terça-feira, 8 de dezembro de 2020

SIMON BOCCANEGRA, Opernhaus Zürich / Ópera de Zurique, Dezembro de 2020

 

(Text in English below)


A Ópera de Zurique transmitiu em directo no passado dia 6 de Dezembro uma das suas novas produções desta temporada, a ópera Simon Boccanegra de G. Verdi, numa encenação de Andreas Homoki com direcção musical de Fabio Luisi.

A transmissão pode ver-se nas próximas semanas no seguinte endereço:

https://www.arte.tv/de/videos/100367-001-A/giuseppe-verdi-simon-boccanegra-aus-der-oper-zuerich/ 


(Fotografia Monika Ritterhaus)

A acção foi trazida para o início do Sec. XX, com claras referências ao nazismo. Um barco evoca Génova e Boccanegra como corsário. Uma criança de branco aparece ocasionalmente como visão de Maria. O palco está quase sempre a rodar, a encenação é escura e por vezes parece um filme de terror. Mas acaba por ser interessante. O final do 1º acto é sublime, também com as interpretações fabulosas das personagens.

Quanto aos cantores solistas, a qualidade é impressionante. Nas condições actuais da pandemia de COVID-19, a Orquestra Philharmonia Zürich, o Coro da ópera de Zurique e os cantores estão em locais distintos. O som é tratado antes de ser transmitido, mas o efeito final é notável. No intervalo há uma explicação interessante.


(Fotografia Monika Ritterhaus)

Christian Gerhaher (Simon Boccanegra) é um barítono alemão que muito aprecio e tem uma interpretação excelente. O timbre é muito bonito e fraseia impecavelmente. Jennifer Rowley (Amelia Grimaldi) é uma cantora de voz afinada e poderosa, por vezes excessivamente forte para a personagem frágil que representa. Christof Fischesser (Jacopo Fiesco) é um excelente baixo de voz escura e segura. O tenor Otar Jorjikia tem um timbre invulgarmente cativante, esteve perfeito no primeiro acto, mas "arranhou" algumas notas nos outros. Também com prestações de grande nível estiveram o baixo barítono Nicholas Brownlee (excelente como Paolo Albiani), o barítono Brent Michael Smith (Pietro) e Siena Licht Miller (empregada de Amelia).


(Fotografia Monika Ritterhaus)

Um espectáculo a não perder.


SIMON BOCCANEGRA, Zürich Opera, December 2020



Sem comentários:

Enviar um comentário