quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

ADRIANA LECOUVREUR, Met Live, Fundação Gulbenkian, Janeiro 2019



(text in English below)

Não é meu hábito comentar aqui as transmissões de óperas que actualmente podemos ver quer na FCG quer em cinemas. A possibilidade de as ver é óptima porque, pelo menos, ficamos com uma ideia do que se passa em algumas das grandes catedrais da ópera mundiais. Mas o som é amplificado e, por isso, o que se ouve não corresponde à “verdade vocal”.

Contudo, a transmissão em diferido de Sábado passado da bela ópera Adriana Lecouvreur de Cilea merece uma nota no blogue, para mais tarde recordar. Deverá ter sido uma récita quase perfeita, como raramente se consegue assistir.

O maestro Gianandrea Noseda, um dos meus preferidos, foi excelente na condução da também excelente Orquestra da Metropolitan Opera. E os quatro solistas principais foram todos fabulosos.

Anna Netrebko na protagonista ofereceu-nos mais uma interpretação de referência. A voz está mais encorpada mas continua belíssima, sem nunca gritar e com agudos luminosos.

O Piotr Beczala está no auge da sua forma vocal, tem um timbre muito bonito, e fez um Maurizio inesquecível.

A Princesa de Bouillon da Anita Rachvelishvili foi arrepiante tanto na interpretação cénica como vocal. Para mim a melhor da récita e penso que ainda melhor é impossível!

Também o Ambrosio Maestri esteve em grande forma no papel simpático do Michonnet.

Esta talvez tenha sido a melhor transmissão desta temporada do MetLive, embora possa vir aí uma grande concorrente – La Fille du Régiment, assim a Pretty Yende e o Javier Camerana estejam no seu habitual nível.

*****


ADRIANA LECOUVREUR, Met Live, Gulbenkian Foundation, January 2019

It is not my habit to comment here on the transmissions of operas that we can see at the FCG and in cinemas. The possibility of seeing them is great because at least we get an idea of ​​what is happening in some of the world's great opera cathedrals. But the sound is amplified and therefore what we hear does not correspond to "vocal truth."

However, last Saturday's transmission of the beautiful opera Adriana Lecouvreur by Cilea deserves a note on the blog, to remember later. It must have been an almost perfect performance, as one can rarely watch.

Maestro Gianandrea Noseda, one of my favorites, was excellent at conducting the also excellent Orchestra of the Metropolitan Opera. And the four main soloists were all fabulous.

Anna Netrebko in the leading role offered us another interpretation of reference. The voice is more full-bodied but still beautiful, without ever shouting and with shimmering top register.

Piotr Beczala is at the height of his vocal form, has a very beautiful timbre, and was an unforgettable Maurizio.

The Princess of Bouillon by Anita Rachvelishvili was amazing both in scenic and vocal performance. For me the best of perfromance and I think even better is impossible!

Also Ambrosio Maestri was great in the friendly role of Michonnet.

This may have been the best transmission of this season of MetLive, although there may come soon a big competitor - La Fille du Régiment, so Pretty Yende and Javier Camerana are at their usual level.

*****

3 comentários:

  1. Excepcional cast, desde o maestro às vozes (a Netrebko !!!), mas a música, hélas, bem chatinha... Este par Netrebko/Beczala ficará para a História, se ainda há justiça.
    Não vê o Alceste de Lisboa, Fanático_Um? Apesar da encenação indigente, eu ia lá se pudesse.

    ResponderEliminar
  2. Assisti à transmissão na FCG e estou completamente de acordo consigo Fanatico_Um. Até agora foi a melhor desta temporada.

    ResponderEliminar