segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Paul McCreesh — novo maestro titular da Orquestra Gulbenkian

(foto do sítio da FCG)

A partir da próxima temporada (2013/14), o maestro britânico de 52 anos Paul McCreesh assumirá as funções de maestro titular da Orquestra Gulbenkian, sucedendo, assim, ao maestro Lawrence Foster cuja batuta dirige a Orquestra da FCG desde há 11 anos.

O maestro fez a sua formação musical em violoncelo em Manchester e é, actualmente, um dos especialista em música dos períodos do renascimento e barroco, embora também desenvolva trabalho profícuo com orquestras modernas e no domínio da ópera.

Tem um vasto conjunto de discos gravados, nomeadamente, para a Deutsche Grammophon Arkiv, tendo algumas das suas gravações merecido destaque internacional. No mundo da ópera podemos destacar, por exemplo, os cd's que gravou com Magdalena Kozená (Paride ed Elena de Gluck) e Rolando Villazón (Árias de Handel).

Segundo disse Risto Nieminen, director do Serviço de Música, ao site da FCG: "Paul McCReesh dirigiu as Estações de Haydn, em Novembro de 2011, com a nossa orquestra e o nosso coro e imediatamente percebemos que havia uma excelente química. Produziu um som vivo e claro e transmitiu energia muito positiva aos músicos e ao público. Paul é um artista muito experiente e conhecedor e esta sua nomeação dá à orquestra uma grande oportunidade de se desenvolver sob a sua liderança."

Aliás, o nosso blogue esteve presente no concerto mencionado. Poderão reler a crítica no link: http://fanaticosdaopera.blogspot.pt/search/label/Paul%20McCreesh

Já Paul McCreesh afirmou: "Estou simultaneamente empolgado e honrado por ter sido nomeado para liderar esta excelente orquestra; nos nossos concertos da temporada passada gostei muito do calor, da capacidade técnica e da criatividade dos músicos da orquestra e ainda da grande energia do Coro Gulbenkian. Prevejo uma estimulante e muito gratificante colaboração artística ao longo dos próximos anos."

Esta temporada, Paul McCreesh dirigirá a sua Orquestra nos dias 24 e 25 de Janeiro (Sinfonia n.º 8 de Schubert, Missa de Stravinsky e Requiem de Mozart) e a 31 de Janeiro, contando, também, com a presença do soprano Karita Mattila (A Morte de Manfred de Luís de Freitas Branco, Quatro últimas canções de Richard Strauss e a Sinfonia n.º 1 de Edward Elgar).

A nota publicada no site da FCG poderá ser lida no link: http://www.gulbenkian.pt/index.php?article=3985&langId=1&format=404

O blogue Fanáticos da Ópera saúda a nomeação do maestro e, naturalmente, deseja-lhe os maiores sucessos na direcção da Orquestra Gulbenkian, esperando poder vir a assistir a espectáculos de elevado nível.

3 comentários:

  1. Boas notícias.
    E votos de grandes sucessos com a Gulbenkian.

    ResponderEliminar
  2. Uma boa notícia, de facto. Espero que nos ofereça concertos com a qualidade do que o camo_opera referiu acima e a que assisti com enorme prazer.

    ResponderEliminar
  3. Penso que o rumo da Gulbenkian tem sido bem estruturado e, cada ano que passa, a qualidade mantém-se e a alegria oferecida aos amantes da música (e não só) é enorme.

    A escolha de Paul McCreesh é, para mim, uma excelente escolha face às provas dadas pelo mesmo e, igualmente, pelos contactos no mundo da produção discográfica, o que pode elevar a Orquestra e o Coro Gulbenkian a um nível de reconhecimento mais difundido e que bem merece.

    ResponderEliminar