quinta-feira, 24 de julho de 2014

GUSTAV MAHLER JUGENDORCHESTER — Fundação Gulbenkian, 24 e 25.04.2014

(Review in English below)

Uma vez mais, a Gustav Mahler Jugendorchester (GMJO) marcou presença na temporada da FCG.

Apresentou-se em dois dias consecutivos com um interessante programa que incluiu Berg, Bruckner, Mahler e Wagner.



Tudo começou com o Prelúdio do terceiro acto da ópera mística de Richard WagnerParsifal. Depois de uma interpretação de qualidade, sem que todavia tenha sido sobressaliente, a Orquestra homenageou o seu fundador — o maestro italiano Claudio Abbado — com um sentido momento de silêncio. Um aplauso surdo e de pé para um dos grandes mestres da música do século XX/XXI.

(fotos da internet/site da Gulbenkian)


Depois, o soprano alemão Christiane Karg tomou a seu cargo o interessante conjunto de Sete Canções de Juventude de Alban Berg. A obra é de difícil interpretação, mas Karg esteve em elevado nível, revelando uma potência vocal que sobressaiu sobre a orquestra, aliada a um lirismo envolvente, um timbre bonito e uma boa capacidade interpretativa. Mereceu um forte aplauso.



Seguiu-se a Sinfonia n.º 4 de Gustav Mahler. Esta obra composta em 1900 constituiu o prato forte da primeira noite de concertos e, uma vez mais, a GMJO não desiludiu neste registo que é o seu ponto forte. Interpretação de nível superior! E de que maneira se nota o entusiasmo destes jovens músicos. A orquestra soou como um todo e houve um excelente desempenho dos sopros, tal como é pedido. E mais uma vez Karg esteve em evidência: excelente voz.


O dia seguinte começou com Três peças para orquestra, op. 6 de Alban Berg. É uma obra muito interessante e com forte impacto, uma vez que tem uma instrumentação muito rica. Óptima interpretação.


Em seguida, ouviram-se as Quatro Últimas Canções de Richard Strauss. Compostas em 1948, um ano antes da morte do compositor, estas quatro canções com poemas de Hermann Hesse e Josef von Eichendorff são belíssimas, quer musicalmente, quer do ponto de vista literário. E a música — tão straussiana — acompanha com um lirismo incrível estes poemas. A interpretação do soprano americano Emily Magee foi de qualidade: tem uma voz potente, mas falhou algo na projecção acima da orquestra, cantou com sentimento e expressividade, mas não creio que tenha encantado. Confesso que me é difícil esquecer a interpretação absolutamente magnífica de Jessye Norman com Kurt Masur que é a minha referência absoluta nestas canções.



Terminou-se este duplo concerto com Anton Bruckner. A GMJO não resiste a apresentar-nos obras do grande sinfonista austríaco. Com uma interpretação vibrante, enérgica e a explorar todos os sentimentos e modulações da fantástica Sinfonia n.º 7 a GMJO despediu-se até para o ano — já se anseia pela Sinfonia n.º 2 de Gustav Mahler!




A terminar, e de novo, uma palavra de forte elogio e apreço por David Afkham que esteve impecável na condução sua orquestra. Afkham é, para mim, um dos grandes maestros da actualidade.


-----------
(Review in English)

Once again, the Gustav Mahler Youth Orchestra (GMJO) attended FCG season.
GMJO performed on two consecutive days with an interesting program that included Berg, Bruckner, Mahler and Wagner.

It began with the Prelude to the third act of mystical opera by Richard Wagner - Parsifal. After a quality interpretation, but that has not been an outstanding one, the orchestra paid tribute to its founder - the Italian conductor Claudio Abbado - with a sense silence. A deaf applause for one of the twentieth century music XX/XXI greatest masters.

After the German soprano Christiane Karg took over the interesting cycle of Seven Songs of Youth by Alban Berg. The work is difficult to interpret, but Karg was at a high level, revealing a vocal power that stood out above the orchestra, combined with an engaging lyricism, a beautiful timbre and a good interpretative ability. Merited applause.

