Teatro de São Carlos, Lisboa
(text in English below)
A temporada 2011-2012 foi, mais
uma vez, fantástica. Tive o privilégio de ouvir e ver muitos espectáculos e, na
sua maioria, muito bons. Aponto neste balanço final os que mais me marcaram.
Acontecimentos mais positivos em Portugal
Três óperas de grande dignidade:
Don Carlo e Cosi Fan Tutte no Teatro de São Carlos e Sansão e Dalila no Coliseu do Porto.
Ouvir
ao vivo Philippe Jaroussky, Karita
Mattila, Andreas Scholl e Johan
Botha na Gulbenkian
Os Melhores espectáculos
de Ópera
Foram muitos aqueles que me deixaram excelentes memórias. Saliento, de entre eles, os excepcionais:
Faust, Suor Angelica, Les Troyens e Otello na Royal Opera House (Londres), La Clemenza di Tito no Palácio Garnier (Paris), Linda di Chamounix e Die Zauberflöte no Liceu (Barcelona), Madama Butterfly e Aida no Met (Nova Iorque) e Die Walküre na Bayerische Staatsoper (Munique).
Foram muitos aqueles que me deixaram excelentes memórias. Saliento, de entre eles, os excepcionais:
Faust, Suor Angelica, Les Troyens e Otello na Royal Opera House (Londres), La Clemenza di Tito no Palácio Garnier (Paris), Linda di Chamounix e Die Zauberflöte no Liceu (Barcelona), Madama Butterfly e Aida no Met (Nova Iorque) e Die Walküre na Bayerische Staatsoper (Munique).
Palácio Garnier, Paris
Os Superlativos:
No cômputo final e tendo em consideração a encenação, o maestro, a
orquestra e os intérpretes, as óperas mais memoráveis foram:
La Clemenza di Tito no Palácio Garnier (Paris),
La Clemenza di Tito no Palácio Garnier (Paris),
Les Troyens na
Royal Opera House (Londres),
Otello na Royal Opera House (Londres),
Bayerische Staatsoper, Munique
Os Cantores
inesquecíveis
Piotr Beczala como
Faust, Klaus Florian Vogt como Tito
e Siegmund, Johan Botha como Tannhäuser,
Juan Diego Flórez como Carlo (Linda
di Chamounix), Aleksandrs Antonenko
como Otello, Bryan Hymel como Eneias
e os recitais de Philippe Jaroussky e Andreas Scholl na Gulbenkian.
Dimitri Platanias
como Carlos (Don Carlo), Gerald Finley
como Don Giovanni e Joan-Martin-Royo
como Papageno.
René
Pape como Méphistophélès, Simon Orfia como Perfecte (Linda di Chamounix) e Ain Anger como Hunding.
Johan Botha
Sophie
Koch como Fricka e Venus, Anna Larsson como Princesa (Suor Angélica), Sílvia Tro Santafé como Pierotto (Linda di Chamounix) e Olga Borodina como Marfa.
Elisabete Matos
As Revelações
Para mim foram várias, das
quais assinalo:
Ermonela
Jaho, soprano albanês (Suor Angélica), Adam Plachetka, barítono checo (Masseto), Katarina Karneus, mezzo sueco (Dona
Elvira), Ailyn Pérez, soprano norte americano (Violeta), Thomas Mayer, baixo alemão
(Wotan), Susanna Philips, soprano norte americano (Pamina), Bryan Hymel, tenor norte
americano (Eneias), Anatoli
Kotscherga, Baixo ucraniano (Príncipe Ivan)
e Latonia Moore, soprano norte americano (Aida).
As grandes desilusões:
Óperas:
Satyagraha no
MetLive, Eugene Onegin e Macbeth na Bayerische Staatsoper de
Munique e Jo Dali no Liceu de
Barcelona.
Cantores:
Erika
Miklósia como Rainha da Noite, Simon Keenlyside como Onegin, Francesco
Demuro como Macduff e Nadia Krasteva como Preziosilla.
O pior da temporada:
Os cancelamentos!!!
Aconteceu-me com Anja Harteros na Suor Angélica, Anna Netrebko na Traviata (ambas em
Londres) e Jonas Kaufmann duas
vezes, na Gala de Zurique e nos Troianos em Londres…
… Que, contudo, me
proporcionaram três grandes revelações: Ermonela
Jaho, Ailyn Peréz e Bryan Hymel.
E, finalmente, as medalhas de platina
(apenas três, o que é absurdo, mas assim evito nova lista):
Melhor espectáculo de ópera: Suor Angelica na Royal Opera de
Londres. Porque a perfeição é muitíssimo rara, mas existe!
Suor Angelica, Royal Opera House, Londres
Melhor interpretação masculina: Klaus Florian Vogt como Siegmund. Só
ouvindo se acredita que se pode cantar assim este papel wagneriano!
Klaus Florian Vogt (com Anja Kampe)
Melhor interpretação feminina: Ermonela Jaho como Suor Angelica. Puro deslumbramento e
magia em palco!
Ermonela Jaho
Review of the 2011-2012 Season, by Fanático_Um
My 2011-2012 opera season was, once again, fantastic. I was privileged to hear and see many performances and, many of them, very good ones. I point out in this final review the ones that influenced me the most.
Most positive events inPortugal
Three operas of great dignity: Don Carlo and Cosi Fan Tutte at the Teatro São Carlos and Samson and Delilah in Oporto Coliseum.
Live performances of Philippe Jaroussky, Karita Mattila, Andreas Scholl and Johan Botha at the Gulbenkian Foundation.
Best Opera performances:
There were many who left me great memories. I emphasize, among them, the exceptional ones:
Faust, Suor Angelica, Otello and Les Troyens at the Royal Opera House (London ), La
Clemenza di Tito at the Palais Garnier (Paris), Linda di Chamounix and Die
Zauberflöte at the Liceu (Barcelona ), Madama Butterfly and Aida at the Met (New
York ), Die Walküre and
the Bayerische Staatsoper (Munich ).
The Superlatives:
Globally, taking into consideration the performance, the conductor, the orchestra and the performers, the most memorable operas were:
La Clemenza di Tito at the Palais Garnier (Paris)
Suor Angelica at the Royal Opera House (London)
Linda di Chamounix at the Liceu in Barcelona,
Die Walküre at the Bayerische Staatsoper (Munich)
Les Troyens at the Royal Opera House (London)
Otello at the Royal Opera House (London)
The Unforgettable singers:
Piotr Beczala as Faust, Klaus Florian Vogt as Titus and Siegmund, Johan Botha as Tannhäuser, Juan Diego Flórez as Carlo (Linda di Chamounix), Aleksandrs Antonenko as Otello, Bryan Hymel as Aeneas, and recitals of Andreas Scholl and Philippe Jaroussky.
Dimitri Platanias as Carlos (Don Carlo), Gerald Finley as Don Giovanni and Joan Martin-Royo as Papageno.
René Pape as Méphistophélès, Simon Orfia as Perfecte (Linda di Chamounix) and Ain Anger as Humnding.
Elisabete Matos as Elizabeth (Don Carlo), Ermonela Jaho as Suor Angelica, Krassimira Stoyanova as Marguerite, Nina Stemme as Elisabeth (Tannhäuser), Diana Damrau as Linda (di Chamounix), Anja Kampe as Sieglinde, Anja Harteros as Desdemona, Ailyn Pérez as Violeta and the recital of Karita Mattila.
Sophie Koch as Fricka and Venus, Anna Larsson as Princess (Suor Angelica), Silvia Tro Santafe as Pierotto (Linda di Chamounix) and Olga Borodina as Marfa.
The Revelations
To me there were several among which:
Ermonela Jaho, Albanian soprano (Suor Angelica), Adam Plachetka, Czech baritone (Masseto), Katarina Karneus, Swedish mezzo (Dona Elvira), Ailyn Pérez, North American soprano (Violet), Thomas Mayer, German bass (Wotan), Susanna Philips, North American soprano (Pamina), Bryan Hymel, North American tenor (Aeneas), Anatoli Kotscherga, Ukrainian bass (Prince Ivan) and Latonia Moore, North American soprano (Aida).
The big disappointments:
Operas:
Satyagraha in MetLive, Eugene Onegin and Macbeth at the Bayerische Staatsoper inMunich
and Jo Dali at the Liceu in Barcelona .
Singers:
Erika Miklósia as Queen of the Night, Simon Keenlyside as Onegin, Francesco Demuro as Macduff and Nadia Krasteva as Preziosilla.
The worst of the season:
The cancellations!!
It happened to me with Anja Harteros in Suor Angelica, Anna Netrebko in La Traviata (both in London) and Jonas Kaufmann twice, in the Zurich Gala and in Les Troyens in London ...
My 2011-2012 opera season was, once again, fantastic. I was privileged to hear and see many performances and, many of them, very good ones. I point out in this final review the ones that influenced me the most.
Most positive events in
Three operas of great dignity: Don Carlo and Cosi Fan Tutte at the Teatro São Carlos and Samson and Delilah in Oporto Coliseum.
Live performances of Philippe Jaroussky, Karita Mattila, Andreas Scholl and Johan Botha at the Gulbenkian Foundation.
Best Opera performances:
There were many who left me great memories. I emphasize, among them, the exceptional ones:
Faust, Suor Angelica, Otello and Les Troyens at the Royal Opera House (
The Superlatives:
Globally, taking into consideration the performance, the conductor, the orchestra and the performers, the most memorable operas were:
La Clemenza di Tito at the Palais Garnier (Paris)
Suor Angelica at the Royal Opera House (London)
Linda di Chamounix at the Liceu in Barcelona,
Die Walküre at the Bayerische Staatsoper (Munich)
Les Troyens at the Royal Opera House (London)
Otello at the Royal Opera House (London)
The Unforgettable singers:
Piotr Beczala as Faust, Klaus Florian Vogt as Titus and Siegmund, Johan Botha as Tannhäuser, Juan Diego Flórez as Carlo (Linda di Chamounix), Aleksandrs Antonenko as Otello, Bryan Hymel as Aeneas, and recitals of Andreas Scholl and Philippe Jaroussky.
Dimitri Platanias as Carlos (Don Carlo), Gerald Finley as Don Giovanni and Joan Martin-Royo as Papageno.
René Pape as Méphistophélès, Simon Orfia as Perfecte (Linda di Chamounix) and Ain Anger as Humnding.
Elisabete Matos as Elizabeth (Don Carlo), Ermonela Jaho as Suor Angelica, Krassimira Stoyanova as Marguerite, Nina Stemme as Elisabeth (Tannhäuser), Diana Damrau as Linda (di Chamounix), Anja Kampe as Sieglinde, Anja Harteros as Desdemona, Ailyn Pérez as Violeta and the recital of Karita Mattila.
Sophie Koch as Fricka and Venus, Anna Larsson as Princess (Suor Angelica), Silvia Tro Santafe as Pierotto (Linda di Chamounix) and Olga Borodina as Marfa.
The Revelations
To me there were several among which:
Ermonela Jaho, Albanian soprano (Suor Angelica), Adam Plachetka, Czech baritone (Masseto), Katarina Karneus, Swedish mezzo (Dona Elvira), Ailyn Pérez, North American soprano (Violet), Thomas Mayer, German bass (Wotan), Susanna Philips, North American soprano (Pamina), Bryan Hymel, North American tenor (Aeneas), Anatoli Kotscherga, Ukrainian bass (Prince Ivan) and Latonia Moore, North American soprano (Aida).
The big disappointments:
Operas:
Satyagraha in MetLive, Eugene Onegin and Macbeth at the Bayerische Staatsoper in
Singers:
Erika Miklósia as Queen of the Night, Simon Keenlyside as Onegin, Francesco Demuro as Macduff and Nadia Krasteva as Preziosilla.
The worst of the season:
The cancellations!!
It happened to me with Anja Harteros in Suor Angelica, Anna Netrebko in La Traviata (both in London) and Jonas Kaufmann twice, in the Zurich Gala and in Les Troyens in London ...
