segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DON GIOVANNI – Zurich Opera House – 11 Novembro 2011

(review in english below)





Mais uma crítica perdida no tempo...

Este Don Giovanni em Zurique marcou o regresso de Anna Netrebko a esta cidade. A cantora esteve, como é hábito, sublime no papel de Donna Anna embora, na minha opinião, este papel já não seja a praia de Netrebko.



Carlos Alvarez faz um Don Giovanni bom, com algum charme intrínseco que lhe traz a idade, muito bem nos recitativos mas faltou-lhe algo para ser excelente.


Ruben Drole fez de Leporello e, sinceramente esperava um pouco mais de comédia por parte deste cantor. Vocalmente muito bem mas também faltando algo que elevasse o seu Leporello.


Bernard Richter foi um Don Ottavio magnífico, com uma voz de timbre claro e bonito.


Malin Hartelius fez uma Donna Elvira de bom nível.


Martina Janková, algo estridente por vezes, com um vibrato ligeiramente incomodativo nos agudos, fez uma Zerlina sem realce especial.


Andreas Hörl como o Comendador e Reinhard Mayr como Masetto estiveram bem.



A encenação de Sven-Eric Bechtolf, também já imortalizada em DVD, é moderna e, sinceramente, achei-a muito pouco original.  Só para vos dar uma ideia, tudo se passa numa sala de um apartamento, com alguns motivos “tigreza”, a estátua do Comendador é uma escultura africana, a falsa serenata de amor de Don Giovanni a Donna Elvira é feita com ela em cima de um móvel de bar... enfim.... Sabem como prefiro produções clássicas ou, se modernas, que tragam algo de inovador. Aqui não o senti.

Espero que a produção de 2012-2013 traga algo de melhor para esta magnífica ópera.

A direcção de Peter Schneider foi excelente mas não consegui sentir a gravidade e solenidade no início da abertura.






DON GIOVANNI – Zurich Opera House – November 11, 2011




Another review lost in time ...

This Don Giovanni in Zurich marked the return of Anna Netrebko to this city. The singer was, as usual, sublime in the role of Donna Anna, although in my opinion, this role is no longer the perfect place for Netrebko.



Carlos Alvarez is a good Don Giovanni, with some intrinsic charm brought by age, very well in the recitatives but he lacked something to be excellent.


Ruben Drole made ​​Leporello, and frankly I expected a little more of comedy from this singer. Vocally very good but missing something that would raise his Leporello.


Bernard Richter was a magnificent Don Ottavio, his voice has a clear and beautiful tone.


Malin Hartelius did a good level Donna Elvira.


Martina Janková, sometimes with a slightly annoying vibrato in the high notes, did a Zerlina with no special highlight.


Andreas Hörl as the Commendatore and Reinhard Mayr as Masetto were very good.



The staging of Sven-Eric Bechtolf, also immortalized on DVD, is modern, and frankly I found it very unoriginal. Just to give you an idea, everything happens in a room of an apartment with some "tigress" motifs, the statue of the Commendatore is an African sculpture, the false love serenade from Don Giovanni to Donna Elvira is done with her over a mobile bar... You know how I prefer classic productions or, if modern, they must bring something innovative. Here I did not feel that.

I hope that the production of 2012-2013 brings something better for this magnificent opera.

The direction of Peter Schneider was excellent but I could not feel the gravity and solemnity at the beginning of the overture.




2 comentários:

  1. Caro wagner_fanatic,

    Teve mais sorte do que eu em relação à Netrebko porque ela não cancelou em Zurique, o que não aconteceu em tantos outros locais...

    Pelo que aqui registou, penso que não esteve acompanhada ao mais alto nível. Apesar de achar que a Donna Anna já não é o papel ideal para ela, recordo-me de como positivamente me impressionou neste mesmo papel, no início da temporada, no Scala (embora tenha assistido na televisão e não ao vivo, o que faz toda a diferença!).

    Também estamos em total consonância no que respeita às encenações. As clássicas são as preferidas a menos que, nas modernas, algo de inovador e positivo surja o que, na minha experiência, raramente tem acontecido.

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  2. Teatros muito grandes diluem a voz dos solistas.
    Eu já percebi isso em algumas peças levadas no teatro Municipal do Rio de Janeiro.
    Parabéns pela excelente crônica
    Um abraço do Brasil

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