domingo, 7 de março de 2010

Tannhauser - Deutsche Oper Belim - 12 Fevereiro 2010


Não tendo disponibilidade de tempo e dinheiro para completar uma semana (diga-se 5 dias) de Wagner na Deutsche Oper (Rienzi, Navio Fantasma, Tannhauser, Lohengrin e Mestres Cantores), optei (em Abril do ano passado) em compara bilhetes para Tannhauser e Lohengrin.

Tannhauser


Sensação mista - Stephen Gould foi espectacular como Tannhauser; um verdadeiro Heldentenor, que conhecia apenas pelas gravações da antena2 de Bayreuth. Desde o início até ao fim mantendo excelente qualidade vocal e interpretativa. Apesar de ser um peso pesado (menos que o Johan Botha, acho), mexe-se bem e disfarçava-se bem no traje. Muito bom, boa surpresa ao vivo.


Nadja Michael fez de Vénus e de Elisabete. Esteve melhor enquanto Vénus. Como Elisabete falta-lhe alguma tessitura e acabou por gritar 2 ou três vezes. Não aprovo muito estas manias de fazerem os dois papeis pela mesma cantora mas enfim... Não fiquei particularmente fã da senhora.


A grande desilusão foi Dietrich Henschel. Ouvi o senhor na Gulbenkian há uns anos nas Cenas de Fausto de Goethe de Schumann. Na altura o timbre lembrava o de Fischer-Dieskau, embora sem comparação máxima possível. Grande desilusão. Embora cenicamente bem, cantou um Wolfram em força mas sem voz. As passagens do 3º acto em que se pede lirismo, ofereceu rudeza, indo buscar a voz, por vezes, a uma rouquidão lá do fundo dos brônquios principais (...). A encenação também foi algo ingrata para ele no 3º acto: começou a cantar em cima do cavalo mas no fundo do palco... resultado? Não se ouviu nada de uma das melhores passagens vocais da personagem. Até um senhor à nossa frente se virou para o lado (para a esposa que devia ser crítica de ópera ou coisa do género porque esteve quase sempre a tirar notas...) e fez o tradicional gesto de indicador aproximado do polegar em distância curta. Este mesmo fez o tradicional som gutural de reprovação aquando da "puxada brônquica" que já referi.


A encenação foi meio clássica meio moderna - palco preenchido, contudo. Sem grandes controvérsias aparentes mas também não perdi muito tempo a pensar no que significaria tudo. Pode ser visto no site da casa de Ópera um pequeno video de resumo para quem quiser ter uma ideia.




A Orquestra espectacular e o Coro sublime. Sem dúvida do melhor possível em Wagner, aos meus olhos. A Orquestra espectacular e o Coro sublime. Sem dúvida do melhor possível em Wagner, aos meus olhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário