segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Jonas Kaufmann – Simpatia e simplicidade de um Grande Artista / Jonas Kaufmann - Sympathy and simplicity of a Great Artist

(text in English below)

Quando há poucas semanas escrevi aqui um texto sobre Jonas Kaufmann, estava longe de imaginar o que iria acontecer no dia 10 de Dezembro.

Acabado de chegar a Londres, ia a caminho da bilheteira na Royal Opera House quando me cruzo na rua com … Jonas Kaufmann. Será mesmo ele? Perdi a vergonha e, a medo, interpelei-o, dizendo-lhe que o iria ver e ouvir nessa noite. Parou de imediato, cumprimentou-me, abriu o sorriso e agradeceu. Disse-lhe que era português e que escrevia sobre ele num blogue, dado o meu grande apreço pelas suas qualidades artísticas. Respondeu com uma simplicidade e simpatia desconcertantes. Ficou sem resposta a pergunta de quando viria cantar a Portugal, mas trocámos umas breves palavras de circunstância muito agradáveis. Não me quis tornar um empecilho e despedi-me rapidamente.

Nunca me perdoarei o facto de não levar a máquina fotográfica comigo!

(estação de Metro de Covent Garden / Covent Garden underground Station)

(Covent Garden no Natal / Christmas time at Covent Garden)

(Royal Opera House)


Mais tarde ouvi-o como Maurizio na Adriana Lecouvreur (já comentada neste blogue) e, como escrevi, fiquei maravilhado mais uma vez. Aquela belíssima voz de tenor, com o perfume baritonal nos registos baixo e médio, que abre luminosamente nos agudos, para além da emotividade que transmite é, de facto, única e, neste registo, a melhor das que se podem ouvir nos nossos dias.




(Jonas Kaufmann as Maurizio. Photos by Catherine Ashmore)


No final da ópera, já de máquina fotográfica na mão, fui à Stage Door e, no meio de outros admiradores, com CDs, livros, fotografias ou só com o programa (eu entre os últimos) esperei na rua, ao (muito) frio, pela possibilidade de o voltar a encontrar.

Mesmo a meu lado uma bonita jovem atendeu um telefonema … em português. Cumprimentei-a. Disse-me que estuda canto e procura lugar em Londres (sim, porque em Portugal, lamentavelmente, é quase o deserto, sobretudo para os jovens). Espero que consiga e, dentro de poucos anos, gostaria de estar também à sua espera para lhe pedir um autógrafo. Ali, ao fim de mais de meia hora, conseguimos o nosso objectivo. Uma brevíssima troca de palavras com os cantores e, finalmente, uma fotografia!



S.A.P., espero que leia este texto e aqui fica o testemunho e o agradecimento por me ter tirado a fotografia com o Kaufmann, da qual só mostro a metade que interessa.



Jonas Kaufmann, visivelmente cansado, não deixou de se dispor a assinar tudo o que lhe pediram e a deixar-se fotografar por uma legião de admiradores, sempre com um sorriso e palavras simpáticas.


(o autógrafo /the autograph)

É verdade que ainda há Grandes Artistas que, apesar do estatuto que adquiriram e do lugar cimeiro na cena lírica mundial que atingiram por mérito próprio, ainda se mantêm pessoas simples e muito acessíveis, mesmo na ópera (um dos territórios mais atreitos ao vedetismo) que, por isso, geram em nós um respeito e admiração ainda maiores.
É o caso de um Grande Senhor chamado Jonas Kaufmann!



Jonas Kaufmann - Sympathy and simplicity of a Great Artist


A few weeks ago, when I wrote here a text about Jonas Kaufmann, I was far from imagining what would happen on December 10th.

I had just arrived in London and was on my way to the Royal Opera House box office when I saw on the street ... Jonas Kaufmann. Is it really him? I lost the shame and fear and I addressed him, saying that I would be seeing and hearing him that night. He stopped immediately, greeted me, smiled and thanked me. I told him I was Portuguese and that I used to write about him in a blog because of my great appreciation for his artistic qualities. He replied with a disconcerting simplicity and sympathy. He has not mentioned when he would come to sing in Portugal, but we exchanged some nice brief words. I did not want to bore him and I said goodbye quickly.

I will never forgive myself the failure to take the camera with me at that moment!

Later I heard him as Maurizio in Adriana Lecouvreur (already commented in this blog) and, as I wrote, I was amazed once again. That beautiful tenor voice, with the baritonal perfume in low and middle registers, which opens brightly in top notes, beyond the emotion it conveys is, in fact, unique, and the best that can be heard live today.

After the end of the opera, this time with the camera ready, I went to the Stage Door and among other admirers, with CDs, books, photographs, or only with the program (as I was) I waited on the street in the (very) cold weather by the possibility to meet him again.

Just by my side a beautiful young woman called on the phone … in Portuguese. I greeted her. She told me she studies singing and seeks place in London (yes, because in Portugal, unfortunately, there are no professional offers, especially for young people). I hope she can get it, and within a few years, I would like to be also waiting for her for an autograph. After over half an hour, we reached our goal. A very brief exchange of words with the singers, and finally a photo!

S.A.P. I hope you read this text and here is my testimony and thank you for taking the photograph of Kaufmann and me, which I show only the half that matters.

Jonas Kaufmann, visibly tired, signed everything his fans asked for, took photographs with a legion of admirers, always with a smile and very kind words.

Indeed, it is true that there are still Great Artists who, despite having acquired the highest top status in their art and a world leading role in opera, exclusively due to their quality and effort, are still simple and very accessible people, even in the world of opera (which is prone to “primadonna” behavior). This way to deal with ordinary people generates in us an even greater respect and admiration.

This is the case of a Great Man called Jonas Kaufmann!

24 comentários:

  1. Logo vi que vinha encontro! Mas então quais foram os argumentos, que ele utilizou em relação a Portugal?... já tinha pensado nisso?

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  2. Foi suficientemente educado para não os invocar, mas não é difícil imaginar quais são...
    (Só a Gulbenkian nos poderá proporcionar ouvi-lo cá em Portugal, penso).

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  3. Soberbo testemunho, FanáticoUm.

    Corroboro tudo o que diz em relação ao Kaufmann. Também eu, faz agora 4 anos, tive a oportunidade de testemunhar a sua simpatia na stage door da Royal Opera House, após uma Carmen fantástica.

    É desta massa que se fazem os grandes artistas. Grande na voz, na figura, na personalidade.

    Obrigado pelo testemunho.

    Cumprimentos musicais.

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  4. Caro wagner_fanatic,
    Como já escrevi, foi graças a si que conheci este grande cantor já há alguns anos. Nessa altura não tinha ainda o grande reconhecimento mundial que hoje detém. Mas não posso deixar de realçar o facto de não se ter deixado envolver nessa aura dourada, continuando a ser uma pessoa de grande simpatia e simplicidade (qualidades tão raras nas grandes estrelas da ópera, como ambos já testemunhámos com outros / outras que admiramos).
    Um cantor a continuar a acompanhar, pois acho que ainda nos dará muitas alegrias, espero que em Wagner!

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  5. Espero que em Wagner, também. Oxalá tudo lhe corra bem. E talvez o consigamos apanhar aqui ao lado, em Madrid ou em Barcelona.

    P.S. Eu, se não desmaiasse, convidá-lo-ia para tomar um café.

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  6. Que emoção, realmente! Li o seu depoimento com entusiasmo e, de facto, essa simplicidade é uma qualidade notável numa estrela como Kaufmann!
    Ficamos todos à espera que a Gulbenkian faça a vontade a muitos wagnerianos e wagnerianas que apreciam este artista! Saudações!

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  7. Cara Elsa,
    Obrigado pelo seu comentário.
    Como sei que é uma grande apreciadora de Wagner, sugiro vivamente o Lohengrin cantado pelo Kaufmann. É arrasador! Há em DVD numa gravação de Munique. A encenação é, na minha opinião, de mau gosto, mas as interpretações, sobretudo do Kaufmann (mas também da Anja Harteros e da Michaela Schuster) são soberbas. Também se encontra ho Youtube, aos pedaços.

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  8. Caro Paulo,
    Sim, admito que as possibilidades em Madrid ou Barcelona sejam muito superiores a Lisboa, com grande pena nossa.

    A ideia do convite para o café nem me ocorreu, de tal forma fiquei surpreso quando percebi que estava, inesperadamente, cara a cara com um dos cantores que mais admiro na actualidade. Acho que me senti como uma jovem adolescente que, face ao seu ídolo, nem sabe o que dizer ou fazer. Vá lá que não gritei histericamente nem puxei os cabelos!

    Estou a brincar. Quando nos conhecermos fisicamente na Fanciulla no próximo MetLive, (mantém-se de pé o encontro, espero, depois da minha inqualificável ausência no anterior) perceberá melhor o ridículo da brincadeira, mas desvendo uma parte: adolescente já fui há muuuitos anos e cabelos... também já tive muitos mais!

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  9. Caro FanaticoUm

    Isto é que é uma experiência fantástica.
    Os grandes são mesmo assim, simples e cordiais.

    Cumprimentos

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  10. Hi,
    What a story! And nice shots!
    Yes, Kaufmann is always nice to the fans. One time I asked him to shake hands and he did it a little bit shyly. I liked it so much. There's no arrogant air like "Hey, I'm an opera star!" He is a person with modesty. But one day he said he didn't like the love letters from fans. We all know that he is happily married and a father of 3 children. Then a woman worte him, "You only look at me in the audience and you only sing for me." Some people are crazy.

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  11. Caro Alberto,
    É bem verdade o que diz mas, infelizmente, esta simplicidade e cordialidade por vezes não existem de todo em relação a outros que muito admiramos.
    No meu caso particular, posso dar como exemplo a Senhora Gheorghiu, que muito aprecio, com quem contracenou na maioria das récitas da Adriana, e que é de um vedetismo perfeitamente patético e insuportável.

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  12. Dear lotus-eater,

    Thank you for your comment. You have just posted in your blog an interview with Jonas Kaufmann.

    I now can confirm what you had mentioned before and have repeated here. Kaufmann was very nice to the fans, with modesty and he was never arrogant. By the contrary, always smiling and expressing sympathy, despite being tired after the performance. This makes him even a more respected artist by us.

    All other episodes you mention are nonsense (and must be annoying for him!). We are here commenting on artists we like because they sing in a superb way and, furthermore, they respect their fans. All other attitudes from the public are out of the scope of this blog.

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  13. Também conversei com ele, à porta do Met, depois do seu extraordinário Cavaradossi... Mas o móbil da ida à entrée des artistes tinha que ver com o registo baixo-barítono... Um portuga, diante de Terfel, a conter as lágrimas...

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  14. Hi FanaticoUm,
    Do not take seriously about some comments from others on my blog. Some people think they know it all! And sometimes the way they express themselves is not nice at all.
    I wish you and wagner_fanatic and all your readers a happy Christmas.

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  15. Caro Dissoluto Punito,
    Sabe que, neste blogue, pelo menos no que a mim respeita, as suas contribuições são uma distinção ímpar, pelo respeito que lhe temos, como pioneiro nacional nestas andanças!
    Li, a seu tempo, a descrição que fez desse encontro, penso que inesquecível, com Bryn Terfel (um artista também muito "glorificado" por estes lados, nomeadamente pelo meu amigo wagner_fanatic).
    Neste caso específioc que relatei, o que mais me impressionou positivamente foi a simplicidade da postura (nos antípodas do vedetismo) do cantor, que pertence ao muito restrito grupo dos que mais admiro. Já tive, no passado, outras experiências com outros grandes nomes da lírica mundial que, infelizmente, não me deixaram grandes saudades, na sua postura como seres humanos...
    Terfel é um outro dos grandes que nunca tive oportunidade de tentar conhecer pessoalmente, mas em Abril, na Valquíria do Met, espero colmatar essa falha!
    Cumprimentos e votos de Boas Festas e um excelente Ano de 2011 (também para a restante família, nomeadamente o Tiago Palaré Galamba de Almeida)

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  16. Dear lotus-eater,
    Do not worry, I have my opinions and I have no doubts about my choices. For me, they are the best and I do not mind of what other people think. I respect the opinion of everybody else, as I hope they respect mine.
    But it is very curious that, concerning Jonas Kaufmann, a German artist, the most negative opinions come from Germans. I know Germany is a great country, with a lot of gerat singers, buit I still find curious that most criticism comes from there.
    I wish you all a Merry Christmas and an excellent Year of 2011

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  17. Caros,

    Fico deveras lisonjeado com os galhardetes :) Também eu sou um assíduo leitor deste espaço!
    FESTAS FELIZES!

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  18. Hi FanaticoUm,
    I know what you mean. But it is normal in Germany: "Being critical" belongs to the nature of German. Especially the hardest criticism comes from their own people. Kaufmann knows it very well and reacts with ease. As I told you, if he wouldn't be so popular in other countries, he still couldn't be on stage of his own home town.
    On my blog some commentators tries to change my opionion, but they will know soon that it'll be in vain. Kaufmann doesn't darken his voice!

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  19. Terrific story and a fantastic experience. A great artist, indeed!

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  20. A recíproca é verdadeira caro Fanaticoum!
    Também aproveito para lhe desejar muitas alegrias no Natal e no ano de 2011
    Um abraço

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  21. The beauty of light and music,
    making this cristmas days,
    warm and human!
    Merry christmas,Willy

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  22. Con muchísimo retraso, descubrí precisamente tu blog ayer, pero me alegró mucho leer esta experiencia que viviste con el tenor Jonas Kaufmann.
    Estuve a punto de ir a esa Adriana, pero los planes se truncaron... qué lástima porque vista la grabación por la tele tenía que ser en directo realmente algo mágico.

    Me alegro que vivieras ese encuentro tan precioso. Si no te importa, añadiré tu blog en el mío.

    Un abarzo,

    brunilda

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  23. @ brunilda,

    Obrigado pelo comentário.
    Gostaria de visitar o teu blogue. Qual é o endereço?
    Um abraço
    FanaticoUm

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  24. Supongo que debe ser problema mío, pero no me ha permitido firmar como siempre hago.
    Mí blog es:

    http://ecosidolceilsuondellasuavoce.blogspot.com

    En él, también he hablado de Kaufmann.
    Me alegro de haber descubierto tu blog, un abrazo.

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