quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Die Walkϋre – Teatro alla Scala, Milão – 2 de Janeiro 2011 – A experiência ao vivo!




(Review in english below)

Finalmente, depois do infortúnio de Maio de 2010 com o Simão Boccanegra e contra aquilo que, irado, na altura referi neste blog sobre o nunca voltar a Milão com o intuito de assistir a uma ópera, as portas do Scala abriram-se para mim, sem restrições, no passado dia 2 de Janeiro.

Lá dentro aguardava-me a última récita de “A Valquíria”, englobada na nova produção do Anel do Nibelungo de Richard Wagner, desta casa de Ópera, em co-produção com a Staatsoper de Berlim.



Há muito conhecido o elenco desta produção, um viés surgiu pouco tempo antes da saída para venda dos bilhetes: a ausência de Rene Pape por motivos pessoais. Mas quando se reúnem excelentes nomes em cada um dos papéis principais, a saída de um, embora importante, não inviabiliza a qualidade geral. Nomes como Waltraud Meier, Nina Stemme, John Tomlinson e Simon O’Neill fazem deliciar qualquer wagneriano quando isolados, quanto mais quando todos juntos.



A minha primeira impressão do Scala foi bastante positiva. Pensava encontrar um ambiente algo austero e snob mas, pelo contrário, achei o seu interior bastante acolhedor e o público pareceu-me genuinamente interessado em Ópera, e não particular ou necessariamente em Moda... Sente-se a história da Ópera em cada canto da sala.



A beleza da disposição dos camarotes e da arquitectura é sublime, pecando apenas no facto de, ao contrário de outras casas de Ópera como por exemplo a Royal Opera House, a quantidade de lugares com má visibilidade mas a preços elevados ser muito grande. Ficámos nas 2 primeiras cadeiras de um camarote lateral mas com boa visibilidade. Contudo, os dois lugares por trás de nós tinham tão pouca visibilidade que os ocupantes passaram praticamente a totalidade da récita de pé... A plateia parece muito plana e não confio que se consiga ver algo sem cabeças à frente nos lugares que não na primeira fila ou na fila 13.



Vamos então deixar o Maestro Barenboim entrar em cena e receber uma ovação merecida:



A encenação de Guy Cassiers, embora com todas as críticas depreciativas que possam ter sido feitas, é uma encenação coesa e, do meu ponto de vista, apenas com uma ou outra incoerência que não compreendi.

O 1º acto revela-nos o interior da casa de Hunding. Num quadrado enquinado projecta-se uma lareira e é igualmente por ai que entram Siegmund e Hunding, aproveitando-se um jogo de sombras e luzes que muito aprecio em encenações operáticas. Esta forma permitiu relevar o cansaço de Siegmund ao chegar e o temerário surgir de Hunding em sombra quase gigante e em sincronia com o seu leitmotiv na orquestra. Num espaço central praticamente desnudo, a mesa é sugerida por um projecção de luz quadrada no chão, com o pormenor das personagens em nunca passarem por cima da mesma. A projecção da cara de Wotan na parede da casa quando Siegmund narra a sua história e fala sobre o seu pai Walse (que como sabemos não é ninguém mais que Wotan) é interessante e bem conseguida. A árvore que no seu leito guarda Notung é simples. Numa encenação que apesar destas originalidades não deixa de ser clássica, tenho pena que Cassiers não tenha arranjado forma de cintilar a espada com luz quando Siegmund se questiona pela mesma, prometida por seu pai.



O 2º acto tem por fundo, na 1ª cena, estátua de 10 cavalos que corresponderão aos das 9 Valquírias e Wotan (penso). À esquerda, um globo “rendilhado” gira sobre o seu eixo, simbolizando o Mundo. Nele se projectaram algumas imagens mas que, na maioria das vezes, não consegui perceber o que eram. Quando Wotan diz que só lhe resta esperar pelo fim, o parar do seu movimento giratório (simbolizando o fim do Mundo e dos Tempos) marcou mais um ponto positivo para Cassiers. A transição para a 2ª cena, surgindo vários troncos brancos, onde se projectam imagens de floresta, cria o ambiente com classe. A luz que acompanha Brunnhilde quando esta aparece a Siegmund cria um efeito de revelação em palco. Toda a cena final vive em conteúdo, destacando-se a ira de Wotan que se reflete na projecção de fogo sobre o que eram as árvores/troncos, e o aparecimento de uma linha luminosa vermelha vertical quando Siegmund e (depois) Hunding morrem, simbolizando isso mesmo: a morte.

No 3º acto, no fundo encontramos a projecção de uma miscelânia de corpos e um cavalo ao centro, procurando transmitir a função das Valquírias no recolher de heróis para Walhalla. Linhas luminosas verticais estão dispersas sobre a cena, personificando os heróis mortos. Na minha opinião, Cassiers podia ter colocado as Valquírias a deambular sobre o palco e, ao tocarem cada uma destas linhas, elas elevar-se-iam desaparecendo de cena. Não seria assim poético o simbolismo da subida dos heróis para Walhalla? Eu acho que sim. Em vez disso, toda a cena das Valquírias ficou pouco dinâmica e interessante. Finalmente aqui, Brunnhilde desenrola a sua saia imensa e deixa de parecer um cogumelo ambulante... Gostei particularmente dos dois momentos de abraço entre Wotan e Brunnhilde após este proferir a sentença castigadora – um primeiro tímido, como que envergonhado, de quem lamenta ter procedido menos bem, embora pelo melhor; e um outro de claro amor entre ambos e de perdão quase total. A opção por colocar Brunnhilde sobre um conjunto de lâmpadas de solário, imitando assim um fogo aterrorizador para todos menos para Siegfried, é original. Apesar de ser evidente a queda de água para refrescar uma Nina Stemme com ombros e dorso desnudos, ainda não sei como não fritou sobre a estrutura. Corremos o risco de ver uma Nina Stemme, pelo menos, mais bronzeada no Siegfried...



A Orquestra esteve muito bem, sob a direcção de Daniel Barenboim. O som que consegue extrair do conjunto é realmente sublime. Contudo, continuo a achar (e o mesmo achei no seu Parsifal em Berlim em 2009) que Barenboim, por vezes, não consegue um equilíbrio perfeito entre os naipes em termos de dinâmica. O mesmo acontece entre a Orquestra e os cantores. Acho que não podemos dizer que os cantores têm pouca potência vocal que os impeça de sobrevoar o som da orquestra. Podemos sim dizer que Barenboim puxa excessivamente pelo som orquestral que, praticamente nenhum cantor o consegue sobrepor. Sente-se assim que Barenboim encara a orquestra como uma outra personagem da Ópera mas parece que frequentemente a privilegia, talvez um pouco como reflexo do seu próprio Ego.



Em relação aos cantores permitam-me que os reveja de acordo com a prestação nesta récita.

Waltraud Meier esteve absolutamente fenomenal como Sieglinde! Em excelente momento de forma vocal, viveu a personagem quer vocal quer dramaticamente, de uma maneira como nunca a vi fazer nas diversas ocasiões em que a vi no papel. Realmente este é um papel de assinatura que consegue manter com grande mestria.



John Tomlinson esteve igualmente em excelente nível. O papel também se encaixa como uma luva no seu momento de carreira. Como sabemos, já não tem agudos fortes e claros, e quando os faz é em visível esforço. Aqui vive dos baixos e esses ainda os faz ecoar em grande estilo. A sua fisionomia também transpira Hunding.

Ekaterina Gubanova foi uma Fricka eficaz. Possuidora de um timbre perfeito para o papel, apesar de cantora de Leste, tem alma no que canta e transmite-o com simplicidade.

Nina Stemme esteve também ao seu mais elevado nível mas não posso deixar de referir que entrou mal... Os seus Hoihotohoos iniciais foram muito contidos e o final da primeira sequência dos mesmos foi completamente fora de tom. Possivelmente aqueceu mal... Mas a partir do monólogo de Wotan foi sublime. Excelente presença de palco, com cada movimento de corpo com sentido e uma voz forte e segura. Se juntarmos Nina, Waltraud e Tomlinson, estes conseguiriam facilmente tornar uma récita em versão de concerto num espectáculo memorável. Isto porque a voz por si só transmite todas as emoções vividas pela personagem – algo apenas ao alcance de grandes cantores.



Simon O’Neill é um dos meus cantores wagnerianos favoritos da actualidade. Já havia ouvido, com agrado, o seu Fidelio e (embora com menos fervor) o seu Lohengrin, num passado recente. Pela primeira vez assisti ao seu Siegmund, papel que estudou com o grande Plácido Domingo (e que tenho como referência moderna do papel). Na minha visão podemos dividir o seu Siegmund em dois:

Siegmund A – Um Siegmund de voz fina, contida, cantada com a boca em formato de “I”, com pouco legato, numa tentativa pouco eficaz de transmitir emoções por gestos, como que se os testículos lhe tivessem subido para o abdómen.

E

Siegmund B – Um Siegmund de voz mais forte, boca em formato de “a”, legato cativante, gestos enquadrados e em relação com sentimentos cantados, claramente com testículos de volta do abdómen ao seu lugar próprio.

Começou em A, passou para B de forma magnífica a partir do dueto final com Sieglinde no 1º acto, principalmente após o Wintersturmme. No 2º acto ainda em modo B, voltou a cair para A na fase inicial do dueto com Brunnhilde mas acabou em claro modo B.

Simon O’Neill só será um grande Siegmund quando compreender que tem de cantar o papel sempre em modo B!



O substituto de Pape foi Vitalij Kowaljow. Para mim foi o elo mais fraco do elenco principal. Tem um timbre aceitável para o papel mas canta-o com demasiada métrica, incapaz de usar a dinâmica para realçar aspectos interpretativos importantes e dilemas da personagem. Legato lírico nem vê-lo quanto mais escutá-lo... Esteve talvez no seu melhor no monólogo do 2º acto, altura em que outros Wotan curiosamente muitas vezes falham em interesse interpretativo. Os seus gestos em palco limitaram-se ao abrir dos braços e ao movimento de 180º do braço direito em plano horizontal. Muito fraco.



As Valquírias como conjunto foram nitidamente fracas. Fraca potência vocal (e não foi por Barenboim puxar pelo som da Orquestra...) e muito estáticas na sua principal cena da ópera.



No geral, assisti a uma produção e a uma récita não perfeita, mas muito boa. Acho que me tenho tornado cada vez mais exigente em Wagner... Quando gostamos muito, acabamos por querer ver tudo na idealização que já fizemos do que achamos perfeito. Mais isso nem sempre acontece a 100%...






Die Walküre - Teatro alla Scala, Milano - January 2, 2011 - The live experience!





Finally, after the misfortunes of May 2010 with Simon Boccanegra and against what at the time I mentioned on this blog of never to return to Milan in order to attend an opera, the Teatro alla Scala opened its doors to me, without restrictions, on January 2.




Inside awaited me the last representation fo "The Valkyrie", enclosed in a new production of the Ring of the Nibelung by Richard Wagner in a co-production with the Staatsoper Berlin. Knowm several months before, the cast of this production suffered an important loss shortly before the release for sale of tickets: the absence of Rene Pape for personal reasons. But when they gather great names in each of the main roles, the abscence of one, albeit important, does not invalidate the overall quality. Names such as Waltraud Meier, Nina Stemme, John Tomlinson and Simon O'Neill delight any Wagnerian when they enter any production, and even more when they are all together on the same one.




My first impression of the Scala was very positive. I was expecting to find an environment somewhat austere and snob, but instead, I found the interior very cozy and the audience seemed genuinely interested in opera, and not particularly or necessarily interested in Fashion ... We can feel its history in every corner of the room.



The beauty of the arrangement of boxes and the architecture is sublime. I regret that, unlike other opera houses such as the Royal Opera House, there are too many seats with poor visibility but still very very expensive. We had the first 2 seats of a side box but with good visibility. However, the two places behind us had so little visibility that the occupiers had to spend almost the entire representation standing up... The orchestra stalls seems too flat and I do not trust that you can see something ahead without heads in front in places other than the front row or in row 13.




Let's leave the Maestro Barenboim enter on the scene and receive a deserved standing ovation:




The staging of Guy Cassiers, despite all the criticism that may have been made, is cohesive and, from my point of view, with only one or another inconsistency that I did not understand.The 1st act shows us the inside of the house of Hunding. A square in the middle sees projected a fireplace and is also from it that Siegmund and Hunding enter on the stage, taking advantage of a game of shadows and lights, which I greatly appreciate in operatic productions. This allowed us to see the fatigue of Siegmund and Hunding's giant shadow appearing in a syncronous way with his leitmotif in the orchestra. On the almost empty central space, the table is suggested by a square of light projected on the floor with the detail of the characters never passing over it. The projection of Wotan’s face in the wall of the house when Siegmund tells his story and talks about his father Walse (which we know is Wotan) is interesting and successful. The tree that keeps Notung on his bed is simple. In a scenario that despite these originality never ceases to be classic, I'm sorry that Cassiers did not find a way of showing a flashing light over Notung when Siegmund asks where the promised sword by his father is.




The 2nd act, in the 1st scene, shows us in the back, a statue of 10 horses that correspond to the ones of the nine Valkyries and Wotan (I believe so). On the left, a globe rotates on its axis, symbolizing the world. In it are some projected images but in most cases, I could not understand what they were. When Wotan says that he has only to await the end, it stops its spin (symbolizing the end of the World and Times) scoring another positive point for Cassiers. The transition to the 2nd scene, leads to the appearance of several white trunks, on which are projected images of a forest, creating a classy environment. The light that is shown when Brunnhilde appears to Siegmund creates an effect of revelation on stage. The entire final scene lives in content, highlighting the wrath of Wotan as reflected in the projection of fire on what were the trees / logs, and the appearance of a bright red vertical line when Siegmund and (later) Hunding die, symbolizing death.


In the 3rd act, on the back, we find the projection of a patchwork of bodies and a horse center, looking forward, symbolyzing the deed of the Valkyries in gathering the heroes to Walhalla. Vertical lines of light are scattered about the scene, impersonating the dead heroes. In my opinion, Cassiers could have put the Valkyries walking on stage and when they touched each of these lines, they would rise up disappearing from the scene. It would be so poetic as a symbolism of rising heroes to Valhalla... I think so. Instead, the whole scene of the Valkyries was sluggish and uninteresting. Finally here, Brunnhilde unfolds her skirt and ends her look of a big mushroom ... I especially liked the two moments of embrace between Wotan and Brunnhilde delivering the ruling after this chastening - a first timid, as if ashamed, and another full of love and almost total forgiveness between them. The option of putting Brunnhilde on a set of solarium lamps, imitating a terrifying fire to all but Siegfried, is original. Although it was and seen that sparkles of water were coming down in order to to cool off a Nina Stemme with bare shoulders and back, I still do not know how she did not get fried on the structure. We will probably see a more tanned Nina Stemme in the next opera Siegfried...




The orchestra did very well, under the direction of Daniel Barenboim. The sound that he can extract from it is truly sublime. However, I still believe (and I felt the same in his Parsifal in Berlin, 2009) that Barenboim sometimes can not find a perfect balance between the naipes in terms of dynamics. The same happens in the orchestra and singers. I think we can not say that singers have little vocal power that does not allow them to overcome the sound of the orchestra. What we can say is that Barenboim pulls excessively to the orchestral sound, and the singers simply do not have a chance. Barenboim sees the orchestra as another character in the opera but it seems that often favors it, perhaps as a reflection of his own ego.



Now the singers, in order of excellency...

Waltraud Meier as Sieglinde was absolutely phenomenal! In excellent vocal form, she lived the character in voice and drama, in a way I have never seen her do on many occasions I saw her on this role. Actually this is a role that she can keep singing with great mastery.




John Tomlinson was also excellent. The role also fits like a glove on his current career path. As we know, he no longer has a high pitch note and when he tried to sing them, they come in a visible effort. As Hunding he lives on his still perfect lower pitch. His looks also live Hunding.


Ekaterina Gubanova was an effective Fricka. Possessing a perfect pitch for the role, she sing her soul in every note and conveys it with simplicity.


Nina Stemmewas also at her highest level but I can not help noting that their initial Hoihotohoos were very tight and the end of the first sequence of them was completely out of tune. But from the Wotan's monologue she was sublime. Excellent stage presence. Each body movement has a purpose. Her voice is strong and lyrical. If we add Nina, Waltraud and Tomlinson, they easily would be able to make a concert version of this opera a memorable show. This is because the voice alone conveys all the emotions experienced by the character - something just allowed to the great singers.




Simon O'Neill is one of my favorite Wagnerian singers. I had heard with satisfaction his Fidelio and (though with less fervor) his Lohengrin, in a recent past. For the first time I watched his Siegmund, a role he studied with the great Placido Domingo (and I have as a modern reference paper). In my view we can divide his Siegmund in two:


The A-Siegmund - soft-spoken, restrained, sung with the mouth in the form of "I", with little legato in an ineffective attempt to convey emotions through gestures, as if his testicles had risen to the abdomen...


and...


A B-Siegmund - stronger voice, mouth-shaped as “a”, beautifull legato and perfect gestures in relation to feelings, clearly with his testicles back to where they belong.


He started as A, rose to B magnificently from the final duet with Sieglinde in the 1st act, especially after the Wintersturmme. In Act 2 he began in B-mode in ordero to fall back to A early in the duet with Brunnhilde, but then returning to B until the end.Simon O'Neill will only be a great Siegmund when he realizes that he must always sing the role in B-mode!




Pape's replacement was Vitalij Kowaljow. For me he was the weakest link in the main cast. He has a decent tone for the role but sings it too metric, unable to use the dynamics to highlight important issues and dilemmas of the character. Where did he put the lyrical legato?... He was perhaps at his best during monologue from Act 2, when other Wotans curiously often fail to do it of special interpretive interest. His gestures on stage were limited to the open arms and the movement of the right arm in the horizontal plane. For sure, he was the weakest link.




The Valkyries as whole were clearly weak. Weak vocal power (and here not a Baremboim’s fault...) and very static in theit main scene of the opera.




Overall, I attended a production and a representation that was not perfect but very good. I think I have become increasingly demanding in Wagner ... When we love, we ultimately want to see everything as we have idealized as perfect. But this is not always possible at 100%.


domingo, 9 de janeiro de 2011

LA FANCIULLA DEL WEST, Met Live em HD; Fundação Gulbenkian, Janeiro de 2011

(Review in English below)

Um Western à antiga no Met!

La Fanciulla del West, de Giacomo Puccini com libretto de Guelfo Civinni e Carlo Zangarini é uma ópera que relata uma história passada nos finais do Século XIX na Califórnia, no período da corrida ao ouro. Está longe de ser uma das minhas preferidas, mas o espectáculo que nos foi oferecido ultrapassou as melhores expectativas.

Minnie, a dona de um Saloon, é desejada por todos os homens do lugar, incluindo o xerife Jack Range. Acaba por se apaixonar por um forasteiro, Dick Johnson, que é um bandido procurado localmente. Ela recebe-o em sua casa. Lá é encontrado e ferido pelo xerife. Após uma aposta num jogo de poker com Jack Range, em que Minnie faz batota, consegue a sua libertação. Contudo, Dick Johnson é novamente capturado e, quando está prestes a ser enforcado pelos mineiros, surge Minnie que pede a sua libertação, recordando a todos o que lhe devem. Os mineiros cedem e os dois partem juntos.

A encenação, de Giancarlo del Monaco, é convencional e fantástica. Faz-nos reviver um western “clássico” em que foram cuidados todos os pormenores: roupas, cartas, pistolas, espingardas, bebidas, charutos, todo o Saloon, a casa de Minnie e a rua local. Também excelente a movimentação em palco dos mineiros (coro e alguns cantores secundários) e a chegada dos protagonistas montados em cavalos. Só faltou aparecer o John Wayne…
Subitamente recordei os filmes da minha infância e o período em que recebíamos como prendas uma estrela de xerife, uma pistola e um chapéu de cowboy.

Mais um exemplo perfeito de como a ópera é para ouvir, mas também para se ver!

(algumas fotografias são de Ronald Blum)

Nicola Luisotti foi um maestro à altura da obra, tal como o foram a orquestra e o coro.

Em relação aos cantores, devo confessar que, até ao último minuto, alimentei a esperança de ver Elisabete Matos como Minnie, cantora que alternou com Débora Voigt e a havia substituído na récita anterior, por doença. Os relatos do sucesso de Elisabete Matos foram estrondosos e seria um orgulho para todos nós podermos ver a nossa grande cantora num dos mais importantes teatros de ópera do mundo. Para ela, seria uma projecção mundial da mais elementar justiça, sobretudo tendo em mente a forma infame como tem sido tratada pelo nosso único teatro nacional de ópera e como o seu sucesso tem sido ignorado pelos media nacionais. Mas, infelizmente, ainda não foi desta…


Minnie foi interpretada pelo soprano americano Deborah Voigt. Devo confessar que não gosto do timbre da cantora mas reconheço que teve um desempenho de qualidade. É curioso que, quando começava a cantar, parecia que tinha uma voz pequena mas, depois, revelou estar à altura das exigências da personagem, até sem aparentar grande esforço. Cenicamente também esteve bem.


Marcello Giordani, tenor italiano, foi um Dick Johnson que cumpriu o papel sem encantar. A voz é muito potente, não desafina, mas não é mais do que isso. Falta-lhe cor e emotividade expressiva. E achei ainda que o cantor não foi capaz de representar de forma convincente o papel que desempenhou, embora esta não tenha sido a exigência mais importante.


Também o barítono italiano Lucio Gallo ficou aquém do que seria desejável para Jack Range. Desinteressante na representação, a voz cumpriu sem encantar revelando pouca maleabilidade interpretativa.


****

LA FANCIULLA DEL WEST, Met Live in HD; Fundação Gulbenkian, January  2011


A western in the Met like in the good old days!

La Fanciulla del West by Giacomo Puccini with libretto by Guelfo Civinni and Carlo Zangarini is an opera that tells a story set in the late nineteenth century in California during the gold rush. It is far from being one of my favourites, but the performance we were offered exceeded my highest expectations.

Minnie, the owner of a Saloon, is desired by all men of the place, including Sheriff Jack Range. She ends up falling in love with a stranger, Dick Johnson, who is a bandit chased locally. Minnie invites him to her house. There, he is found and wounded by the sheriff. After a bet with Jack Range in a poker game in which Minnie cheats, she gets his freedom. However, Dick Johnson is captured again and when he is about to be hanged by the miners, Minnie comes up asking for his release, reminding everyone what they owe her. The miners accept Minnie’s request and the two leave together.

The production, by Giancarlo del Monaco, is conventional and fantastic. It makes us revive a "classical" western where every detail was taken care of: clothes, letters, pistols, rifles, beverages, cigars, all the Saloon, the house of Minnie and the local streets. Also excellent were the movements of the miners on stage (chorus and some singers from high school) and the arrival of the artists on horseback. We only failed to see John Wayne appearing ...
Suddenly I recalled the films of my childhood and the period in which we received as gifts a sheriff's star, a gun and a cowboy hat.

This performance is another perfect example of how the opera is to hear, but also to see!

Maestro Nicola Luisotti directed the score with high quality. The same applies to the orchestra and the chorus.
Concerning the singers, I must confess that, until the last minute, I hoped to see Elisabete Matos as Minnie, that was also singing the role alternating with Deborah Voigt and that had replaced her, due to illness, in the previous performance. The reports of the success of Elisabete Matos were tremendous and it would be a pride to us all that we could see our great Portuguese singer performing in one of the most important opera houses in the world. For her, it would have been a world projection of the most elementary justice, especially bearing in mind the disgraceful way she has been treated by our national opera house, as well as how her success is being largely ignored by the national media. But, unfortunately, it was not yet this time ...

Minnie was interpreted by American soprano Deborah Voigt. I must confess I do not like the timbre of the singer but I recognize that she sang with quality. It is curious that when she started singing she seemed to have a small voice, but later she revealed to be at the highest demand of the character, even without apparent effort. Artistically she was also good.

Marcello Giordani, Italian tenor, was a Dick Johnson who sang the role without charm. The voice is very powerful, on tune, but no more than that. It lacks colour and expressive emotion. And I think the singer was unable to act convincingly the role he played, although this was not the most important requirement.

Italian baritone Lucio Gallo was also short of what is desirable for the role of Jack Range. The acting was not exciting and the voice was decent but did not reveal interpretive malleability.
****

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Da Casa Dos Mortos, Leoš Janáček – Fundação Calouste Gulbenkian – 6 de Janeiro 2011



Da Casa Dos Mortos é a última ópera de Leoš Janáček. O libretto procura condensar a obra “Casa Morta” de Dostoievski. Esta, por sua vez, traduz a vivência do autor no seu exílio na Sibéria, cumprindo pena sob acusação de conspiração contra o Estado Russo.

A produção semi-encenada, e com recurso multimédia, apresentada hoje e amanhã, pela Fundação Calouste Gulbenkian, é bem conseguida. Contudo é de difícil assimilação para quem não se sente acusticamente familiar com o estilo de Janáček.

A música de Janáček é perturbante no primeiro acto, evoluindo em ideias melódicas altamente contrastantes, apresentadas com orquestração rude e agressiva. O 2º acto evolui de modo mais lírico e é, sem dúvida o mais envolvente dos três, culminando num acto final em que se fundem ambos os ambientes. O libreto é um relato de diversas histórias pelos prisioneiros, de interesse duvidoso e pouco cativante.

Esa-Pekka Salonen pareceu-me muito seguro no podium, dirigindo uma Orquestra Gulbenkian coesa e, como habitualmente, de qualidade exímia. É evidente o elevado conhecimento deste Maestro sobre a obra, em parte tutorado por Pierre Boulez, tendo já dirigido no Met de Nova York e no Teatro alla Scala em Milão.


Os solistas demonstraram excelente qualidade vocal e interpretativa, destacando-se no seu todo. Muitos deles já tendo participado com Salonen em produções prévias da obra.

A apresentação semi-encenada, em que aparecem de calça e colete pretos, com camisa branca descontraída e alguns adereços particulares, como as cadeiras de palco, resultou muito bem.

A projecção multimédia, da responsabilidade de Kristiina Helin, utiliza projecções do filme documentário Blatnoi mir (realizado por Jouni Hiltunen), bem como de outros (Nosferatu, eine Symphonie dês Grauens de Friedrich Wilhelm Murnau como fundo à peça Kedril e Don Juan; e Lot in Sodom de James Sibley Watson). Cria um enquadramento propositado às passagens cantadas e complementa a qualidade do efeito cénico global.

Não posso dizer que esta minha estreia em Janáček tenha sido excelente mas também não foi completamente desconcertante. Não consegui entrar totalmente na ideia filosófica da obra. Talvez uma visualização da versão encenada de Patrice Chéreau me ajude proximamente a viver de modo diferente esta ópera.

Peço perdão, Sr. Janáček, se não compreendi (para já) a sua visão.




From The House Of The Dead, Leoš Janáček - Calouste Gulbenkian Foundation - January 6th, 2011






From the House Of The Dead is Leoš Janáček the last opera. The libretto attempts to condense the book "Dead House" by Dostoievsky. This, in turn, reflects the experience of the author in his exile in Siberia, serving time due to the charges of conspiracy to the Russian regime.

The semi-staged and multimedia supported production presented today and tomorrow, by the Calouste Gulbenkian Foundation, is well achieved. Yet it is difficult to assimilate for those who do not feel acoustically familiar with the style of Janáček.

Janáček's music is annoying in the first act and evolved into highly contrasting melodic ideas, presented with rude and aggressive orchestration. The 2nd act is more lyrical and is undoubtedly the most engaging of the three, culminating in a final act that fuses both environments. The libretto is an account of several stories by prisoners, of dubious value and little catchy.

Esa-Pekka Salonen seemed very safe on the podium, addressing a cohesive and superb quality Gulbenkian Orchestra. It is evident the Maestro’s high knowledge of the work, in part mentored by Pierre Boulez. He has conducted it previously at the New York Met and at the Teatro alla Scala, Milan.


The soloists revealed excellent vocal and interpretative quality as a whole. Many of them have participated in previous productions of the work also with Salonen.

The semi-staged presented them in black pants and vest, a “relaxed” white shirt and some proper acessoires, like the wooden chairs of the stage.

The Kristiina Helin’s multimedia projection uses excerpts from the documentary film Blatnoi mir (directed by Jouni Hiltunen), as well as others (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens Friedrich Wilhelm Murnau as a background to the piece and Kedril Don Juan, and Lot in Sodom by James Sibley Watson). It creates a purposeful framework for the sung passages and complements the overall quality of the scenic effect.

I can not say that my debut in Janáček was excellent but it was not too much confusing. I felt unable to enter the philosophical idea of the work. Perhaps I should have a look at the staged production by Patrice Chéreau and try to embrace this work...

Excuse me, Mr. Janáček, if I could not understand your vision... for now.


sábado, 1 de janeiro de 2011

O Melhor de 2010 / Best of 2010

(Text in English below)
Em jeito de balanço final do ano de 2010 lancei o desafio aos meus companheiros de blogue para aqui assinalarmos o melhor do ano (sim, sei que é uma grande falta de originalidade!).

O ano que ontem terminou foi excepcional para mim no que respeita a óperas e concertos que tive a sorte de assistir. Aqui deixo algumas breves referências ao melhor do melhor a que assisti.


Óperas

Vi muitas que gostei mas escolhi as três que mais me impressionaram positivamente e que não vou esquecer. Por coincidência (ou talvez não!), todas na Royal Opera House, Covent Garden, Londres, a minha catedral por excelência.

(interior da catedral)
Manon
Uma produção belíssima, associada a uma interpretação (cénica e musical) perfeita, fez desta ópera de Massenet um espectáculo impossível de ultrapassar em qualidade. Antonio Pappano dirigiu ao seu nível de excelência habitual. Voltará novamente à cena em anos futuros e é um espectáculo a não perder.





Salome
A genial partitura de Strauss foi, neste caso, justamente honrada numa produção também de grande impacto visual. A decadência e violência, bem como a crueldade de que a protagonista está imbuída foram retratadas de uma forma raramente vista em ópera. Angela Denoke cumpriu com assombro e Gerhard Siegel foi um Herodes pérfido e de voz perfeitamente adequada à personagem. A direcção musical de Hartmut Haenchen garantiu o resto.





Tannhäuser
Apesar de ter sido apresentada numa encenação de que não gostei, a qualidade da interpretação tanto da orquestra, superiormente dirigida por Semyon Bychkov, como dos cantores, foi arrasadora. O coro foi etéreo, Johan Botha foi, talvez, o melhor Tannhäuser que ouvi, Michaela Suster e Eva-Maria Westboeek fizeram a Vénus e a Elisabeth que todos esperamos ouvir e Wolfram foi interpretado de forma sublime por Christian Gerhaher. Também haverá reposições e, se a qualidade dos cantores se mantiver, será outro espectáculo a não perder, mesmo para quem acha que não aprecia Wagner.





Interpretações femininas

Ninna Stemme
Como Isolda no Tristan und Isolde da Royal Opera House. Não há palavras para descrever a sua interpretação. Só ouvida! Arrasadora, sublime, perfeita, impressionante, enfim, o que quiserem. É o maior soprano dramático wagneriano do momento.
Mas, onde está o Tristão para ela??




Anna Netrebko
Como Manon, na Royal Opera House. Como alguém comentou neste blogue, a Netrebko é a Manon de Massenet. Está tudo dito! Um sonho.





Natalie Dessay
Como Amina em La Sonnambula na Wiener Staatsoper. De figura franzina, é uma cantora completa. Representa como poucas, canta como muito poucas e tem uma presença electrizante em palco como muito muito poucas. Outra cantora do muito restrito clube dos meus incondicionais que, mais uma vez, esteve ao mais elevado nível.




Interpretações masculinas

Juan Diego Florez
Como Elvino em La Sonnambula na Wiener Staatsoper. Outro cantor que é membro efectivo do clube já referido e que nunca me decepcionou. No belcanto não tem rival e nenhum outro consegue trinar nas alturas como ele. O legato é impecável e o fraseado também. Figura excelente para as personagens que interpreta, embora cenicamente haja melhores.





Jonas Kaufmann
Como Carlos, no Don Carlo da Royal Opera House. Uma interpretação cenicamente soberba. A voz é das que mais gosto actualmente e o cantor utiliza-a de forma exímia. Arrebatador. Já escrevi muito sobre ele nos últimos meses e não vou aqui ser repetitivo.





Simon Keenlyside
Como príncipe Hamlet no Hamlet no Met. Um excepcional actor, com uma capacidade invulgar de movimentação e expressividade em palco. Mas o que mais impressiona é a qualidade vocal do seu barítono. Capaz de transmitir fireza, raiva, amor ou carinho, tudo este cantor consegue colocar na voz, sempre audível sobre a orquestra e sem a menor problema de afinação. Impressionante!




Christian Gerhaher
Como Wolfram no Tannhäuser da Royal Opera House. No meio de um conjunto de excepcionais cantores, já acima referidos, em que todos se impuseram também pela força vocal, Gerhaher foi o oposto. Com uma suavidade e leveza impressionantes, conseguiu suplantar todos os outros. O timbre é do mais belo que já ouvi e a interpretação, de um colorido invulgar, foi verdadeiramente comovente.




Em nome dos autores do blogue “Fanáticos da Ópera” desejo a todos os que nos visitam um Feliz Ano Novo de 2011, também com muitos e bons espectáculos musicais, para aqui os podermos comentar.




Best of 2010

After the end of 2010 I launched the challenge to my fellows of this blog to report here the year's best (yes, I know that is a big lack of originality!).

The year that ended yesterday was exceptional for me concerning operas and concerts that I had the good chance to attend. Here I report a few brief references to the best of the best I have ever attended.

Operas

I saw many I liked but I chose the three that most impressed me positively and I will not forget. Coincidentally (or maybe not!), all were seen at the Royal Opera House, Covent Garden, London, my cathedral for excellence.

Manon
A beautiful production, coupled with an perfect interpretation (scenic and musical), made this a performance of Massenet's opera impossible to surpass in quality. Antonio Pappano conducted at his usual level of excellence. It can not be missed when it will be presented again in future years.

Salome
The brilliant score of Strauss was in this case, honored in a production also of great visual impact. The decadence and violence and cruelty that the protagonist is imbued were portrayed in a way rarely seen in opera. Angela Denoke performed astonishingly and Gerhard Siegel was a perfidious Herodes. His voice perfectly suited the character. The direction of Hartmut Haenchen guaranteed all the rest for absolute sucess.

Tannhäuser
Despite I did not like the staging, the quality of the interpretation of both the orchestra, superiorly conducted by Semyon Bychkov, and the singers, was overwhelming. The choir was ethereal, Johan Botha was perhaps the best Tannhäuser I've ever heard, Michaela Suster and Eva-Maria Westboeek were the Venus and Elisabeth that we all expect to hear and a sublime Wolfram has been interpreted by Christian Gerhaher. There will be new performances in the future, and if the quality of singers is maintained, it is another opera that can not be missed, even for those who think they do not appreciate Wagner.



Female performances

Ninna Stemme
As Isolde in Tristan und Isolde at the Royal Opera House. There are no words to describe her interpretation. She has to be heard! Overwhelming, sublime, perfect, awesome, whatever you want. She is the greatest Wagnerian dramatic soprano of the moment.
But where is the Tristan for her?

Anna Netrebko
As Manon at the Royal Opera House. As someone commented on this blog, Netrebko is Massenet's Manon. It's all said! A dream.

Natalie Dessay
As Amina in La Sonnambula at the Wiener Staatsoper. Petite figure, she a complete singer.She performs as only few, she sings as very few and she has an electrifying stage presence as very very few. Another smember of the very restricted club of the ones I admire unconditionally which, again, was at the highest level.


Male Performances

Juan Diego Florez
As Elvino in La Sonnambula at the Wiener Staatsoper. Another singer who is a member of the club cited above and that never let me down. In belcanto he has no rival and no one sings top notes like him. The legato phrasing is impeccable as well. His figure is excellent for the characters although, artistically, he is not one of the best.

Jonas Kaufmann
As Carlos, Don Carlo, Royal Opera House. One superb artistic performance. But the voice is what like best and the singer uses it in the most correct way. Astonishing. I've written about him in recent months and will not be repetitive here.

Simon Keenlyside
As prince Hamlet in Hamlet at the Met. An exceptional actor with an unusual ability for expressiveness on stage. But what impresses most is the quality of his baritone voice. Capable of transmitting anger, love or affection, all these he can express in his voice. He was always audible over the orchestra. Awesome!

Christian Gerhaher
Wolfram in Tannhäuser at the Royal Opera House. InAmong an exceptional group of singers, as mentioned above, all of which were imposed also by vocal force, Gerhaher was the opposite. His voice had an impressive smoothness and lightness that managed to surpass all others. The timbre is the most beautiful I have ever heard and the interpretation, of an unusual color, was truly moving.

On behalf of the authors of the blog "Opera Fanatics" I wish all who visit us a Happy New Year 2011, also with many great musical performances, to be reviewed and commented here.