(text in English below)
Vim agora do São
Carlos, mas deste…
Foi quase de
certeza a pior noite de Ópera que eu já tive!!!
Comecemos: O
nosso São Carlos está a cair de podre por dentro, este está a cair de podre por
fora…
O Teatro cheirava a canos no interior da sala.
O público é do pior
que se pode imaginar!!! Pior do que no nosso São Carlos!
Tive uma velha ao
lado sempre a bater o pé com o ritmo da música, a mexer na correia da mala, a
falar uma ou outra vez com a do lado e a cantar / murmurar as árias... mas as
dos homens!
À esquerda um
rapaz até calmo mas que olhou para o telemóvel 5 ou 6 vezes para ver as horas.
Atrás à esquerda
uma tipa com aquelas pulseiras de argolas que chocalham cada vez que se mexe o
braço e que, no primeiro acto, estava quase sempre a falar com a do lado e só se
calaram quando eu as chamei à atenção com o olhar e as mãos!
Mas o melhor foi
uma velha da 2ª fila do outro lado da plateia que esperou o intervalo todo da
mudança de cena do 2º para o 3º acto e justamente quando começa o prelúdio do
3º acto decide desembrulhar durante 30 segundos o seu rebuçadinho... e mais!!!
A Violeta a morrer em palco (mal, mas já lá vamos...) e toca o telemóvel da
mesma velha, com um toque de sininhos de renas de Natal mais uns 20 ou 30 segundos!!!
E a velha atende e começa a falar até um senhor a mandar calar!!! Brutal!!!
Este público bate o nosso da Gulbenkian e São Carlos!!!
Vim pelo Nucci mas nem o Nucci foi brutal... voz
excelente mas a olhar muito para o maestro e, globalmente, transmitindo aquilo
que se sentiu na récita toda: pareceu uma manta de retalhos.
Francesco Demuro (que fez um Fenton muito bom em Berlim na Páscoa)
com expressividade inconstante, voz muito fininha e aparência franzina,
em
contraste com o vozeirão e mulherão que é a Nino Machaidze.
Nino bem mas não
caracterizou a Violeta. No 3º acto caracterização zero. Entra numa cadeira de
rodas antiga, quase sem forças, mas depois mexe-se melhor do que eu. Tem um ar
de que, se tem tuberculose, apanhou o bacilo no máximo há uma semana... nunca
tosse, não dando indícios de que tem tuberculose e depois foi cantar tudo quase
sempre em vozeirão. Quando canta os agudos inclina a cabeça para a direita,
parecendo que tem um torcicolo...
O Nucci nem o Di Provenza repetiu... e este público
não merecia. Só se salvou a
orquestra mas, mesmo assim, talvez por tudo isto não se sentiu o espírito da
Traviata.
Não acho que o
Teatro seja muito parecido com o São Carlos de Lisboa. As cadeiras da plateia,
pelo menos, são mais confortáveis que as do nosso.
A cidade é muito
suja e muito poluída. Ver ópera aqui? Acho que não consigo dar uma segunda
oportunidade...
LA
TRAVIATA, Teatro di San Carlo, Napoli, May 2018
I came now
from São Carlos Theater, but from this one:
It was
almost certainly the worst opera night I've ever had !!!
Let's
start: Our São Carlos Theater is falling from rotten inside, this one is
falling of rotten outside ...
The public
is the worst imaginable!!! Worse than in our Sao Carlos!
I had an
old woman next to me, always clapping her foot with the rhythm of the music,
fiddling with the belt of the suitcase, talking again and again with the next
one and singing / muttering the arias ... but the men’s arias!
On the left
a boy even calm but who looked at the phone 5 or 6 times to see the time.
Behind on
the left was a woman with those rings that rattle every time she moves her arm
and that in the first act she was almost always talking to the one on the side
and they only fell silent when I called them to the attention with the look and
the hands!
But the
best was an old woman from the 2nd row on the other side of the audience who
waited the entire interval from the scene change from the 2nd to the 3rd act
and just when the prelude to the 3rd act began she decided to unwrap for 30
seconds her little candy ... and more!!! Violetta was to die on stage (badly,
but I will come to it later...) when the same old woman’s cell phone rang, with
a sound of bells of Christmas for another 20 or 30 seconds !!! And the old
woman answered and began to speak on the telephone until a gentleman ordered
her to shut up !!! Brutal!!! This audience beats ours from Gulbenkian and São
Carlos!!!
I came because
of Leo Nucci but not even him was brutal ... excellent voice but looking a
lot at the maestro and, overall, conveying what we felt in the whole recital:
it looked like a patchwork of blankets.
Francesco Demuro (who made a very good Fenton in Berlin at
Easter) with fickle expressiveness, very thin voice and slim appearance, in
contrast to the voice and womanhood that is Nino Machaidze.
Nino sang well
but did not characterize Violetta. In the 3rd act zero characterization. She
enters on an old wheelchair, almost without strength, but then she moves better
than I do. She looked as if she has tuberculosis, she got the bacillus at most
a week before... She never coughs, giving no indication that she has
tuberculosis and then went to sing everything almost in a loud voice. When she
sings the top notes she tilts her head to the right, looking like she has a
torticoll ...
Nucci did
not even repeated the aria Di Provenza
... and this public did not deserved it.
The theater
smelled of pipes inside the room. Only the orchestra was ok, but even so,
perhaps for all this the Traviata spirit was not felt.
I do not
think the Theater is much similar to the São Carlos of Lisbon. The audience
seats, at least, are more comfortable than ours.
The city is
very dirty and very polluted. See opera here? I do not think I can give a
second chance...
Text by wagner_fanatic
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