It followed Symphony no. 4 of Gustav Mahler. This work composed in 1900 was the main course of the first night of concerts and, once again, the GMJO not disappoint in this register, which is its strong point. Interpretation of higher level! And that way we note the enthusiasm of these young musicians. The orchestra sounded as a whole and there was an excellent performance from wind instruments, as requested. And again Karg was in evidence: excellent voice.

The next day began with Three pieces for orchestra, op. 6 of Alban Berg. It is a very interesting work of high musical impact, since it has a very rich instrumentation. Optimal interpretation.

Then were heard the Four Last Songs of Richard Strauss. Composed in 1948, a year before the composer's death, these four songs to poems by Hermann Hesse and Joseph von Eichendorff are gorgeous, whether musically or the literary point of view. And the music - so Straussian - attached with an incredible lyricism of these poems. The interpretation of the American soprano Emily Magee was of quality: she has a powerful voice, but something failed in the projection above the orchestra, sang with feeling and expressiveness, but I do not think she enchanted. I confess that I find it hard to forget the absolutely magnificent interpretation of Jessye Norman record with Kurt Masur which is my absolute reference in these songs.

Ended up this double concert with Anton Bruckner. The GMJO does not resist presenting us the great Austrian symphonist works. . With a vibrant, energetic and exploring all the fantastic feelings and modulations of Symphony No 7, GMJO interpretation was superb and we are already looking for Symphony No. 2 by Gustav Mahler the next season.


Finally, and again, a word of high praise and appreciation for David Afkham who was flawless in conducting his orchestra. Afkham is, for me, one of the greatest conductors of our time.

RICHARD STRAUSS É HOMENAGEADO NO IV FESTIVAL DE ÓPERA DE BRASÍLIA


CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE DO BLOG DE ÓPERA E BALLET.
 
O Quarto Festival de Ópera de Brasília homenageou os 150 anos de nascimento do compositor Richard Strauss. Devido à reforma do Teatro Nacional o concerto ocorreu no Teatro Pedro Calmon nos dias 18 e 19 de Julho. Teatro administrado pelo exército brasileiro e com grande capacidade de público, de bela arquitetura e com acústica que favorece o canto e a música. Esteve com metade de suas cadeiras ocupadas pelos brasilienses que se deleitaram com solistas de alto nível e orquestra de qualidade.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro regida por Cláudio Cohen mostrou musicalidade robusta, com naipes equilibrados e sonoridade que respeita a voz dos solistas. Cláudio Cohen extraiu da orquestra música com volume e andamentos que respeitam a linha vocal. As interessantes explicações do maestro sobre o programa a ser apresentado trazem elucidações ao público leigo.



                                                         Cláudio Cohen, foto Internet
 
 A primeira solista a se apresentar foi Tati Helene, a soprano cantou As Quatro Últimas Canções de Strauss. Apresentou uma linha vocal afinada e melódica com um timbre que exala uma voz cristalina e sedutora. Domina com maestria a técnica vocal e consegue ser expressiva nas partes densas e lírica e suave nas partes poéticas. Mostrou segurança em um repertório que faz tremer muito soprano, fez parecer fácil cantar As Quatro Últimas Canções. Quem tem um dom é assim, faz coisas difíceis parecerem fáceis. Tati Helene tem o dom do canto e interpreta os sentimentos que a música expressa.



                                                      Tati Helene, foto Internet
               
Verdana Simic encarou um repertório pra lá de complicado, natural da Bósnia Herzegovina fez a cena final da ópera Salomé, Ah du woltest mich nicht deinen Mund kussen lassen e da ópera de Richard Wagner, Tristão e Isolda o Liebstod. Most. Mostrou um timbre denso que diversas vezes tendia ao agressivo para vencer a orquestração de Strauss e Wagner. Voz grande, cheia e com emissão que enche a sala. Cotada para cantar a ópera Salomé inteira estranhamente usa partitura, a virada da página quebra qualquer iniciativa cênica e torna tudo artificial.

