A produção de Les Pêcheurs de Perles de G Bizet em cena na Metropolitan Opera de Nova Iorque é originária da English National Opera mas, neste palco enorme, é
impressionante.
É uma encenação verdadeiramente espectacular, que começa com mergulhos dos
pescadores, num efeito visual magnífico. Os cenários são deslumbrantes, mas o
movimento (incluindo o mar agitado) foi o que mais me impressionou. Brilhante!
A direcção musical foi do maestro Emmanuel
Villaume. Os cantores solistas foram arrasadores. O Javier Camarena (Nadir) junta tudo, voz de uma beleza invulgar,
potência fabulosa, afinação constante e qualidade superior em todos os
registos, embora os agudos sejam estratosféricos. E em palco não é tão mono
como parece. Actualmente penso que é o melhor tenor ligeiro no activo, mesmo
superior ao Florez, que já está a deslocar-se para um reportório um pouco mais
pesado.
A soprano Amanda Woodbury foi
uma Leila extraordinária. Tem também uma voz lindíssima, uns agudos fantásticos
e ouve-se sempre sobre a orquestra em perfeita sintonia com a música. Em palco
foi óptima, a encenação ajuda muito.
O barítono Alexander Birch Elliott
também esteve em grande forma como Zurga. Não teve uma projecção vocal
avassaladora mas ouviu-se sempre afinado e bem, com uma excelente presença em
palco.
Finalmente o baixo Raymond Aceto
fez um óptimo Nourabad, com um registo grave de timbre muito agradável e
intensidade vocal assinalável.
Uma récita vocal excelente com um espectáculo visual belíssimo.
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LES PÊCHEURS DE PERLES, METropolitan OPERA, December 2918
The production of Les Pêcheurs de
Perles by G Bizet on stage at
the Metropolitan Opera in New York
originates from the English National Opera but on this huge stage is
impressive.
It's a truly spectacular staging, which begins with fisherman dives, in
a magnificent visual effect. The scenarios are stunning, but the movement
(including the rough sea) was what impressed me the most. Brilliant!
The musical direction was of maestro Emmanuel Villaume. The soloist singers were fabulous. Javier Camarena (Nadir) puts it all
together, voice of an unusual beauty, fabulous power, constant tuning and
superior quality in all registers, although the top notes are stratospheric.
And on stage he’s very good also. At the moment I think that he is the best running
light tenor, even superior to Florez, that already is moving towards a heavier repertoire.
Soprano Amanda Woodbury was an
extraordinary Leila. She also has a beautiful voice, a fantastic top register
and she always sings in perfect harmony with the music. On stage was great, the
staging helps a lot.
Baritone Alexander Birch Elliott
was also great as Zurga. He did not have an overwhelming vocal projection but
he was always heard, well tuned, and with an excellent presence on stage.
Finally bass Raymond Aceto was
a great Nourabad, with a low register of very pleasant timbre and remarkable
vocal intensity.
An excellent vocal performance, also beautiful to be seen.
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Contagiou-me o seu entusiasmo, Fanático_Um. E deixou-me pesaroso por uma ida ao MET não estar ao meu alcance, hélas.
ResponderEliminarÉ reconfortante e animador saber que ainda há récitas assim, em que tudo é 'perfeito', e a encenação faz parte da magia. É tão raro !
Obrigado, sabe bem ler crónicas destas.