sábado, 12 de novembro de 2022

IDOMENEO, METropolitan OPERA, New York, Outubro / October 2022

(Review in English below)

Idomeneo de WA Mozart esteve em cena na Metropolitan Opera

Em Creta está presa a princesa troiana Ilia, apaixonada pelo príncipe Idamante, filho do rei Idomeneo, ausente há muitos anos e que é dado como morto, afogado. Elettra é também uma princesa apaixonada pelo príncipe. Idomemeo pede a Neptuno que o salve e promete em contrapartida um sacrifício humano da primeira pessoa que encontrar na praia. Essa pessoa é o seu filho Idamante. Para não o matar, manda-o partir para longe, com a princesa Elettra. Para castigar a traição de Idomeneo, Neptuno desencadeia uma tempestade sobre Creta, mesmo depois de o rei se oferecer para morrer. Quando o rei se prepara para sacrificar o filho, Ilia oferece-se no seu lugar. Neptuno ordena que Idomeneo abdique e nomeia como reis Idamante e Ilia. Elettra enlouquece e morre.

A encenação de Jean-Pierre Ponnelle é simples, convencional, mas muito eficaz. A figura do deus Neptuno está quase sempre presente, dando enquadramento ao desenrolar da acção.


A excelente direcção musical foi de Manfred Honeck e a Orquestra e Coro estiveram ao mais alto nível.

E os cantores foram todos excelentes. A soprano Ying Fang foi uma Ilia excepcional. Voz de timbre muito bonito, poderosa, sempre afinada e com pianíssimos fantásticos.


A mezzo Kate Lindsey no papel masculino de Idamante teve uma excelente interpretação cénica e vocal, bem audível, muito expressiva e emotiva.

A soprano Federica Lombardi foi uma Elettra de referencia e, na aria final “D’Oreste , d’Ajace”, uma das primeiras cenas de loucura na ópera, foi insuperável.


O Idomeneo do tenor Michael Spyres foi outro intérprete superlativo, com voz poderosa, afinada e transbordando emoção.


O tenor Paolo Fanale fez um Arabace correcto e o tenor Issachah Savage também impressionou como Grande Sacerdote.

Um espectáculo de invulgar qualidade.




***** 


IDOMENEO, METropolitan OPERA, New York, October 2022

Idomeneo by WA Mozart was on stage at the Metropolitan Opera.
In Crete, the Trojan princess Ilia is imprisoned, in love with Prince Idamante, son of King Idomeneo, who has been absent for many years and is presumed dead, drowned. Elettra is also a princess in love with the prince. Idomemeo asks Neptune to save him and promises in return a human sacrifice from the first person he finds on the beach. That person is his son Idamante. In order not to kill him, he sends him away, with Princess Elettra. To punish Idomeneo's betrayal, Neptune unleashes a storm over Crete, even after the king offers to die. As the king prepares to sacrifice heis son, Ilia offers herself in his place. Neptune orders Idomeneo to abdicate and names Idamante and Ilia as kings. Elettra goes mad and dies.

Jean-Pierre Ponnelle's staging is simple, conventional, but very effective. The figure of the god Neptune is almost always present, framing the unfolding of the action.

The excellent musical direction was by Manfred Honeck and the Orchestra and Choir were at the highest level.

And the singers were all excellent. Soprano Ying Fang was an exceptional Ilia. Very beautiful, powerful voice, always in tune and with fantastic pianissimi.

Mezzo Kate Lindsey in the male role of Idamante had an excellent scenic and vocal performances, well audible, very expressive and emotional.

Soprano Federica Lombardi was an Elettra of reference and, in the final aria “D’Oreste, d’Ajace”, one of the first mad scenes in opera, was unsurpassed.

Tenor Michael Spyres' Idomeneo was another superlative performer, with a powerful, tuned voice overflowing with emotion.

Tenor Paolo Fanale was a correct Arabace and tenor Issachah Savage also impressed as a High Priest.

A performance of unusual quality.

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5 comentários:

  1. Grande temporada essa, F_Um. O Michael Spyres conheço bem, excelente, lembro-me dele duas vezes em Requiem de Verdi. Que tal foi o Zeffiretti lusinghieri ?

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    1. Felizmente desloco-me a NY por motivos profissionais com alguma frequência. E aqui conseguem ver-se 4 óperas em 3 dias consecutivos (ficando o Sábado para além dos dias de semana, temos num dia 2 óperas)! Não é o meu teatro favorito, mas é aquele onde se consegue ver mais em menos tempo.
      Toda esta ópera foi interpretada de forma superlativa (ao contrário de outras que irei aqui colocar proximamente) e teve aquilo que muitas vezes falta - um equilíbrio qualitativo de todos os cantores.
      Não conhecia a soprano chinesa. Ela foi óptima em todas as suas intervenções.

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  2. Uma pergunta: e os bilhetes, é fácil de os adquirir localmente ou têm de ser comprados antecipadamente pela net?

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    1. Dos grandes teatros de ópera que conheço este é, de longe, o mais fácil para comprar bilhetes. Online o processo é simples e pode fazer-se dias ou semanas antes e, na bilheteira, também é muito fácil. Há sempre lugares disponíveis (talvez devido à dimensão do teatro). Nunca fui confrontado com um espectáculo esgotado. E tem um atractivo adicional, uma hora antes do espectáculo podem comprar-se os bilhetes restantes na bilheteira a preços muito reduzidos. O único inconveniente é poderem ser lugares maus (porque podem ser os que estão disponíveis e não há escolha).

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  3. Muito obrigado. Fiquei esclarecido 3 admirado. Julguei que fosse difícil a compra de bilhetes.

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