(review in English below)
A Flauta Mágica de W A
Mozart esteve novamente em cena na METropolitan
Opera de Nova Iorque.
A encenação de Julie Taymor é de grande impacto visual, apesar de não ser bonita. Está recheada de símbolos maçónicos e há uma grande diversidade de criaturas fantásticas ao longo do espectáculo, durante todo o percurso iniciático do Tamino.
As três Damas ao serviço da Rainha da Noite
aparecem cada uma com uma grande máscara na mão, o que permite um efeito
espectacular.
O Papageno surge vestido convencionalmente, como apanhador de
pássaros. O Tamino e a Pamina também aparecem em trajos vistosos mas os mais
espectaculares são o Sarastro, a Rainha da Noite e o Monostatos. Os cenários
mudam frequentemente e o ambiente místico manté m-se em toda a ópera.
Dirigiu a
excelente Orquestra do Met o maestro emérito James Levine.
O tenor norte americano
Charles Castronovo foi um Tamino de
grande qualidade vocal, sempre audível sobre a orquestra e com excelente
presença em palco.
O barítono
austríaco Markus Werba foi um dos
melhores da noite. Fez um Papageno irrepreensível.
Tem uma voz bonita e afinada, não muito grande, mas perfeitamente adaptada à
personagem. Em cena foi fantástico, oferecendo-nos uma interpretação enérgica e
muito cómica.
O Sarastro foi
superiormente interpretado pelo baixo alemão Tobias Kehrer. Voz ponderosa, grave, afinada e de timbre muito
agradável.
A soprano sul africana
Golda Schultz foi uma Pamina
notável. Tem uma voz bonita e um timbre muito agradável. E esteve muito bem em
palco.
A Rainha da Noite
foi interpretada pela soprano norte americana Kathryn Bowden, uma substituição de última hora. Esteve globalmente
muito bem, foi sempre audível sobre a orquestra, embora ocasionalmente tenha
roçado a estridência. Foi a mais aplaudida da noite mas, para mim, não foi a
melhor de entre este notável conjunto de cantores de primeira água.
Também tiveram
grandes interpretações Ashley Emerson (Papagena), Greg
Fedderly (um Monostatos engraçadíssimo) e as três Damas, Wendy Bryn Harmer, Sarah Mesko e Tamara Mumford.
*****
THE MAGIC FLUTE / DIE ZAUBERFLÖTE, METropolitan Opera,
October 2017
The Magic Flute
of W Mozart was again on stage at
the METropolitan Opera in New York.
Julie Taymor's
staging is of great visual impact, though it is not beautiful. It is filled
with masonic symbols and there is a great diversity of fantastic creatures
throughout the performance along Tamino’s initiatory journey. The three Ladies
in the service of the Queen of the Night appear each with a large mask in their
hand, which allows a spectacular effect. Papageno is conventionally dressed as
a bird catcher. Tamino and Pamina also appear in colorful costumes but the most
spectacular are Sarastro, the Queen of the Night and Monostatos. Scenarios
change often and the mystic atmosphere keeps on throughout the opera.
Emeritus maestro James
Levine directed the excellent Met Orchestra.
North American tenor Charles
Castronovo was a Tamino of great vocal quality, always audible over the
orchestra and with excellent presence on stage.
Austrian baritone Markus
Werba was one of the best of the night. He was a faultless Papageno. he has
a beautiful and tuned voice, not very big, but perfectly adapted to the
character. On stage he was fantastic, offering an energetic and very comical interpretation.
Sarastro was superiorly interpreted by the German bass Tobias Kehrer. He has a powerful, bass
voice, tuned and with a very pleasant timbre.
South African soprano Golda
Schultz was a remarkable Pamina. She has a beautiful voice and a very
pleasant tone. And she was very convincing on stage.
The Queen of Night was performed by North American soprano Kathryn Bowden, a last-minute
replacement. She was globally very well, always audible over the orchestra,
although occasionally she has touched stridency. She was the most applauded of
the night but for me she was not the best among this remarkable set of top
quality singers.
Ashley Emerson
(Papagena), Greg Fedderly (a funny
Monostatos) and the three ladies, Wendy
Bryn Harmer, Sarah Mesko and Tamara Mumford also had great
performances.
*****
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