Jean Nardoto cantou a ária In Fernem Land da ópera Lohengrin e a famosa ária La Donna é mobile de Verdi. Apresentou uma voz com timbre melodioso e sólido, exibiu técnica segura e emocionou nas suas duas intervenções. Marcelo Ferreira é um dos raros barítonos dramáticos da cena nacional, sua voz tem graves fartos. Cantou árias de peso: O du, mein holder abendstein de Tannhäuser de Wagner e Nemico della patria da ópera Andrea Chenier de Giordano. Em ambas mostrou técnica segura em uma voz potente e bem projetada. 

A ária Cruda Sorte! Amor Tiranno da ópera L'Italiana in Algeri interpretada pelo mezzo-soprano Angela Diel mostrou o lado humorístico do compositor. Angela Diel imprimiu agilidade e voz com bons graves em um belo timbre. Não conseguiu a mesma expressividade, a mesma pegada na ária Mon coeur souvre a ta voix da ópera Sansão e Dalila de Saint Saens. Janette Dornellas começou fria em Um bel di vedremo, pecou na respiração e não se entendeu muito bem com Puccini. O soprano teve melhores momentos nas árias verdianas Tacea la note placida e Pace, pace mio dio. Sua voz saiu expressiva com bons agudos em um fraseado correto. 

A capital federal também é cultura. O Festival de Ópera de Brasília já esta na sua quarta versão e está se arraigando na vida dos brasilienses transmitindo cultura para toda a população. Além do festival a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro faz apresentações regulares na cidade. A resposta é a presença do público que vai se acostumando a frequentar teatro de ópera e concertos. Que a Orquestra e o Festival durem muitos anos.


Ali Hassan Ayache viajou a Brasília a convite da Opera Atelier Artists e do IV Festival de Ópera de Brasília.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

DIE FRAU OHNE SCHATTEN (A MULHER SEM SOMBRA), Bayerische Staatsoper, Munique, Junho 2014/ Munich, June 2014.

(Capa do Programa : Divã do Dr. Sigmund Freud, Museu Freud, Londres)

( English version below)

Autor: De Moura MC, Lisboa

Assisti a Die Frau ohne Schatten na Bayerische Staatsoper, integrada no Festival de Ópera de Munique, 29 de Junho de 2014.


Esta ópera de Richard  Strauss foi escolhida para a reabertura do Teatro Nacional em 1963 depois da sua reconstrução na sequência do bombardeamento de 1943. Regressa em 21 Novembro de  2013, 50 anos da data histórica,  produção do realizador  Krzysztof Warlikowski e apresentação do novo director musical Kirill Petrenko. Ópera em 3 actos, com libreto de Hugo von Hofmannsthal,  foi estreada em Viena, 1919. A versão escolhida por Petrenko é a partitura completa, diferente do hábito corrente de usar versões com cortes.


O enredo situa-se num passado mítico e desenrola-se em três níveis de existência. A filha do Rei dos Espíritos (Keikobad) foi conquistada pelo Imperador; ela não é espírito nem humano. Não tem sombra (o que significa que é infértil). Uma grande ameaça paira sobre ambos: se não se tornar humana, o Imperador transformar-se-á em pedra. A Imperatriz pede ajuda à enfermeira que a acompanha e descem ao mundo dos humanos. Procuram uma mulher infeliz que recusa o marido (Barak, o tintureiro) e pensa vender a sua sombra. A ideia não agrada à Imperatriz que acaba por recusar. Esta recusa torna a Imperatriz humana. O imperador regressa à vida e ela adquire uma sombra. Os dois casais reúnem-se, e ouvem-se as vozes das crianças que esperam nascer num futuro distante.

O elenco de cantores é do melhor que se consegue actualmente. Adrianne Pieczonka (Imperatriz) , excelente soprano canadiana tem uma voz de belo timbre, enorme flexibilidade vocal, e constrói uma emocionante “Kaiserin”. A cena com Keikobad (julgamento ?) no  Acto 3 em que pronuncia as palavras fatídicas “ Ich will nicht “ é de antologia.


