sábado, 23 de outubro de 2010

Edita Gruberova confirma o seu triunfo como Lucrezia Borgia na Wiener Staatsoper - 18 de Outubro de 2010













(Please see review in english below)

No passado dia 18, Edita Gruberova fez o último duma série de 5 concertos com Lucrezia Borgia na Ópera de Viena. A Première teve lugar no dia 2 de Outubro e já tive ocasião de comentá-la neste blog, pelo que não irei alongar-me muito acerca deste concerto.
A lotação da sala estava mais do que esgotada e eram muitos os que, em vão, desesperavam no exterior por um bilhete. Foram muito afortunados todos aqueles que puderam ver e ouvir Edita Gruberova nesta noite de glória na Wiener Staatsoper. A cantora, que recebeu um avassalador aplauso mal entrou em cena, não desiludiu o público que, com fervoroso entusiasmo, a louvava.

Logo nas primeiras notas, a cantora transportou-nos para uma dimensão etérea: o legato irrepreensível, o timbre cristalino da voz, a coloratura acrobática executada de modo exímio, os agudos em pianissimo, absolutamente milagrosos.

A acrescentar à sua extraordinária perfeição vocal, Edita fez uma representação formidável do papel de Lucrezia, confirmando os seus dotes de grande actriz, amplamente reconhecidos em todo o mundo: a gestualidade, a expressão facial, as exclamações que o seu olhar e a sua voz transmitiam, a dor no seu rosto, a vivência física e psicológica da personagem. E, notem, tudo isto numa ópera em versão de concerto. Mesmo sem o suporte cénico, Edita Gruberova trouxe-nos uma Lucrezia completa e eximiamente representada.

O clímax da acção, bem como da dificuldade técnica e interpretativa, surge no final, quando Lucrezia Borgia enfrenta a dor pela morte do seu filho, bem como um sentimento de culpa avassalador. Nesta noite, fiquei apenas a duas filas de distância do palco, pelo que pude sentir de perto toda a emoção de Edita. Pude ver que as lágrimas corriam pela sua face e que os seus lábios tremiam, quando cantava Era desso il figlio mio. Foi absolutamente arrepiante. Toda a sala estava em transe, perante aquele desempenho magnífico e inigualável. Com efeito, Edita Gruberova confirma, cada vez mais, o merecidíssimo título de Primadonna Assoluta.

Após o fantástico e demorado mi sobreagudo com que Edita Gruberova encerra esta ópera, todo o público se colocou instantaneamente de pé e gritou "Brava" arrebatadoramente. Dezenas de pessoas aproximaram-se do palco e ofereceram flores e outros presentes a Edita que, gentilmente, se curvava com um sorriso para aceitar as oferendas que o entusiástico público lhe fazia. Choviam "flashs" da imensidão de máquinas fotográficas e telemóveis com que toda a gente procurava captar a imagem de Edita Gruberova.

Os restantes cantores, em particular José Bros e Michele Pertussi tiveram desempenhos formidáveis. Menos segura e brilhante, todavia muito correcta e digna, esteve Laura Polverelli, que deixou sempre transparecer algum nervosismo.

Os aplausos duraram seguramente meia hora. O público clamava "Edita, Edita", pois queria que Edita Gruberova regressasse uma e outra vez ao palco, apesar de já terem praticamente desligado as luzes da sala, na tentativa de que o público desmobilizasse. Dum dos camarotes, alguém pendurou um cartaz onde podia ler-se: "Edita, quale incanto".

Cá fora, largas dezenas de fãs esperaram por Edita Gruberova, que a todos atendeu, a todos deu autógrafos. Os aplausos e os gritos de "Brava" soaram na Herbert von Karajan Platz à medida que Edita Gruberova se afastava a pé do edifício da ópera, acenando ao público e levando consigo vários ramos de flores.

Bravissima, Edita!




Edita Gruberova confirms her triumph as Lucrezia Borgia at the Wiener Staatsoper –October 18th, 2010



Last October 18th, Edita Gruberova made the last of a series of five concerts as Lucrezia Borgia at the Vienna Opera. The Premiere was held on October 2nd and I had the opportunity to comment on it in this blog, so I will not dwell on too much about that concert.

Tonight the capacity of the room was more than exhausted and there were many who, in vain, desperate for a ticket outside. Those who could see and hear Edita Gruberova in this night of glory in the Wiener Staatsoper were, indeed, very lucky. The singer, who received an overwhelming applause when stepping in, did not disappoint the public, who praised her with fervor enthusiasm.

Immediately after the first few notes the artist took us to an ethereal dimension with the faultless legato, the crystalline tone of her voice, the perfect acrobatic coloratura, the treble in pianissimo, absolutely miraculous.

In addition to her extraordinary vocal perfection, Edita did a great representation of the role of Lucrezia, confirming her talent as a great actress, widely recognized throughout the world: the gestures, the facial expressions, the exclamations that her look and her voice conveyed, the pain in her face, experiencing the physical and psychological feelings of the character. And, please note, all in a concert version of an opera. Even without the support scenarios, Edita Gruberova brought us a complete and expert staged Lucrezia.

The climax of the action, as well as the technical and interpretative difficulty, arise in the end, when Lucrezia Borgia faces the pain of her son's death, and an overwhelming sense of guilt. Tonight, I was only two rows from the stage, so close that I could feel the emotion of Edita. I could see that tears were streaming down her face and her lips trembled as she sang Era desso il figlio mio. It was absolutely shivering. The whole audience was in a trance, before that magnificent and unparalleled performance. Indeed, Edita Gruberova confirms, increasingly, the well-deserved title of Primadonna assoluta.

After the fantastic and lengthy high E with which Edita Gruberova ends the opera, the entire audience stood up and instantly shouted "Brava" ecstatically. Dozens of people approached the stage and offered flowers and other gifts to Edita that, gently, bowed with a smile to accept the gifts from the enthusiastic audience. Endless "flashes" came from the multitude of cameras and mobile phones as everyone sought to capture the image of Edita Gruberova.

The other singers, particularly José Bros and Michele Pertussi, had tremendous performances. Less secure and bright, but very correct, was Laura Polverelli, who always seemed to be a little nervous.

The applause lasted for no less than half an hour. The crowd cried "Edita, Edita” because they wanted Edita Gruberova to return to the stage again and again, despite having the room lights partially off, trying to demobilize the public. From one of the boxes, someone hung a banner that read: "Edita, quale incanto".

Outside, dozens of fans waited for Edita Gruberova, who all attended and signed autographs for all. The applause and cries of "Brava" sounded throughout the Herbert von Karajan Platz as Edita Gruberova walked away from the opera house, waving to the public and carrying several bouquets of flowers.

Bravissima, Edita!

(Concerning translation, this is the best we can do. Please do not hesitate to comment if you feel it is not correct. We decided to translate this post into english because we know we have several visitors from abroad that, we guess, do not understand portuguese. Thank you).

7 comentários:

  1. Com a Gruberova em palco quem quer saber de encenações?
    (Digo eu, insistindo que prefiro uma boa versão de concerto a uma encenação manhosa).

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  2. Thank you SO much for the translation! Much appreciated and I'm very jealous that you heard her.

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  3. Infelizmente nunca tive a oportunidade de ver Gruberova ao vivo, no palco. Tenho dela alguns DVDs interessantes.Uma Lucia di Lammermoor/ Tóquio/1986 fantástica. A primeira Manon que assisti foi com a Gruberova, Viena/1983.Don Giovanni,Scala di Milano/1987 , esplendida. Die Zauberflöte, Munique/1983 , voz jovial e tecnica perfeita. Ainda falta assistir a Lucrezia Borgia de 2008. Sua Norma,2005 e Traviata Veneza/1992 são um primior. Todas as gravações me vídeo apresentam uma cantora correta e um timbre marcante, inesquecível, único. Brava Gruberova!

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  4. Great pictures! Did you take them by yourself? What sort of camera you've got?

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  5. @lotus-eater
    Thank you very much for your compliment. I've taken the pictures by myself and I've used a regular Olympus Cybershot camera.

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