(review in English below)
Este Der Freischütz era um dos
grandes imperdíveis da temporada e revelou-se... um imperdível! Que grande
produção! A melhor das 5 que já vi até hoje, desta ópera tão injustamente
deixada de lado dos grandes palcos... a do Scala de Outubro é empurrada para um
canto quando comparada com esta.
Confesso contudo que não atingi ainda a concepção da encenadora - Max é exposto
como um maestro, as balas são pautas de música pretas em oposição às “normais”
que Max vai constantemente tendo presente; mas depois também há a clássica
espingarda e as supostas balas da espingarda são atiradas contra as pautas
negras. A maturar e a ler sobre isto nos dias próximos. Mas tudo o que vai
surgindo tem bom gosto e preenche bem o palco. Direção (de Tomás Netopil) e orquestra imaculadas e com uma potência sonora e
dramática descomunal! O Andreas Schager (Max) onde toca faz tudo bem! A
sua grande projeção vocal e a sua voz polida devia conseguir-se ouvir fora do
teatro! E cenicamente afirmativo e seguro, tanto nas partes cantadas como
faladas!
E a Camilla Nylund (Agathe), uau!
Que voz celestial, dinâmica ímpar, actriz exímia!
Alan Held (Caspar) está velho,
para mim (e para ele, claro) está 10 anos mais velho - última vez que o vi foi
em Barcelona em 2008 como Wotan na última Valquíria que vi com o Domingo, Meier
e Pape; esteve muito bem no papel de Kaspar. Daniella Fally (Ännchen), Adrien
Erod (Samiel) e o Albert Dohmen (Ermit)
estiveram em grande nível nos papéis secundários.
Grande noite! Depois da nova grande produção do Parsifal no ano passado,
este ano este Der Freischutz... acho que Viena está a conseguir fazer um
upgrade mais do que decente das suas encenações. Agora é esperar que se repitam
e avaliar se os elencos tem potencial ou não. Este Der Freischutz repete em
Setembro mas, a avaliar pelo elenco, abaixo da qualidade do de hoje.
Texto de
wagner_fanatic
DER FREISCHÜTZ, Wiener Staatsoper, June 2018
This Der Freischütz
was one of the great must-sees of the season and proved ... a must-see! What a
great production! The best of the five I've seen to date, this opera so
unfairly left aside from the big stages ... the Scala production in October is
pushed to a corner when compared to this.
I confess, however, that I have not yet reached the
conception of the director - Max is exposed as a conductor, bullets are black
music scores as opposed to the "normal" that Max constantly keeps in
mind; but then there is also the classic shotgun and the alleged shotgun
bullets are tossed against the black music scores. I need to mature and read
about it in the days ahead. But everything that comes up is fine and fills the
stage well. Musical direction (by Tomás
Netopil) and orchestra were immaculate and with a tremendous sonorous and
dramatic power! Andreas Schager
(Max) where he touches makes it perfect! His great vocal projection and clear
voice should be heard outside the theater! And he's supremely affirmative and
secure, both in the sung and spoken parts!
And Camilla Nylund
(Agathe), wow! What a heavenly voice, an unparalleled dynamic, an exalted actress!
Alan Held
(Caspar) is old, for me (and for him of course) is 10 years older - last time I
saw him was in Barcelona in 2008 as Wotan in the last Valkyrie I saw with
Domingo, Meier and Pape; he was very well in the role of Caspar. Daniella Fally (Ännchen), Adrien Erod (Samiel) and Albert Dohmen (Ermit) were at high
level in the secondary roles.
Big night! After the great new production of Parsifal last
year, this year this Der Freischutz ... I think Vienna is able to upgrade its
productions in a more than decent way. Now we wait for them to repeat the
productions and to evaluate whether the casts have potential or not. This Der
Freischutz repeats in September but, by the announced cast, probably with a
lower quality than tonight.
Text by
wagner_fanatic
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