 Um caso á parte, a soprano dramática russa Elena Pankratova (Mulher de Barak), que teve uma interpretação superlativa, de incrível domínio vocal e cénico. Grande impacto na expressão de descontentamento e nas cenas de sedução do Acto 2 ,  ternura e desespero na extraordinária ária de arrependimento do  Acto 3. A beleza do canto distingue toda sua prestação.


 Johan Botha (Imperador), heldentenor reconhecido, a voz de timbre bonito é imponente em todos os registos. Certa rigidez cénica que empresta a um personagem que vai petrificar.


 John Lundgren (Barak), barítono sueco, foi notável. O timbre de um cantor de Lied, tem a presença e a simpatia do personagem humano (é a única figura da opera com um nome real). A mezzo americana Deborah Polaski (Enfermeira) é reputada em Strauss e Wagner. A sua voz revela já alguma fragilidade, mas manteve a tessitura adequada. Grande actriz, foi excelente a composição cénica da personagem ambígua, sensacional na loucura do fim. Os outros papeis estiveram muito bem, Sebastian Holecek, poderoso Mensageiro dos Espíritos, Eri Nakamura, bela Voz do Falcão, Okka von der Damerau, serena Voz do Além e Hanna-Elisabeth Müller, seguro  Guardião do Limiar do Templo. A actriz Renate Jett, represnta Keikobad (papel não falado).

 (Photo Wilfried Hösl, Bayerische Staatsoper)

Bayerischen Staatsorchester (BSO), Coro da BSO e Coro Infantil da BSO interpretações brilhantes. Com Strauss no seu ADN, os músicos foram os primeiros heróis da noite, revelando toda a grandeza e requinte musical desta partitura maior e complexa. Sebastian Weigle, maestro alemão, recebeu a orquestra preparada por Petrenko (ausente em Bayreuth para o “Anel” de Wagner) mas teve o mérito da direcção transparente e dinâmica que conferiu coerência ao todo. Revelou elegância e inteligência na condução dos cantores. Foi esmerado nos detalhes, como o monólogo do Imperador no Acto 2, e o solo do primeiro violino no Acto 3.


 A orquestra teve grandes momentos, como a explosão dramática do final cataclísmico do Acto 2 e nos tutti que encerram o conto. 
A régie superior do grande realizador polaco merece nota máxima. Inspirado no filme de Alain Resnais, “L´Année Dernière à Marienbad“(1961), são projectadas várias sequências, desse labirinto surreal de sonhos e memórias, antes de se ouvir o motivo de Keikobad que inicia a opera. A soberba cenografia da grande decoradora Malgorzata Szczesniak modula um espaço poético e onírico, de espectacular beleza plástica. Warlikowski consegue a integração dos cantores no seu conceito de “teatro completo“.

(Photo Wilfried Hösl, Bayerische Staatsoper)

 Vídeos e trabalho de animação notáveis, de Denis Guéguin e Kamil Polak, projectados nas paredes de tijolo branco de um sanatório  (ou hospital ?). Clareza na definição dos espaços: divã da Imperatriz num ambiente confortável face à simples cama e máquina de lavar roupa dos Barak. Um elevador faz a ligação entre os dois mundos: o cunho pessoal de Warlikowski. As sequências alucinantes de vídeos da Floresta e Debaixo de Agua (deflagração de uma guerra?) introduzem a magia inesperada nesta ópera fantástica. Na cena do Imperador no pavilhão dos Falcões no Acto 2 as crianças usando grandes máscaras de Falcão evocam o mundo dos sonhos e do subconsciente que a musica potente de Strauss e o texto de Hofmannstahl sugerem. A menina loira que acompanha a Imperatriz pela mão (a Kaiserin na infância) lembra o mundo onírico em que a Imperatriz parece viver. Keikobad, um velho muito curvado faz aparições regulares, apoiado numa bengala.

