domingo, 5 de dezembro de 2021

20ª Gala de Ópera da Universidade de Lisboa, Dezembro 2021



A 20ª Gala de Ópera da Universidade de Lisboa decorreu na Aula Magna no dia 4 de Dezembro. 



Actuaram a Orquestra Sinfónica Juvenil, o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, o Coro de Câmara do IGL, o Vocal Da Capo e o Incognitus Ensemble. A direcção musical foi de Christopher Bochmann.

O programa foi totalmente dedicado a G. Verdi, com excertos das óperas Nabucco, I Lombardi, Rigoletto, Il Trovatore, La Traviata e Don Carlo. Foram escolhidos trechos muito populares para agradar a toda a assistência, mesmo a que pouco conhece ópera, e assim aconteceu. 




Os cantores solistas foram Alexandra Bernardo (soprano), 




Larissa Savechenko (contralto), 




Alberto Sousa (tenor) e 




Armando Possante (barítono).




Continuamos a atravessar um período pandémico terrível a nível global. No que à ópera respeita, há já grande e diversificada oferta na generalidade dos países europeus. No entanto, considero que ainda é arriscado viajar, não tanto por medo de contrair a COVID-19, mas mais por podermos ser subitamente apanhados numa quarentena de semanas ou num súbito encerramento de fronteiras.

Em Portugal, ao contrário do que acontece na maioria dos países europeus, a ópera é quase inexistente e qualquer espectáculo sério que apareça é muito bem-vindo. Foi o caso da 20ª Gala de Ópera e, por isso, não vou ser crítico com os intervenientes no espectáculo.



Direi apenas que a qualidade das interpretações foi muito diversa, mas gostaria de salientar a que foi, para mim, a grande surpresa da noite – a soprano Alexandra Bernardo. Tem um vozeirão impressionante, uma amplitude vocal invejável e um timbre bonito. Há anos que não ouvia um cantor português com tanto potencial. A voz precisa de ser “trabalhada” porque estamos perante um diamante que está ainda por lapidar. Uma cantora a seguir!



***

2 comentários:

  1. Esse Possante é uma gigantesca fraude

    ResponderEliminar
  2. Tive oportunidade de assistir a esta mesma gala há 2 anos. E já na altura tinha ficado bastante impressionado com a voz da Alexandra Bernardo. Curiosamente uma semana depois, cantou no jantar de natal da minha empresa onde tive oportunidade de lhe dizer pessoalmente que com uma voz desta qualidade já merecia estar em palcos muito maiores. Vamos ver o que o futuro lhe reserva.

    ResponderEliminar