations. Fantastic! Better would be impossible.

Baritone Dimitri Platanias also sang in both operas. He was Alfio and Tonio. Another very good singer, with a remarkable vocal register. Correct interpretation on stage, but less dynamic than the others.

Tenor Seokjong Baek was a superior interpreter of Turiddu, especially as he replaced Kaufmann. Powerful voice, with a beautiful timbre and always in tune. We would hardly have a better vocal interpretation.

Elena Zilio repeated Mamma Lucia with the quality that we had already appreciated when we saw this production for the first time at ROH.

Roberto Alagna's Canio, another replacement for Kaufmann, was good. The singer already shows some vocal wear, but he provided us with a good interpretation in a homogeneous group of top singers.

I'll keep the younger singers who were fantastic for last! Aigul Akhmetshina as Lola, Egor Zhuravskii as Beppe, and, above all, Mattia Olivieri as Silvio.

A fantastic performance!

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1 comentário:

  1. Fanático_Um, escreveu há pouco no meu blog que por vezes "a realidade ultrapassa a ficção". Ora a Cavalleria é justamente um caso em que a ficção ultrapassa a realidade, o verismo é uma espécie de ultra-realidade... e a obra é divinal. Fez-me bem saber que retomou com êxito as récitas de topo, aleluia. Não conheço Aleksandra Kurzak, não gosto de Platanias, mas orquestra e encenação jã são meia vitória; e é óptimo que alguém faça 'esquecer' Kaufman. Abraço.

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