(review in english below)
Norma é uma ópera
de V. Bellini, com libretto de Felice Romani baseado na peça de
Alexandre Soumet. Expoente máximo do belcanto,
quando bem cantada é sempre um espectáculo deslumbrante.
A encenação de John
Copley é interessante, simples, mas algo estática e repetitiva, o que
facilita a maior concentração na interpretação vocal.
O maestro Riccardo
Frizza dirigiu sem encantar a Orquestra
da Metropolitan Opera. Já o Coro
teve uma interpretação ao mais alto nível.
O soprano norte americano Sondra Radvanovsky foi a Norma desta noite. É uma cantora excelente
em potência nos registos baixo e médio, mas que perde qualidade nas notas mais
agudas. Apesar da muito boa interpretação vocal, o legato não foi perfeito e o fraseado também não. Mas foi a melhor
da noite e esteve muito bem cenicamente. Contudo, acho que este papel não é dos
mais indicados para a sua voz.
A Adalgisa do mezzo norte americano Kate Aldrich começou mal, mas melhorou ao longo da récita. A voz
foi algo baça e não brilhou. Por outro lado, nos duetos com a Norma, foi muito
notório o contraste, devido à menor potência vocal.
Polione foi interpretado pelo tenor letão Aleksandrs Antonenco. Foi irregular na
emissão e pouco expressivo na actuação. A voz é robusta, o registo médio e
agudo interessantes, mas não deslumbrou. Depois das interpretações que já lhe
ouvi, estava à espera de melhor.
Siãn Davies fez o
que pôde como Clotilde, mas tem uma voz demasiado pequena para um teatro como
este.
O Oroveso do baixo americano James Morris, com a voz totalmente esfrangalhada, foi penoso ouvir.
Uma Norma muito aquém das minhas expectativas.
***
Norma ,
Metropolitan Opera , New York , September 2013
Norma is an opera
by V. Bellini with libretto by Felice Romani based on the play by
Alexandre Soumet . Top example
of belcanto, when well sung it is always a dazzling performance.
The staging
by John Copley was interesting, simple but static and repetitive, which
facilitated greater concentration on vocal performances.
Riccardo Frizza was a regular conductor of the Metropolitan
Opera Orchestra. Already The Choir had an interpretation of the highest level .
North American
soprano Sondra Radvanovsky was Norma.
She is a great singer
with powerful low and middle registers, but she loses quality in the higher
notes. Despite the very good vocal performance, legato phrasing was not perfect.
But she was the best of the night and she was very good on stage. However, I
think this role is not the most suitable for her voice.
Adalgisa 's
North American mezzo Kate Aldrich
started badly, but improved throughout the performance. The voice was something
dull and not flashed. On the other hand, in duets with Norma, there was a very
striking contrast due to less vocal power .
Polione was
interpreted by Latvian tenor Alexandrs
Antonenco. He showed an irregular vocal emission, and he was inexpressive
in action. The voice is strong, medium and top registers are good but not
exciting. Taken into consideration all his previous performances that I have
heard, I was expecting better.
Sian Davies did what she could as Clotilde, but she has a too
small voice for a theater like this.
American
bass James Morris´ Oroveso was painful
to hear.
A performance
well short of my expectations.
***
Happy New Year! May you enjoy many productions in 2014.
ResponderEliminarIs that the same Alexandre Soumet who wrote "Norma: Tragdie En Cinq Actes Et En Vers ..."?
ResponderEliminarYes, I think so JJ
EliminarIt did sound familiar.
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