segunda-feira, 13 de outubro de 2014

WAR REQUIEM, Benjamin Britten, Fundação Calouste Gulbenkian, Outubro de 2014 - Crítica de Francisco Casegas

(imagem - Fundação Calouste Gulbenkian)
No passado dia 3 de Outubro tive a oportunidade de assistir na Fundação Calouste Gulbenkian ao War Requiem, composto pelo britânico Benjamin Britten em 1961-62 e interpretado pela Orquestra e Coro Gulbenkian, pelo Coro infantil da academia de música de Santa Cecília e por 3 solistas. O baritono Hanno Müller Brachmann, o tenor John Mark Ainsley e a soprano Tatiana Pavlovskaya.
O War Requiem foi escrito para ser estreado nas cerimónias de inauguração da nova catedral de Coventry em 1962. Podem ser lidas mais informações sobre a obra no programa de sala disponibilizado no seguinte link:
http://www.musica.gulbenkian.pt/2014_2015/files/00000000/00000025_0015.pdf
A orquestra Gulbenkian dirigida por Paul McCresh esteve num nível muito bom. Sempre muito bem afinada e entrosada com os solistas.
O coro Gulbenkian esteve como sempre, imaculado, oferecendo-nos de novo uma exibição de luxo.
O coro infantil da academia de Santa Cecília também esteve muito bem e destaco o facto de ter estado sempre nos bastidores para simular as vozes distantes das crianças. Ideia muito inteligente e bem conseguida
Os solistas estiveram todos em muito bom nível mas destaco o barítono Hanno Müller Brachmann que tem um timbre muito agradável e que nos ofereceu em conjunto com o tenor John Mark Ainsley um “Let us sleep now” (para muitos o ponto alto da obra) de extraordinária qualidade e beleza. Destaque também para a soprano Tatiana Pavlovskaya que demonstrou uma excelente projecção de voz nas poucas mas exigentes intervenções.
Infelizmente houve também pontos menos positivos durante esta récita totalmente por culpa do público. Apesar do aviso constante da FCG no início dos espetáculos para os espectadores desligarem o telemóvel, houve quem conseguisse que o seu telemóvel tocasse 2 vezes, levando o maestro a virar-se para o público, mostrando um ar profundamente reprovador. Como se isto não bastasse também houve quem demorasse 15 minutos a abrir um rebuçado, sempre com aquele barulhinho estridente do pacote o que também levou a alguns olhares furiosos por parte de alguns elementos da orquestra. Como se não bastasse isto, no silêncio posterior ao término da obra houve quem se assoasse estridentemente, fazendo parecer que o grupo de percussão da orquestra ainda estava a actuar.

No geral faço um balanço muito positivo da récita e o público confirmou isso aplaudindo entusiasticamente no seu final, mas penso que já está mais do que na altura de algumas pessoas se começaram a comportar de forma minimamente decente num ambiente destes, visto não estamos a falar propriamente de crianças ou adolescentes.
Em nome dos "Fanáticos da Ópera" agradecemos ao Francisco Casegas esta sua primeira (e óptima) contribuição para o blogue.

3 comentários:

  1. Obrigado pelo seu óptimo texto, Francisco! Esperamos que continue a participar activamente neste que é o nosso (de todos) blog sobre o canto lírico e a música (dita) clássica em geral. Saudações

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo apoio demonstrado! O meu desejo é que este seja o meu primeiro de muitos textos neste blogue. Saudações

    ResponderEliminar
  3. Caro Francisco,
    Mais uma vez muito obrigado pelo seu texto. Subscrevo em absoluto os seus apontamentos sobre o mau comportamento do público que, infelizmente, é muito frequente na Gulbenkian.
    Telemóveis, rebuçados (!!!) sobretudo nas alturas em que qualquer ruido mínimo perturba a concentração de quem toca e de quem ouve e, todo o tipo de ruídos (tosses ou assoadelas) nos momentos mais sublimes das peças musicais, nomeadamente dos seus silêncios, são absolutamente reprováveis mas, por razões que não consigo entender, são um acontecimento frequente na Gulbenkian.
    E, como bem recorda, não estamos a falar de crianças ou adolescentes - talvez estes, se tocados pela beleza das peças musicais, não se comportariam desta maneira!

    ResponderEliminar