(Photo Wilfried Hösl, Bayerische Staatsoper)

Na grande cena final é interessante a dicotomia: ao fundo um muro azul onde se projectam as sombras e o movimento das crianças que esperam nascer, de grande beleza. No proscénio ocorre o brinde de champagne dos pares reencontrados, a acidez da realidade burguesa. Para Warlikowski o trajecto dos casais que se tornaram finalmente humanos é complexo e provavelmente não tem  “happy ending“. Partilho a sua visão. O final que se segue ao reencontro dos dois casais pode ser um grande ponto de interrogação. Na mesa onde está o quatuor jubilatório, três têm uma criança ao colo, a Imperatriz não?

 (Photo Wilfried Hösl, Bayerische Staatsoper)

Warlikoski mantem-se fiel à história original, deixa intacta a grande obra dramática. A qualidade e a seriedade da encenação, a sua concentração no essencial conferem unidade e força dramática a esta grande noite de ópera. Na utopia do Acto 3 o uso superior dos vídeos e a sua beleza poética, criam simplicidade e inteligência inesquecíveis. “Chapeau”!
Die Frau Ohne Schatten”, encenação extraordinária que salienta a complexidade intelectual e a sumptuosidade musical e vocal. Indiscutível triunfo de uma obra única de Strauss e certamente um dos maiores espectáculos do aniversário dos 150 anos.





THE WOMAN WITHOUT A SHADOW, Bayerische Staatsoper, Munich, June 2014.

I saw the performance of the DIE FRAU OHNE SCHATTEN  at the Munich Opera Festival,  29th June 2014.  This opera from Richard Strauss was chosen for the reopening of the National Theatre in 1963, after his reconstruction after the II World War. Celebrating  50 years of the historic date, a new production by Krzysztof Warlikowski and the presentation of Kirill Petrenko as the brand new musikdirector. Opera in three Acts, to a libretto by Hugo von Hofmannsthal, first performed in Vienna, 1919. Petrenko selected the complete uncut score, against the current trend of using shortened versions.

Set in the mythical past the plot takes place in three levels of existence. The daughter of the King of the Spirits (Keikobad) has been floating in an in-between state since the human Emperor conquered her: She is neither a spirit nor a human. A woman without a shadow – which means a woman who is infertile.  A threat hangs over the Empress and Emperor : If she does not become fully human, he will turn to stone.  The Empress asks help from the nurse that accompanies her to search for a shadow. They descend to the human world, and the nurse takes the Empress to an unhappy woman who refuses her husband's (Barak, the Dyer) advances.  She is prepared to sell her shadow. However, the prospect of the transaction does not make the Empress happy. She declares her wish to belong to the humans. With this renunciation, Keikobad´s spell is broken: the Emperor comes back to life , she herself casts a shadow. The couples reunite and the voices of unborn children  can be heard, a possibility for a distant future

The singers cast is one of the best that could be assembled today. Adrianne Pieczonka (The Empress), excellent Canadian soprano, has a voice with a beautiful timbre, great vocal flexibility and offered us  a very moving Kaiserin. The scene with Keikobad (a judgment ?), Act 3 , in which she pronounces  the terrible words “Ich will nicht“ is truly impressive. But the outstanding performance  was Elena Pankratova (the Dyer’s Wife). 

The Russian dramatic soprano sang with a thrilling radiance,  incredible vocal and scenic qualities. She can shade her voice to express many nuances of the role, and never seemed to have to push very hard. A compelling performer she had great impact on the expression of her naggishness and the seduction  scenes in Act 2, specially riveting in her Act 3 aria of repentance. It was the beauty of her singing that marks an unique performance. 

Johan Botha (The Emperor), a well known heldentenor, beautiful singing , vocally impressive, effortless power. His scenic rigidity seems appropriate as the figure will turn into stone. 

