quinta-feira, 1 de abril de 2021

A VALQUÍRIA / DIE WALKÜRE, Ópera de Viena / Wiener Staatsoper, Transmissão / Streaming, Março / March 2021


(Text in English below)

A Ópera de Viena ofereceu-nos esta semana a transmissão das 4 óperas do Anel do Nibelungo de R. Wagner. Aqui deixo as minhas impressões sobre a 2ª ópera do ciclo: A Valquíria.

A encenação de Sven-Eric Bechtolf é clássica e bem conseguida. Em cada acto o cenário mantém-se constante. O 3º acto é o mais original, com os 9 cavalos das valquírias sempre presentes no palco. A direcção musical foi de Adam Fischer.



Os cantores solistas foram todos impressionantes:

O Siegmund foi Christopher Ventris.


A Sieglinde foi Waltraud Meier, sempre ao mais alto nível.


O Hunding foi Ain Anger, excelente.


A Brünhilde foi Linda Watson.


A Fricka foi óptima, Michaela Schuster.




E o Wotan foi Tomasz Konieczny, para mim, o melhor. Tem um timbre muito bonito, canta sempre afinado e em palco é muito bom.

A ópera é um espectáculo para ouvir e para ver, apesar de tudo ser relativamente irreal. Neste caso houve uma grande dissociação entre as personagens e os cantores que as interpretaram: A Sieglinde e o Siegmund muito velhos e, sobretudo, o Wotan que parecia filho da Brünhilde e não o seu pai.

Mas foi um espectáculo excelente.

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THE VALKYRIE / DIE WALKÜRE, Wiener Staatsoper, Streaming, March 2021

This week the Vienna Opera offered us the transmission of the 4 operas of R. Wagner's Ring of the Nibelung. Here I leave my impressions about the 2nd opera of the cycle: The Valkyrie.

Sven-Eric Bechtolf's staging is classic and well accomplished. In each act the scenario remains constant. The 3rd act is the most original, with the 9 horses of the Valkyries always present on the stage. The musical direction was by Adam Fischer.

The soloist singers were all impressive: Siegmund was Christopher Ventris. Sieglinde was Waltraud Meier, always at the highest level. Hunding was Ain Anger, excellent. Brünhilde was Linda Watson. Fricka was great, Michaela Schuster. And Wotan was Tomasz Konieczny, for me, the best. He has a very beautiful timbre, he sings in tune and is very good on stage.

The opera is a spectacle to hear and to see, although everything is relatively unreal. In this case there was a great dissociation between the characters and the singers who played them: Too old Sieglinde and Siegmund and, above all, Wotan who looked like Brünhilde's son and not her father.

But it was an excellent show.

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