quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

ANNA BOLENA de Gaetano Donizetti — Wiener Staatsoper, Outubro de 2013

(Review in English below)


Anna Bolena é uma tragédia lírica em dois actos com libreto de Felice Romani composta pelo compositor italiano Gaetano Donizetti. Foi composta e estreada em 1830 (26 de Dezembro, Teatro Carcano, Milão) e é não só a sua 31.ª ópera, como a sua primeira ópera verdadeiramente bem sucedida. É um dos expoentes operáticos do bel canto.


A ópera passa-se em 1536 e trata da famosa história de amor que levou Henrique VIII a divorciar-se de Catarina de Aragão para se casar com Anne Bolena e a uma clivagem de Inglaterra com a Igreja católica romana. O desfecho trágico é bem famoso: Anne Bolena é condenada à morte por traição e adultério, pretexto do rei para casar com Jane Seymour. Pode ler-se uma sinopse, por exemplo, numa entradaanterior do Fanático Um.



A encenação foi a de Eric Génovèse, estreada na produção da WSO de 2011 onde pontificaram Anna Netrebko e Elina Garanca. É de extremo bom gosto na encadeação cénica simples, na sumptuosidade do guarda-roupa e na direcção de actores. Uma encenação clássica, simples e sombria de alto nível. Este vídeo dessa produção demonstra o que deixei escrito.


A direcção da Orquestra da WSO esteve a cargo do maestro italiano Evelino Pidò. O lugar onde estava permitiu-me apreciar a riqueza da sua direcção musical: foi extraordinária do princípio ao fim e mostrou enorme conhecimento da obra e entrosamento com a orquestra. Fez a orquestra soar cristalina, com um ritmo perfeito e com um som donizettiano fabuloso. Foi, no meu ver, o melhor e mais destacado elemento da récita. O Coro da WSO esteve, igualmente, em elevado nível de desempenho.

Anna Bolena foi o soprano búlgaro Krassimira Stoyanova. Esteve em bom plano vocal e cénico. A voz é forte, bem projectada, com tessitura ampla e sempre equilibrada e com um bom equilíbrio entre o lírico e o dramático. A sua ária Al dolce guidami foi de elevada qualidade.

Giovanna Seymour foi o mezzo-soprano italiano Sonia Ganassi. A sua interpretação vocal foi de elevado nível, pois possui uma voz com agudos fáceis e um timbre muito adequado a que soube dar a expressividade e ambiguidade que a personagem exige. O seu dueto com Anna O mia Regina! foi muito bem interpretado.



Enrico foi o baixo-barítono italiano Luca Pisaroni. A sua voz tem um timbre belíssimo e conseguiu transmitir-nos muito eficazmente o sombrio da sua personagem. Um dos melhores da noite.

O tenor norte-americano Stephen Costello foi Lord Percy. A sua prestação não foi das mais emotivas ou estarrecedoras, embora tenha cumprido com eficácia o seu papel.

O mezzo-soprano ucraniano Zoryana Kushpler foi um Smeton de elevada qualidade e que ofereceu uma excelente prestação vocal e cénica.


Foi, portanto, uma récita de qualidade geral elevada com um excelente elenco, encenação de elevadíssima qualidade e uma qualidade interpretativa de Evelino Pidò de excelência.

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(Review in English)

Anna Bolena is a lyrical tragedy in two acts with libretto by Felice Romani composed by Italian composer Gaetano Donizetti. It was composed and premiered in 1830 (December 26, Teatro Carcano, Milan) and is not only their 31st opera, as his first truly successful opera. It is one of the exponents of operatic bel canto.

The opera takes place in 1536 and comes from the famous love story that led Henry VIII to divorce Catherine of Aragon to marry Anne Boleyn and cleavage of England with the Roman Catholic Church. The tragic outcome is quite famous: Anna Bolena is sentenced to death for treason and adultery, pretext of the king to marry Jane Seymour. You can read a synopsis, for example, a previous post by Fanatic One.

The Eric Genovese’s staging was premiered in the 2011 production of WSO where Anna Netrebko and Elina Garanca took the title roles. It is of extreme quality by its simple scenic seuences, its sumptuous wardrobe and actors direction. A classic, simple and somber staging of high level. This video demonstrates what I wrote about this production.

The direction of the WSO Orchestra was in charge of the Italian conductor Evelino Pido. The place where I was allowed me to appreciate the richness of his musical direction: it was extraordinary from start to finish and he showed great knowledge of the work and engagement with the orchestra. He made the orchestra sound crystal clear with perfect rhythm and fabulous donizettian sound. He was, in my view, the best and most prominent element of recitation. The WSO Choir was also in high performance level.

Anna Bolena was the Bulgarian soprano Krassimira Stoyanova. She was in good vocal and scenic plane. The voice is strong, well-designed, with wide tessitura and always balanced, with a good balance between the lyrical and dramatic. Her aria Al dolce guidami was of high quality.

Giovanna Seymour was the Italian mezzo-soprano Sonia Ganassi. Her vocal performance was high, as she has a voice with a very easy treble, an appropriate tone that achieved in expressiveness the ambiguity the character requires. Her duet with Anna Regina mia! was very well sunged.

Enrico was the Italian bass-baritone Luca Pisaroni. His voice has a beautiful tone and he managed to convey very effectively the darkness of his character. One of the best of the evening.

The American tenor Stephen Costello was Lord Percy. His performance was not the most emotional or appalling, although he has fulfilled his role effectively.

The Ukrainian mezzo-soprano Zoryana Kushpler as Smeton was in high quality performance level both vocal and scenically.


It was therefore a recitation of general high quality with a fine cast, staging of very high quality and with an Evelino Pido direction of excellence.

2 comentários:

  1. I have not experienced this opera, but the story line is superb for me. I will make it a point to attend a performance. Thank you for the usual terrific review.

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    1. Dear JJ,
      Thanks for your kind words!
      The storyline of this opera is really interesting and rich.
      If you like to see opera on DVD, you may see this production with Netrebko, d'Arcangelo, Garanca and Pidò by DG.

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