John Lundgren, a Swedish baritone, was a notable Barak. The voice of a Lieder singer, he has the presence and the sympathy of this figure humanity (only character  with a real name). American mezzo Deborah Polaski (The Nurse),  an experienced Straussian and Wagnerian singer, throws everything at her performance. Her dramatic voice is certainly frailer than it was, but she kept her  tessitura adequate. Great actress, she was excellent in portraying this ambiguous personage, sensational in the final madness. The other parts were well taken, notably so Sebastian Holecek as the powerful Spirit Messenger, Eri Nakamura sang the Voice of the Falcon, Okka von der  Damerau delivered a serene Voice from the Above and Hanna-Elisabeth Müller was a secure Guardian of the Threshold. Renate Jett, Austrian actress, represents a mute  Keikobad.

Bayerischen Staatsorchester BSOChoir of BSO e Children Choir da BSO were brilliant. Sebastian Weigle took over from Kirill Petrenko (in Bayreuth for the Wagner´s Ring). Weigle led a solid, well-paced and superior performance, and the BSO (on its finest form) responded beautifully. He had his own merit in the transparency and dynamic direction that gave coherence to all the massive ensemble. Weigle´s handling of everything from the magical, intimate textures to the visceral exciting climaxes was masterful.  With elegance and intelligence he gave ideal support to the singers. Especially notable were the Emperor´s monologue and the solo violin of Act 3. Great moments were the dramatic explosion of the cataclysmic final of the Act 2 and the tutti that end the opera.

The superior new staging of the Polish director deserves the highest mark. Inspired in Alain Resnais ´s movie “L´Année Dernière à Marienbad “(1961), several clips were projected “ohne musik”, a surreal labyrinth  of dreams and remembrances,  before the strong Keikobad motif with which Strauss called the audience to attention. The superb scenario of the great decorator Malgorzata Szczesniak modulates a dreamlike and poetic space. 
Visual spectacular and plastic beauty and the integration of the singers into Warlikowski “ total theatre “ concept, which included spell-binding video and animation work- by Denis Guéguin and Kamil Polak – projected onto the white-tiled walls of a sanatorium (or hospital ?) set. Clear definition of the spaces : the Empress´s couch in a comfortable décor face to the simple bed and washing-machines of the dyers’ home. An elevator makes the connection between the two worlds,  with a personal touch of the director.  The Forest and Underwater video sequences brought breath-taking magic to this fantasy opera. 
In the big scene in Act 2 with the Emperor at the “Falkenhaus”, with child actors wearing huge falcon masks, evoked the word of dreams and the unconscious as potently as Strauss´s music and Hofmannsthal’s text do. The blonde little girl that accompanies by the hand the Empress (the Kaiserin in infancy?) recalls the dreamlike world in which the Empress seems to live.
Keikobad, an old man very curved made regular appearances propped up on a walking stick. The final scene is dominated by a large number of children whose playful actions are shown as shadows on the back blue wall, great beauty , on the proscenium the reunited couples toast champagne, the acid reality of the bourgeoisie.
For Warlikowski the journey of the couples that have assumed humanity is complex and mostly probably does not have a happy ending. I agree with his artistic vision. What happens after the final encounter of the beautiful two couples can be a great question mark. In the round table where the jubilatory quatuor feasts, three have a child seated on the lap, but the Empress has not?
Warlikovski  keeps his fidelity to the original plot, and leaves intact the great dramaturgic work. The quality and seriousness of the staging, his focus on the essential, give unity and strength to this great opera evening. In the utopia of Act 3 the superior use of videos and the poetic beauty, create simplicity and intelligence.” Chapeau”! 

Die Frau ohne Schatten , an extraordinary staging that enhances the intellectual complexity and the musical and vocal sumptuosity. Great triumph of Richard Strauss most complex and enigmatic opera, this will certainly be one of the major achievements of the Strauss anniversary year.

sábado, 12 de julho de 2014

DON GIOVANNI, Deutsche Oper, Berlin, Abril de 2014

(Fotografias de Marcus Lieberenz / Photos by Marcus Lieberenz)
(review in english below)

Don Giovanni, de W A Mozart, na encenação de Roland Schwab, esteve em cena na Deutsche Oper de Berlim. A direcção musical esteve a cargo de Friedemann Layer. O wagner_fanatic assistiu e descreve assim:

Acho que nunca vi encenação mais peculiar do Don Giovanni (a mais ridícula que tinha visto foi a de Zurique no ano passado mas acho que esta a bate).

