(text in English below)
Não é meu hábito
comentar aqui as transmissões de óperas que actualmente podemos ver quer na FCG
quer em cinemas. A possibilidade de as ver é óptima porque, pelo menos, ficamos
com uma ideia do que se passa em algumas das grandes catedrais da ópera
mundiais. Mas o som é amplificado e, por isso, o que se ouve não corresponde à
“verdade vocal”.
Contudo, a
transmissão em diferido de Sábado passado da bela ópera Adriana Lecouvreur de Cilea
merece uma nota no blogue, para mais tarde recordar. Deverá ter sido uma récita
quase perfeita, como raramente se consegue assistir.
O maestro Gianandrea Noseda, um dos meus
preferidos, foi excelente na condução da também excelente Orquestra da
Metropolitan Opera. E os quatro solistas principais foram todos fabulosos.
Anna Netrebko na protagonista ofereceu-nos mais uma
interpretação de referência. A voz está mais encorpada mas continua belíssima,
sem nunca gritar e com agudos luminosos.
O Piotr Beczala está no auge da sua forma
vocal, tem um timbre muito bonito, e fez um Maurizio inesquecível.
A Princesa de
Bouillon da Anita Rachvelishvili foi
arrepiante tanto na interpretação cénica como vocal. Para mim a melhor da
récita e penso que ainda melhor é impossível!
Também o Ambrosio Maestri esteve em grande forma
no papel simpático do Michonnet.
Esta talvez tenha
sido a melhor transmissão desta temporada do MetLive, embora possa vir aí uma
grande concorrente – La Fille du Régiment, assim a Pretty Yende e o Javier Camerana
estejam no seu habitual nível.
*****
ADRIANA LECOUVREUR, Met Live, Gulbenkian Foundation, January
2019
It is not my habit to comment here on the transmissions of
operas that we can see at the FCG and in cinemas. The possibility of seeing
them is great because at least we get an idea of what is happening in some of
the world's great opera cathedrals. But the sound is amplified and therefore
what we hear does not correspond to "vocal truth."
However, last Saturday's transmission of the beautiful opera
Adriana Lecouvreur by Cilea deserves a note on the blog, to remember
later. It must have been an almost perfect performance, as one can rarely
watch.
Maestro Gianandrea
Noseda, one of my favorites, was excellent at conducting the also excellent
Orchestra of the Metropolitan Opera. And the four main soloists were all
fabulous.
Anna Netrebko in
the leading role offered us another interpretation of reference. The voice is
more full-bodied but still beautiful, without ever shouting and with shimmering
top register.
Piotr Beczala is
at the height of his vocal form, has a very beautiful timbre, and was an
unforgettable Maurizio.
The Princess of Bouillon by Anita Rachvelishvili was amazing both in scenic and vocal
performance. For me the best of perfromance and I think even better is
impossible!
Also Ambrosio Maestri
was great in the friendly role of Michonnet.
This may have been the best transmission of this season of
MetLive, although there may come soon a big competitor - La Fille du Régiment, so Pretty Yende and Javier Camerana are at
their usual level.
*****
Excepcional cast, desde o maestro às vozes (a Netrebko !!!), mas a música, hélas, bem chatinha... Este par Netrebko/Beczala ficará para a História, se ainda há justiça.
ResponderEliminarNão vê o Alceste de Lisboa, Fanático_Um? Apesar da encenação indigente, eu ia lá se pudesse.
Lá irei no próximo Sábado. Depois conto o que achei.
EliminarAssisti à transmissão na FCG e estou completamente de acordo consigo Fanatico_Um. Até agora foi a melhor desta temporada.
ResponderEliminar