sexta-feira, 15 de novembro de 2019

NORMA, Bayerische Staatsoper, Munique, Julho /Munich, July 2019



(review in English below)

Texto de camo_opera

A Norma de Bellini foi o primeiro espectáculo que vi em Munique.

Começou logo mal porque a Sonya Yoncheva cancelou devido à onda de calor que, não sendo o teatro refrigerado, podia causar-lhe um embaraço de outro género.

Começando pela orquestra, podemos dizer que foi dirigida competentemente por Andrea Battistoni e que o coro também esteve à altura dos pergaminhos do teatro. Contudo, tudo o resto foi decepcionante. A começar pela encenação de Jurgen Rose: escuríssima, despida, estática, lenta, sonolenta e cheia de parvoíces. Os druidas de metralhadoras, a pira que nunca se acende. Enfim, tudo mau.



Depois os cantores não brilharam. A Norma foi de Carmen Giannattasio: gritou do início ao fim, mas foi bastante aplaudida. 

O Pollione de Riccardo Massi foi dos melhores: tem um timbre chorão, mas sempre audível e foi, no meu ver, o mais destacado, embora pouco. O Oroveso de Mika Kares foi baço e nem sempre audível como se espera. A Adalgisa de Angela Brower cumpriu bem vocalmente, sem ser brilhante. O restante elenco esteve bem.


Mas foi apenas uma récita enfadonha de uma ópera belíssima. Uma pena!



NORMA, Bayerische Staatsoper, Munich, July 2019

Text by camo_opera

The Bellini’s Norma was the first opera I saw in Munich.
It started badly because Sonya Yoncheva cancelled due to the heat wave that, because the theatre has not air conditioned, could cause her an embarrassment of another sort.

Starting with the orchestra, we can say that it was directed competently by Andrea Battistoni and that the choir also lived up to the parchments of the theater. However, everything else was disappointing. Jurgen Rose's staging is dark, naked, static, slow, drowsy and full of foolishness. The druids with machine guns, the pyre that never lights. Anyway, all bad.

Then the soloist singers did not impress. Norma was Carmen Giannattasio: she shouted from beginning to end, but was quite applauded. Pollione by Riccardo Massi was one of the best: he has a whimpery timbre, but he was always audible and he was, in my opinion, the most outstanding, although not that much. Mika Kares' Oroveso was opaque and not always audible as expected. Angela Brower's Adalgisa sung well without being brilliant. The rest of the cast was ok.

But it was only a dull performance of a beautiful opera. A shame!

4 comentários:

  1. Druídas de metralhadoras é demencial. Não deu pateada, _Um ? A minha Norma foi no Rainha Sofia de Valencia, encenação excelente e a Mirella Devia.

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    1. Mário, este texto é do camo_opera, não meu. Da minha experiência em Munique, o público é habitualmente contido nas manifestações de desagrado. Só uma vez presenciei uma manifestação geral de profundo desagrado, muito ruidosa vocalmente mas sem pateada. Foi na abertura do 3º acto da Valquíria na encenação (de todo o Anel) que ainda é levada à cena em Munique, do Andreas Kriegenburg. A encenação é genial, mas a abertura do 3º acto da Valquíria tem uma "dança" desenfreada e sem música que é muito desapropriada e que os alemães também não acharam graça nenhuma. Mas depois começa a música, a cavalgada, e entra-se noutra dimensão...

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    2. Sempre fui favorável a pateadas quando merecidas. Peço também desculpa à Mariella, assim sim, Devia.

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    3. Como curiosidade, tenho a impressão de que, na Alemanaha, a pateada é sinal de entusiasmo e o desagrado é manifestado vocalmente.

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