(Bayerische Staatsoper, Munique)
Na temporada 2012-2013 tive o
privilégio de ouvir e ver muitos espectáculos e, na sua maioria, muito bons.
Aponto neste balanço final apenas os que mais me marcaram.
Acontecimentos mais positivos em Portugal
Alguns concertos na Gulbenkian
e, sobretudo, o recital de Joyce
DiDonato, também na Gulbenkian.
Os Melhores espectáculos
de Ópera
Foram vários aqueles que me deixaram excelentes memórias. Saliento, de entre eles, os excepcionais:
Der Fliegende Holländer em Zurique e em Berlim, Iolanta no Liceu de Barcelona, Giulio Cesare na Met (Nova Iorque) e, sobretudo, as 4 óperas do Anel de Munique
Foram vários aqueles que me deixaram excelentes memórias. Saliento, de entre eles, os excepcionais:
Der Fliegende Holländer em Zurique e em Berlim, Iolanta no Liceu de Barcelona, Giulio Cesare na Met (Nova Iorque) e, sobretudo, as 4 óperas do Anel de Munique
Os Superlativos:
Foram, sem qualquer dúvida, as 4 óperas do Anel de Munique, na Bayerische Staatsoper, Das Rheingold, Die Walküre, Siegfried e Götterdämmerung.
Foram, sem qualquer dúvida, as 4 óperas do Anel de Munique, na Bayerische Staatsoper, Das Rheingold, Die Walküre, Siegfried e Götterdämmerung.
As grandes desilusões:
A Tosca e o Rapto do Serralho em Zurique, a Salomé em Viena e o Trovador e Rigoletto em Lisboa.
E, finalmente, as medalhas:
Melhor espectáculo de ópera:
As
4 óperas de O Anel do Nibelungo na
Bayerische Staatsoper em Munique. Uma encenação moderna de grande impacto
visual, cantores excepcionais e orquestra de primeiríssima água. Excepcional!!
Melhor interpretação masculina:
Hans-Peter König,
e Christophe Dumaux.
Nada mais
contrastante que escolher um baixo e um contra-tenor mas foram ambos
excepcionais, o primeiro em vários papéis wagnerianos do Anel e o segundo na
ópera Giulio Cesare.
Melhor interpretação feminina:
Nina Stemme como Brünhilde no
Crepúsculo dos Deuses, em Munique.
Não há, na actualidade, nenhuma cantora que
se aproxime da potência vocal, qualidade interpretativa e beleza tímbrica da
Stemme nestes dificílimos papeis wagnerianos. Um privilégio único poder vê-la e
ouvi-la!
My Season (2012-2013)
Review, by Fanático_Um
In the 2012-2013 season I had the privilege to hear and see many operas, most of them very good. I point out in this final review the ones that influenced me the most.
Most positive events inPortugal
Some concerts at the Gulbenkian foundation and especially Joyce DiDonato 's recital , also at the Gulbenkian .
Best opera performances
Many left me great memories. I emphasize, among them, the exceptional ones:
Der Fliegende Holländer inZurich and Berlin , Iolanta at the Liceu in Barcelona , Giulio
Cesare at the Met ( New York
), and especially the four operas of the Munich´s Ring.
The superlatives:
In the 2012-2013 season I had the privilege to hear and see many operas, most of them very good. I point out in this final review the ones that influenced me the most.
Most positive events in
Some concerts at the Gulbenkian foundation and especially Joyce DiDonato 's recital , also at the Gulbenkian .
Best opera performances
Many left me great memories. I emphasize, among them, the exceptional ones:
Der Fliegende Holländer in
The superlatives:
The four
operas of the Munich Ring, at the Bayerische Staatsoper, Das Rheingold , Die Walküre,
Siegfried, and Götterdämmerung .
It's always a rare privilege to watch a complete Ring cycle and in this season I saw one inMunich and another in New York . Both were very
good, but the quality of the first was absolutely exceptional.
The big disappointments:
Tosca and The Abduction from the Seraglio inZurich
, Salome in Vienna and Il Trovatore and
Rigoletto in Lisbon
.
And finally, the medals :
Best opera performance:
It's always a rare privilege to watch a complete Ring cycle and in this season I saw one in
The big disappointments:
Tosca and The Abduction from the Seraglio in
And finally, the medals :
Best opera performance:
The four
operas of The Ring of the Nibelung
in Bayerische Staatsoper in Munich. A
modern staging of great visual impact, exceptional top quality singers and an
excellent orchestra. Exceptional !
Best male performance:
Best male performance:
Hans Peter König, and Christophe Dumaux . Nothing more
contrasting than to choose a bass and a counter- tenor but both were
exceptional, the first in several wagnerian roles of the Ring, and the second in
the opera Giulio Cesare.
Best female performance:
Best female performance:
Nina Stemme as Brunhilde in Twilight of
the Gods, in Munich
. There is, at present, no singer that reaches the vocal power, interpretative
quality and beauty of timbre of Stemme in these extremely difficult wagnerian
roles. A unique privilege to see her and hear her!
Uma temporada excepcional, não há dúvida.
ResponderEliminarQue planos tem para 2013/14? Começar pelo TNSC? Se assim for, é provável que a rubrica das "grandes desilusões" fique logo preenchida... Infelizmente.
Cumprimentos,
J. Baptista
Já começou, por NY, com uma récita fantástica da ópera eugene Onegin.
EliminarTambém ontem começou (bem) no TNSC. Gosto muito da produção do "chapéu de palha" que lá fazem.
Cumprimentos
Isso é verdadeiramente abrir com chave de ouro! Fico satisfeito em saber que a récita do Eugene Onegin foi fantástica e com as expectativas ainda mais altas para a respectiva transmissão do MET, na Gulbenkian.
EliminarComo já percebi que, afinal, a "temporada" do TNSC abriu com um bom nível, parece que os meus presságios eram mesmo infundados!
Cumprimentos,
J. Baptista
Caro Fanático,
ResponderEliminarnotei que os melhores cantores interpretaram Wagner. É difícil para mim saber se Wagner revela os melhores ou se só os melhores nos revelam a obra Wagneriana!
Um abraço