sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ton Koopman, Fundação Gulbenkian, Fevereiro de 2012


Depois de dois concertos com estrelas do canto lírico na Terça e Quarta-feiras, a FCG voltou a presentear-nos com a presença do famoso maestro holandês Ton Koopman que se apresentava, pela primeira vez, a dirigir a Orquestra Gulbenkian.


O programa escolhido foi constituído, inevitavelmente, por obras do período barroco e clássico.

A primeira obra foi a cantata Ich habe genug (BWV 82) de J. S. Bach destinada à Festa da Purificação de Nossa Senhora e que se baseia num libreto de autor desconhecido.
Foi interessante podermos assistir na mesma semana à mesma cantata em duas das suas versões: primeiro na voz do contratenor Andreas Scholl e, agora, na do baixo alemão Klaus Mertens, colaborador habitual do maestro.


Podemos dizer que a orquestra foi excelentemente dirigida e teve em Pedro Ribeiro um solista para oboé que nos transportou com mestria para a primeira ária Ich habe genug. Klaus Mertens, com a sua voz melodiosa e bem colocada, foi um solista que correspondeu inteiramente às expectativas.

A obra seguinte foi uma selecção da obra Musique de table ou Tafelmusik do compositor G. P. Telemann que data de 1733. É uma obra muito interessante da qual ouvimos uma excelente interpretação, tendo Koopman conduzido a orquestra de um modo muito claro e explorando as várias linhas melódicas e ritmos muito elegantes da obra.

A concluir o programa, ouviu-se a última sinfonia de W. A. Mozart — Sinfonia n.º 41, em Dó Maior, K. 551, composta em 1788 e titulada “Júpiter” pelo seu empresário a propósito da sua eloquência poderosa.
Uma vez mais, Koopman conduziu-nos pela obra de Mozart com excelência, envolvendo o público com o amplo espectro dramático desta sinfonia.

Em suma, com a sua presença simpática e o seu estilo invulgar e muito próprio, Ton Koopman proporcionou-nos mais um espectáculo de elevada qualidade. 

4 comentários:

  1. Caro camo_opera,

    Na ausência do wagner_fanatic, cabe-me a mim dar-lhe as boas vindas como mais um autor "regular" do blogue ""Fanáticos da Ópera /Opera Fanatics".
    Como se pode ver pela qualidade deste texto, o nosso blogue ficará muito enriquecido com a sua colaboração regular.

    Não tive oportunidade de assistir a este concerto e, depois de ler a sua crónica, ainda fico com mais pena de não ter conseguido ir. Mas novas boas oportunidades surgirão (já amanhã!).
    Cumprimentos musicais.

    ResponderEliminar
  2. Caro FanaticoUm,

    Obrigado pela sua calorosa recepção. É com muito gosto que contribuirei com a minha modesta participação neste blogue. Espero é poder fazer jus à sua inegável qualidade!

    Fico à espera de mais um excelente texto seu amanhã!
    Cumprimentos musicais.

    ResponderEliminar
  3. Excelente crónica! Tenho pena de ter sido outro ao qual não pude assistir. Tinha sido interessante ouvir a mesma cantata, com dois dias de intervalo, e interpretações diferentes. Fico a aguardar novas crónicas suas, pelo entusiasmo, clareza e rigor. Parabéns!
    Cumprimentos musicais.

    ResponderEliminar
  4. Excelente revieuw,friendly musical greetings from Gent,
    Willy

    ResponderEliminar