segunda-feira, 24 de outubro de 2022

MESSA DA REQUIEM, Verdi, Teatro Regio di Parma, Setembro / September 2022

(review in English below)

O Requiem de Verdi foi colossal!!! Isto é que é Verdi e isto é que faz qualquer um apaixonar-se por esta obra! 

O Mariotti é um dos meus maestros verdianos favoritos e hoje, mais uma vez, pude constatar que o seu conhecimento, a sua sensibilidade, a sua entrega a Verdi é ímpar e o resultado, quando se tem uma orquestra fenomenal e um coro sólido e harmonioso, só pode ser memorável. O detalhe às indicações vocais aos cantores, a dinâmica imprimida, tudo fantástico.

 

Dos solistas só não conhecia a contralto. A harmonia entre os 4 timbres individuais foi perfeita, sem sobreposições de qualidade numa homogeneidade perfeita. Riccardo Zanellato foi um autêntico sólido rochedo dramático. O Stefan Pop sublime nos seus pianos no Ingemisco e no Hostias, seguro, estabilidade vocal e emoção sincera a 100%. 


A contralto Varduhi Abrahamyan tem uma voz perfeita, timbre muito bonito e expressividade fantástica. A Marina Rebeka, já amplamente nossa conhecida, é um colosso. Voz inconfundível, daquelas que sabemos de quem é a voz só de a ouvir, com agudos seguros, transições sem falhas e suaves para os pianos e uma expressividade que o mundo da ópera lhe trouxe e que ela vai “devolvendo” sempre que canta. 



O Lacrymosa foi celestial, com uma harmonia entre todos tão… tão bonita. O Agnus Dei, uma perfeição das vozes femininas e as entradas do coro sem falhas, em uníssono, numa intensidade sonora tão equilibrada, tão celestial.

Que grande noite! 



(Texto de Wagner_fanatic)


REQUIEM, Verdi, Teatro Regio di Parma, September 2022

Verdi's Requiem was colossal!!! This is what Verdi is and this is what makes anyone fall in love with this work!

Mariotti is one of my favorite Verdian conductors and today, once again, I could see that his knowledge, his sensitivity, his dedication to Verdi is unique and the result, when you have a phenomenal orchestra and a solid and harmonious choir can only be memorable. The detail to the vocal prompts to the singers, the imprinted dynamics, all fantastic.

Of the soloists, I just didn't know the alto. The harmony between the 4 individual timbres was perfect, without quality overlaps in perfect homogeneity. Riccardo Zanellato was a solid dramatic rock. Stefan Pop sublime in his pianos at Ingemisco and Hostias, confidence, vocal stability and 100% sincere emotion.

Contralto Varduhi Abrahamyan has a perfect voice, very beautiful timbre and fantastic expressiveness. Marina Rebeka, already widely known to us, is a colossus. Unmistakable voice, of those we know whose voice it is just by listening to it, with safe highs, flawless and smooth transitions for pianos and an expressiveness that the world of opera brought her and that she “gives back” whenever she sings.

Lacrymosa was heavenly, with a harmony between everyone so… so beautiful. The Agnus Dei, a perfection of the female voices and the flawless choir entries, in unison, in a sound intensity so balanced, so heavenly.

What a great night!

(Text by Wagner_fanatic)

4 comentários: