quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

LOHENGRIN, Staatsoper unter den Linden, Berlim, Dezembro / December 2020


 (text in English below)


A Staatsoper unter den Linden, uma das várias companhias de ópera de Berlim, transmitiu no dia 13 a estreia da nova produção do Lohengrin de R. Wagner. Nas próximas semanas pode ver-se aqui:

https://www.arte.tv/de/videos/099744-001-A/roberto-alagna-und-vida-mikneviciute-in-lohengrin/

Direcção musical de Matthias Pintschner da Staatskapelle Berlin e do Staatsopernchor.
A encenação é do espanhol Calixto Bieito. É má, não tem nada de interessante ou inovador, várias partes ridículas e, como acontece sempre nas suas encenações, com muito sangue e um joker.


(Fotografia / Photo Monika Ritterhaus)


Os cantores também tiveram desempenhos distintos. Roberto Alagna não é um heldentenor e foi um Lohengrin opaco. A narração do Graal foi interessante mas começou a quebrar a voz. É sempre difícil vermos em Wagner um cantor que até agora nunca entrou neste reportório.

A soprano Vida Mikenviciute esteve mal como Elsa von Brabant. Tem um vibrato muito incomodativo e foi dura na interpretação, sem transmitir emotividade.


                                        (Fotografia / Photo Monika Ritterhaus)

A Ortrud de Ekaterina Gubanova foi a melhor da noite, apesar da encenação que a colocar frequentemente em situações ridículas. Também estiveram bem Martin Gantner como Friedrich von Telramund e René Pape como Heinrich.


                                        (Fotografia / Photo Monika Ritterhaus)

A tristeza é o final... sala vazia... que desconsolo e que tragédia para a Ópera nestes tempos!






1 comentário: