Mais uma crítica perdida no tempo...
Este Don Giovanni em Zurique marcou o regresso de Anna
Netrebko a esta cidade. A cantora esteve, como é hábito, sublime no papel de
Donna Anna embora, na minha opinião, este papel já não seja a praia de
Netrebko.
Carlos Alvarez faz um Don Giovanni bom, com algum charme
intrínseco que lhe traz a idade, muito bem nos recitativos mas faltou-lhe algo para ser excelente.
Ruben Drole fez de Leporello e, sinceramente esperava um
pouco mais de comédia por parte deste cantor. Vocalmente muito bem mas também
faltando algo que elevasse o seu Leporello.
Bernard Richter foi um Don Ottavio magnífico, com uma voz de
timbre claro e bonito.
Malin Hartelius fez uma Donna Elvira de bom nível.
Martina Janková, algo estridente por vezes, com um vibrato
ligeiramente incomodativo nos agudos, fez uma Zerlina sem realce especial.
Andreas Hörl como o Comendador e Reinhard Mayr como Masetto
estiveram bem.
A encenação de Sven-Eric Bechtolf, também já imortalizada em
DVD, é moderna e, sinceramente, achei-a muito pouco original. Só para vos dar uma ideia, tudo se passa numa
sala de um apartamento, com alguns motivos “tigreza”, a estátua do Comendador é
uma escultura africana, a falsa serenata de amor de Don Giovanni a Donna Elvira
é feita com ela em cima de um móvel de bar... enfim.... Sabem como prefiro
produções clássicas ou, se modernas, que tragam algo de inovador. Aqui não o
senti.
Espero que a produção de 2012-2013 traga algo de melhor para
esta magnífica ópera.
A direcção de Peter Schneider foi excelente mas não consegui
sentir a gravidade e solenidade no início da abertura.
DON GIOVANNI – Zurich Opera House – November 11, 2011
Another review lost in time ...
This Don Giovanni in Zurich marked the return of Anna
Netrebko to this city. The singer was, as usual, sublime in the role of Donna
Anna, although in my opinion, this role is no longer the perfect place for Netrebko.
Carlos Alvarez is a good Don Giovanni, with some intrinsic
charm brought by age, very well in the recitatives but he lacked something to
be excellent.
Ruben Drole made Leporello, and frankly I expected a
little more of comedy from this singer. Vocally very good but missing something
that would raise his Leporello.
Bernard Richter was a magnificent Don Ottavio, his voice has
a clear and beautiful tone.
Malin Hartelius did a good level Donna Elvira.
Martina Janková, sometimes with a slightly annoying vibrato
in the high notes, did a Zerlina with no special highlight.
Andreas Hörl as the
Commendatore and Reinhard Mayr as Masetto were very good.
The staging of Sven-Eric Bechtolf, also immortalized on DVD,
is modern, and frankly I found it very unoriginal. Just to give you an idea,
everything happens in a room of an apartment with some "tigress" motifs,
the statue of the Commendatore is an African sculpture, the false love serenade
from Don Giovanni to Donna Elvira is done with her over a mobile bar... You
know how I prefer classic productions or, if modern, they must bring something
innovative. Here I did not feel that.
I hope that the production of 2012-2013 brings something
better for this magnificent opera.
The direction of Peter Schneider was excellent but I could
not feel the gravity and solemnity at the beginning of the overture.
Caro wagner_fanatic,
ResponderEliminarTeve mais sorte do que eu em relação à Netrebko porque ela não cancelou em Zurique, o que não aconteceu em tantos outros locais...
Pelo que aqui registou, penso que não esteve acompanhada ao mais alto nível. Apesar de achar que a Donna Anna já não é o papel ideal para ela, recordo-me de como positivamente me impressionou neste mesmo papel, no início da temporada, no Scala (embora tenha assistido na televisão e não ao vivo, o que faz toda a diferença!).
Também estamos em total consonância no que respeita às encenações. As clássicas são as preferidas a menos que, nas modernas, algo de inovador e positivo surja o que, na minha experiência, raramente tem acontecido.
Teatros muito grandes diluem a voz dos solistas.
ResponderEliminarEu já percebi isso em algumas peças levadas no teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Parabéns pela excelente crônica
Um abraço do Brasil