(Review in English below)
Idomeneo de WA Mozart esteve em cena na Metropolitan Opera.
Em Creta está presa a princesa troiana Ilia, apaixonada pelo príncipe Idamante, filho do rei Idomeneo, ausente há muitos anos e que é dado como morto, afogado. Elettra é também uma princesa apaixonada pelo príncipe. Idomemeo pede a Neptuno que o salve e promete em contrapartida um sacrifício humano da primeira pessoa que encontrar na praia. Essa pessoa é o seu filho Idamante. Para não o matar, manda-o partir para longe, com a princesa Elettra. Para castigar a traição de Idomeneo, Neptuno desencadeia uma tempestade sobre Creta, mesmo depois de o rei se oferecer para morrer. Quando o rei se prepara para sacrificar o filho, Ilia oferece-se no seu lugar. Neptuno ordena que Idomeneo abdique e nomeia como reis Idamante e Ilia. Elettra enlouquece e morre.
A encenação de Jean-Pierre Ponnelle é simples, convencional, mas muito eficaz. A figura do deus Neptuno está quase sempre presente, dando enquadramento ao desenrolar da acção.
A excelente direcção musical foi de Manfred Honeck e a Orquestra e Coro estiveram ao mais alto nível.
E os cantores foram todos excelentes. A soprano Ying Fang foi uma Ilia excepcional. Voz de timbre muito bonito, poderosa, sempre afinada e com pianíssimos fantásticos.
A mezzo Kate Lindsey no papel masculino de Idamante teve uma excelente interpretação cénica e vocal, bem audível, muito expressiva e emotiva.
A soprano Federica Lombardi foi uma Elettra de referencia e, na aria final “D’Oreste , d’Ajace”, uma das primeiras cenas de loucura na ópera, foi insuperável.
O Idomeneo do tenor Michael Spyres foi outro intérprete superlativo, com voz poderosa, afinada e transbordando emoção.
O tenor Paolo Fanale fez um Arabace correcto e o tenor Issachah Savage também impressionou como Grande Sacerdote.
Um espectáculo de invulgar qualidade.
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Grande temporada essa, F_Um. O Michael Spyres conheço bem, excelente, lembro-me dele duas vezes em Requiem de Verdi. Que tal foi o Zeffiretti lusinghieri ?
ResponderEliminarFelizmente desloco-me a NY por motivos profissionais com alguma frequência. E aqui conseguem ver-se 4 óperas em 3 dias consecutivos (ficando o Sábado para além dos dias de semana, temos num dia 2 óperas)! Não é o meu teatro favorito, mas é aquele onde se consegue ver mais em menos tempo.
EliminarToda esta ópera foi interpretada de forma superlativa (ao contrário de outras que irei aqui colocar proximamente) e teve aquilo que muitas vezes falta - um equilíbrio qualitativo de todos os cantores.
Não conhecia a soprano chinesa. Ela foi óptima em todas as suas intervenções.
Uma pergunta: e os bilhetes, é fácil de os adquirir localmente ou têm de ser comprados antecipadamente pela net?
ResponderEliminarDos grandes teatros de ópera que conheço este é, de longe, o mais fácil para comprar bilhetes. Online o processo é simples e pode fazer-se dias ou semanas antes e, na bilheteira, também é muito fácil. Há sempre lugares disponíveis (talvez devido à dimensão do teatro). Nunca fui confrontado com um espectáculo esgotado. E tem um atractivo adicional, uma hora antes do espectáculo podem comprar-se os bilhetes restantes na bilheteira a preços muito reduzidos. O único inconveniente é poderem ser lugares maus (porque podem ser os que estão disponíveis e não há escolha).
EliminarMuito obrigado. Fiquei esclarecido 3 admirado. Julguei que fosse difícil a compra de bilhetes.
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