domingo, 8 de maio de 2011

PIOTR BECZALA – encontro no Met, Nova Iorque, Março de 2011


(text in English below)
Piotr Beczala é um dos maiores tenores da actualidade. O timbre é belíssimo e não perde qualidade nos diferentes registos, o fraseado lírico é perfeito, o legato notável e as notas mais agudas são impressionantes.


Depois de sair da Polónia e, como tantos outros grandes artistas da actualidade, foi cantor residente na Ópera de Zurique durante alguns anos. Após 2004 tem cantado em todos os grandes teatros de ópera mundiais, onde o seu talento tem recebido reconhecimento e aplauso unânimes.


Ouvi Piotr Beczala ao vivo, pela primeira vez, numa Lucia di Lammermoor no Met, em substituição de Rolando Villazón. Fiquei impressionado e convencido que a substituição, ao contrário do que pensava, foi para melhor. Posteriormente ouvi-o como Lensky (Eugene Onegin), duas vezes como Rodolfo (La Bohéme) aqui e aqui e, agora como Romeu (Roméo et Juliette).



Não perdi a oportunidade de lhe pedir um autógrafo e umas fotografias. Foi muito gentil e disse-me que tinha vindo a Portugal apenas uma vez e não sabe quando voltará, mas gostaria de cá cantar. Conforme me informou o Paulo do blogue Valkirio, cantou na ópera Iolanta, no São Carlos e, já nessa altura, impressionou.




No Met Live teremos oportunidade de o ouvir já no próximo ano mas, ao vivo, quem sabe, num ciclo de canto da Gulbenkian…




Piotr Beczala - meeting at the Met, New York, March 2011

Piotr Beczala is one of the greatest tenors of our times. The timbre is beautiful, the lyrical phrasing is perfect, maintains high quality from one register to another, the legato is remarkable and top notes are impressive.

After leaving Poland and like so many other great artists of today, he was a resident singer at the Zurich Opera for some years. After 2004 he has sung in all the major opera houses worldwide, where his talent has received unanimous praise and applause.

I heard Piotr Beczala live for the first time in Lucia di Lammermoor at the Met, replacing Rolando Villazon. I was impressed and convinced that the replacement, contrary to what I expected, was better. Later I heard him as Lensky (Eugene Onegin), twice as Rodolfo (La Bohéme) here and here and now as Romeo (Roméo et Juliette).

I did not miss the opportunity to meet him for an autograph and some pictures. He was very kind and told me he had been to Portugal only once, and that he would like to sing here again. As Paulo from the blog Valkirio informed me, he sang in the opera Iolanta at Teatro São Carlos and, by that time, he was already impressive.

We will have the opportunity to hear him next year at a Met Live projection, but live, maybe in a future programme at the Gulbenkian Foundation …

8 comentários:

  1. Mais uma aula encantadora!
    Caro Fanático venho sempre ao seu blog aprender, me atualizar e curtir os seus textos, sempre bem escritos.
    Um abraço do Brasil.
    Não tenho ido ao teatro, mas quando for te passarei minhas impressões...

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  2. Com certeza soube esperar até ao período de maturação da voz estar concluído...

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  3. @ Antonio Machado,
    Caro António, deixa-me envergonhado com os seus comentários. Eu sou um apreciador amador de música lírica mas o António é um Mestre de outra arte, a pintura, que nos oferece e encanta constantemente, juntando explicações sempre reveladoras.
    Âconselho todos os leitores do nosso blogue a visitarem o seu, António Machado. Vão ver que terão uma agradável surpresa e ficarão fâns.

    @ Placido,

    Sim, soube esperar e é hoje, na minha opinião, um dos melhores tenores líricos da actualidade. Fantástico.

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  4. I wish I could sing loudly enough Happy Mother's Day!

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  5. Ele gostaria de cantar cá e nós gostaríamos de ouvi-lo. Poderá vir à Gulbenkian, é?

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  6. Caro FanaticoUm,

    Nunca ouvi o Beczala ao vivo mas vi aquela gravação da Lucia de Anna Netrebko no Met e gabo muito a sua voz e postura em palco.

    Devo dizer que, pelo seu timbre, adoraria vê-lo como Tamino, papel que fez em anos passados da sua carreira.

    Obrigado pelas fotos. Também acha ele que fica mais velho com os óculos?

    Cumprimentos musicais

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  7. @ Paulo,
    A vinda à Gulbenkian é mero desejo meu, pois penso que será a única hipótese, agora que tem um enorme reconhecimento mundial.

    @ wagner_fanatic,
    É um tenor que recomendo vivamente, apesar de saber que temos habitualmente diferenças marcadas nas apreciações dos tenores!
    Como Rodolfo, na Bohéme, é fantástico.

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  8. Bela voz, caro FanaticoUm.

    Esperemos pela Gulbenkian, já que o S. Carlos...

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