segunda-feira, 17 de setembro de 2018

FALSTAFF – Staatsoper unter den Linden, Berlim, Abril 2018 / Berlin, April 2018




(review in English below)

Falstaff de G. Verdi esteve em cena na Staatsoper unter den Linden de Berlim, numa encenação de Mario Martone.



A ópera foi brutalíssima!!! Uma encenação que lhe chamaria mais “adaptada aos tempos modernos” do que propriamente “moderna”. Falstaff é um habitante de bairro social, calça de ganga e t-shirt e a taberna é transformada na rua do bairro social, com paredes cheias de graffitis, aspecto velho dos prédios... o contraste da casa de Alice é uma mansão da qual só chegamos a ver o jardim com uma piscina e relvado. A cena final é no meio de uma espécie de centro comercial abandonado com duas escadas rolantes em cada lateral.

Após combinar as coisas com Ford, e a passagem deste É sogno? O realtà? Falstaff vem vestido com uma camisa magenta brilhante, blazer azul e chapéu fazendo parecer um bocado aciganado. A Mrs. Quickly quando lhe vai dar a informação de que Alice o espera entre as 2 e as 3, sai do cenário numa mota a sério :)

Os pormenores cénicos são fantásticos e os cantores simplesmente magníficos não só nas vozes mas também como actores altamente credíveis. Tudo pareceu natural e eficaz, fluente sem excessos ou ausências. Que trabalho espectacular! Só visto! A concepção da ópera é simplesmente genial. Não é a ária “x” ou a ária “y” mas sim “o Falstaff” no seu todo. É versão Cavaleiro da Rosa verdiana :) mas com muito mais piada. Acredito que não deve ter havido nos últimos tempos encenação tão bem feita para esta ópera.

Dirigiu a Orquestra Staatskapelle Berlin o maestro Daniel Baremboim.




Os solistas foram Michael Volle (Sir John Falstaff),







Simone Piazzola (Ford),



Francesco Demuro (Fenton),



Barbara Frittoli (Mrs. Alice Ford),




Nadine Sierra (Nannetta) e




Daniela Barcellona (Mrs. Quickly).

Todos descomunais e a Orquestra belíssima, com uma celestilialidade nas passagens em que só temos as cordas, absolutamente arrepiante. A direcção do Barenboim excelente, pace ideal, intensidade e precisão irrepreensíveis.





Texto de wagner_fanatic.



FALSTAFF - Staatsoper unter den Linden, Berlin, April 2018

G. Verdi's Falstaff was on stage at Berlin's Staatsoper unter den Linden, staged by Mario Martone.

The opera was brutal!!! A staging that I would call it more "adapted to modern times" than properly "modern". Falstaff is an inhabitant of a social neighborhood, on jeans and t-shirt, and the tavern is transformed into the street of the social district, with walls full of graffiti, the old look of the buildings ... in contrast, Alice's house is a mansion of which we only got to see the garden with a swimming pool and lawn. The final scene is in the middle of a kind of abandoned shopping center with two escalators on each side.

After combining things with Ford, and the passage of this É sogno? O realtà? Falstaff comes dressed in a bright magenta shirt, blue blazer and hat making him look a bit gypsy. Mrs. Quickly when gives him the information that Alice is waiting for him between 2 and 3 o’clock, she gets out of the stage on a real motorcycle :)

The scenic details are fantastic and the singers simply magnificent not only in voices but also as highly credible actors. Everything seemed natural and effective, fluent without excesses or absences. What a spectacular job! Just seen! The design of the opera is simply brilliant. It is not the aria "x" or the aria "y" but "the Falstaff" as a whole. It is Verdi's version of the Rosencavalier :) but much more fun. I believe that there should not have been in recent times such well-done staging for this opera.

The Staatskapelle Berlin Orchestra was directed by Daniel Baremboim. The soloists included Michael Volle (Sir John Falstaff), Simone Piazzola (Ford), Francesco Demuro (Fenton), Maria Agresta (Mrs. Alice Ford), Nadine Sierra (Nannetta) and Daniela Barcellona (Mrs. Quickly).

All of them huge and the Orchestra was beautiful, with a heavenly touch in the parts where we only have the strings, absolutely chilling. Barenboim's excellent direction, ideal pace, intensity and precision were impeccable.

Text by wagner_fanatic.

Sem comentários:

Enviar um comentário