sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O ROUXINOL de Igor Stravinsky, Theatro Municipal de São Paulo


ROUXINOL ENCANTADO NO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.


Stravinsky é um compositor revolucionário, compôs três grandes balés no início do século XX e sua obra A Sagração da Primavera deixou seus colegas de queixo caído, com a cara no chão. Eclética e diversificada, sua obra tem de tudo. Contempla a dança, música sinfônica, ópera e oratórios. Stravinsky teve a sorte de viver na Europa ocidental e nos Estados Unidos, não se submeteu aos caprichos do regime comunista soviético e pôde usar toda sua criatividade em prol da música. Dizem as más línguas e as fofoqueiras de plantão que Stravinsky deu uns pegas na famosa estilista Coco Chanel, pegada com grife, perfumada com o número 5, com garbo e elegância.

Igor Stravinsky, Foto Internet

A ópera O Rouxinol, de Stravinsky apresentada pelo Theatro Municipal de São Paulo na primeira semana de Dezembro mostra música com a riqueza melódica de seus grandes balés. A composição ficou paralisada alguns anos para a composição dos mesmos. Percebe-se a diferença na escrita entre o primeiro ato, escrito primeiro e os demais atos. A música é moderna e avançada para o tempo de sua composição. Utilizar temas fantásticos na ópera faz parte da tradição russa, temos o Galo de Ouro de Rimsky-Korsakov e Ruslan e Ludmila de Glinka entre outros.
Quando se juntam o maestro Jamil Maluf, a diretora cênica Livia Sabag e o diretor de arte, cenários e figurinos Fernando Anhê sabemos que vem coisa boa por aí. Anos passado esse trio nos proporcionou a premiada O Menino e os Sortilégios de Ravel. Montagem encantadora e cheia de criatividade, eleita por esse blog como a melhor ópera de 2011. Em 2012 o trio se reúne novamente.

 Caroline de Comi e Saulo Javen em O Rouxinol, foto Internet

A produção abusa da bela criatividade, transporta ao fantástico mundo do irreal com cores vivas e ideais inteligentes. Fernando Anhê mostra cenários belíssimos e figurinos adequados. Lívia Sabag dirige com competência, movimenta os cantores com precisão e mostra clareza ao desenvolver o libreto. Jamil Maluf rege  mais uma vez, com grande competência a Orquestra Experimental de Repertório. Mostrou musicalidade precisa, com a alma da música russa nas cordas e madeiras.

Os solistas estiveram à beira da perfeição, esse crítico chato que aqui escreve se encantou com as vozes. Vou ficar careca de elogiar o soprano Caroline de Comi, a bela moça está cada vez melhor, fez um Rouxinol com coloraturas imperdíveis. A russa Olga Trifonova tem linda voz de soprano e soube dar bela vivacidade ao seu Rouxinol. Saulo Javan fez um Bonzo com louvor, sua voz encanta pelos belos graves. Destaques ainda para os competentes Leonardo Pacce, Eric Herrero e Daniella Carvalho.


 O Theatro Municipal de São Paulo teve uma temporada de altos e baixos, pode-se gostar ou não de alguns títulos apresentados, eu não gostei de muitos. A verdade única é que ele cumpriu a programação sem cancelamentos, adiamentos ou desculpas esfarrapadas. Esperamos para 2013 uma programação melhor, o público sempre quer mais e a ideia de remontar as óperas apresentadas em anos anteriores continua válida.

1 comentário:

  1. Gosto de crônicas sobre os teatros brasileiros e suas apresentações. A crônica leve e bem redigida agrada e esclarece, enriquece.
    Parabéns ao blog e toda a sua equipe pelo alto nível e colaboração com a cultura!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar