O FanaticoUm já vos transmitiu a impressão sobre a reposição do Don Giovanni na Royal Opera House na passada temporada
Tive a oportunidade de assistir a 2 récitas com os dois
elencos e gostava de vos deixar umas fotos e a minha impressão comparativa.
DON GIOVANNI
Gerald Finley foi melhor que Erwin Schrott. Schrott fez um
Don menos especial, menos nobre, encarando tudo com piada e leveza, cercando
tudo com sedução física e beijos, menos psicológico no primeiro acto. No início
do segundo acto, principalmente no início onde domina a intervenção cómica
esteve excelente ao simular uma crise de asma quado Leporello lhe pede para
deixar as mulheres; interagiu com expectadores nesta passagem e esteve muito
bem na troca de papéis com Leporello. Schrott é principalmente eficaz nas
passagens cómicas mas quando a acção
pede mais dramatismo não o faz tão bem como Finley. O final da ópera foi
bombástico com Finley, enquanto que com Schrott tudo pareceu muito pouco
sentido.
LEPORELLO
Alex Esposito fez um Leporello mais interessante do ponto de
vista cénico do que Lorenzo Regazzo. Altamente cómico na troca de papéis com
Don Giovanni – finge que se mata com a espada, treme as pernas deitado como que
a “esticar o pernil”, Don faz-lhe massagem cardíaca e quando vai para a
ventilaçãoo desiste e ri-se; agarra-e a Elvira de modo apaixonado, mexe-lhe de
modo sexualmente hilariante e inesperado nas mamas, insinua-se com moviemntos
pélviso sobre ela de modo tão cómico que em nada se pareceu ordinário. Na cena
da estátua revelou o medo na voz e na postura de modo credível. Do mesmo modo
fez crer que temia estarem ambos mortos quando o Comendador entra para jantar.
Excelente!!!
DONNA ANNA
Carmela Remigio vence Hibla Gerzmava em presença física
(grande classe e beleza) e na voz, levando ao júbilo sensorial na sua última
ária. Profundamente irritante o vibrato nos agudos de Gerzmava...
DONNA ELVIRA
ZERLINA
Kate Lindsey mais chamativa, particularmente pela
cumplicidade e química ternurenta especial que revelou com Matthew Rose.
DON OTTAVIO
Pavol Breslik com voz mais cristalina e muito expressivo no “dalla
sua pace” e “il mio tesoro”, embora Matthew Polenzani tenha estado em grande nível.
MASETTO
Adam Planchetka e Matthew Rose perfeitos, sobressaindo talvez
mais Rose ao dar um ar mais rústico à personagem.
COMENDADOR
Reinhard Hagen preferível a Marco Spotti, com voz mais
profunda e sem vibrato.
Constantino Carydis não esteve perfeito. Melhor no segundo
elenco mas a abertura sempre pouco sentida, muito rápida, pouco melosa e sem se
sentir o medo, nem na abertura, nem na entrada do Comendador. Na minha opinião
é porque escolhe fazer estas passagens muito rápidas e pouco solenes. A entrada
dos camponeses muito lenta... Melhor no lamento de Anna, mais lento e lírico.
No geral, gostaria de ter assistido ao segundo elenco (Esposito,
Remigio, Donose, Lindsey, Breslik, Rose e Hagen) mas com Gerald Finley como Don
Giovanni.
Deixo registrada minha passagem por esse blog referencial em música erudita. Parabéns pela crítica!
ResponderEliminarUm abraço do Brasil