… which,
however, gave me three great revelations: Ermonela
Jaho, Ailyn Perez and Bryan Hymel.
And finally, the platinum medals (only three, which is absurd, but so I avoid a new list):
Best Opera Performance: Suor Angelicaat the Royal Opera inLondon .
Because perfection is extremely rare, but exists!
Best male singer: Klaus Florian Vogt as Siegmund. Just when you have the chance to hear him you realise that this demanding wagnerian role can be sung his way.
Best female singer: Ermonela Jaho as Suor Angelica. Pure wonder and magic on stage!
And finally, the platinum medals (only three, which is absurd, but so I avoid a new list):
Best Opera Performance: Suor Angelicaat the Royal Opera in
Best male singer: Klaus Florian Vogt as Siegmund. Just when you have the chance to hear him you realise that this demanding wagnerian role can be sung his way.
Best female singer: Ermonela Jaho as Suor Angelica. Pure wonder and magic on stage!
Caro Fanático_Um,
ResponderEliminarTeve uma temporada repleta de momentos sublimes!
Eu da minha muito mais curta temporada destacaria, em Portugal, o Don Carlo no TNSC e a Tannhauser na FCG (teve um Botha e um Struckmann estupendos!). No estrangeiro, destacaria, obviamente, o Don Giovanni do Scala (com uma Netrebko estelar, mas com uma encenação que desiludiu face às expectativas) e uma Iolanta no Teatro Real de Madrid que teve, para mim, uma revelação: Ekaterina Scherbachenko.
Saudações
caro camo_opera,
EliminarEspero que, na presente temporada, venha a degustar diversos bons espectáculos, para que nos faça um balanço da temporada bem saboroso...
Excelente!!!
ResponderEliminarAssim de repente também tenho alguns destaques a fazer: o "Don Carlo" em São Carlos, os concertos de Elisabete Matos em Guimarães e Lisboa, o "Tannhäuser" na Gulbenkian (por Botha e Struckmann), o recital de Jonas Kaufmann na Filarmonia de Berlim, os concertos da Filarmónica de Berlim em casa (principalmente a 9ª de Bruckner - um dos concertos da minha vida), os concertos de Artur Pizarro na Gulbenkian e em São Carlos e o seu recital em Queluz, um concerto com solistas da Filarmónica de Berlim na Quinta da Piedade (Festival de Sintra).
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário, Paulo. Para mim, o momento de fazer o balanço anual é sempre uma oportunidade feliz de pensar pausadamente em muitas das alegrias musicais que vivi. Pena é que estes momentos sejam tão efémeros e fiquem apenas nas nossas memórias, sem os podermos partilhar na sua plenitude com os outros. Mas é mesmo assim, o que também não deixa de lhe dar um encanto próprio.
EliminarExcellent reviews. I am really getting into opera as a result of your website. Today, we will be seeing Donizetti's Don Pasquale. When I watch the performances, I think of your reviews to help me look for the little things I should be observing. It has been a terrific experience, and the upcoming season should be a treat for me.
ResponderEliminarDear JJ,
EliminarThank you so much for your kind comment. We are honoured with it, but we only post our amateur opinions here. But we are very glad to know that some friends become interested in what we comment.
Best wishes and... enjoy Don Pasquale
Caro Fanático,
ResponderEliminarnão me admira que o melhor tenha sido com Wagner. Não sou crítico abalizado de ópera mas sei que Wagner é difícil e por isso dá ensejo a grandes sucessos ou fracassos...
Muito obrigado pelas excelentes crônicas. Um grande abraço
Mesmo não se considerando crítico abalizado, tem razão quanto a Wagner. Ou sáo grandes sucessos, ou rotundos fracassos, não há meio termo!
EliminarUm abraço português para o Brasil
As usual,excellent objective info!
ResponderEliminarGreetings,Willy
Interessante balanço, com a revisão dos espectáculos da temporada e sugestões de cantores a acompanhar.
ResponderEliminarGostei de ler.
Acabei de ver Ermonela Jaho em Viena fazendo La Traviata e achei-a realmente incrível, apesar do público pouco caloroso.
ResponderEliminared.