Nem consigo bem descrever tudo mas no geral temos uma encenação altamente preenchida com metáforas que sinceramente não compreendi todas e quando vemos alguma coisa que até parece inteligente (ex mimetizar a ultima ceia na ultima cena da opera, dado que até assim o é para o Don), rapidamente aparecem coisas que ridiculas é ser amigo. Há muitas alusões ao golfe, o comendador é morto à paulada por homens com tacos de golfe, existem várias alusões sexuais que é melhor não entrar em pormenores..., na festa do final da primeira parte surge Cristo a andar de bicicleta de manutenção (?!), na cena do cemitério aparecem uns ratos que quando o comendador diz que vai jantar, começam a dançar aquela coreografia em que se passa as mãos em frente aos joelhos dando a aparência que estes se trocam em movimento, enfim... São tantas coisas que merece ser visto mas ir preparado para muita coisa deste género. Eu já sabia que a encenação era meio marada mas não esperava tanto :)



Os cantores: Adam Plachetka (Don Giovanni) é um Mozartiano para os próximos anos. Tem uma naturalidade intrínseca que faz com que tudo o que faça em palco seja credível. Literalmente todas as expressões, toda a linguagem corporal tem ligação com o que está a recitar ou cantar. A sensação que passa é que está simplesmente a ser ele próprio mas, em cada papel que faz. Já há muito que um cantor não me surpreendia tanto. E a voz é perfeita!

Matthew Rose fez um Leporello cómico e foi em crescendo ganhando a minha aceitação. Mas não me apaixonou completamente. Joel Prieto foi Don Ottavio e Steh Carico o Masetto.

As mulheres bem mas com a Dona Elvira (Jana Kurucová) a gritar nos agudos da primeira área, redimindo-se no restante; a Zerlina (Martina Welschenbach) a faltar-lhe mais doçura no timbre e no batti batti o bel Masetto a descoordenar-se com o pace da orquestra; a Donna Anna (Burcu Uyar) bem mas sem grande expressão facial. O comendador (Albert Pesendorfer) como se espera em voz cavernosa.
A Orquestra cumpriu mas às vezes senti faltar a melosidade mozartiana e nos primeiros acordes não prologou o graves, algo que ajuda a dar o sentido de medo.









DON GIOVANNI, Deutsche Oper, Berlin, April 2014

Don Giovanni by WA Mozart in the staging of Roland Schwab was on the scene at the Deutsche Oper Berlin. The musical direction was by Friedemann Layer. Wagner_fanatic saw it and reported as follows:

I have never seen a more peculiar staging of Don Giovanni (the most ridiculous I had seen before was the Zurich production last year but I think this hits it) .
I can not describe everything well but overall we have a scenario highly filled with metaphors that frankly I did not understand all and when we see something that even looks smart (ex mimic the Last Supper in the last scene of the opera, as until it is so to the Don Giovanni), quickly all appear ridiculous, to say the least. There are many allusions to golf, the Comendatore is killed with sticks by men with golf clubs, there are several allusions to sex (it is better not to go into details)... on the party of the final of the first part Christ appears cycling for maintenance ( ! ), in the cemetery scene, when the comendatore says he will go dinner, rats start to dance a tricky choreography, anyway ... there are so many things worth seeing but one has to go prepared for a lot of this kind of things. I knew that the staging was mad, but did not expect so much :)

Concerning the singers: Adam Plachetka ( Don Giovanni ) is a Mozartian singer for years to come. He has an intrinsic naturalness that makes everything on stage credible. Literally all the keywords, the whole body language, are connected with what he is singing. The feeling is that he is simply being himself but he is like that in every role he does. Since long ago that a singer did not surprise me that much. And the voice is perfect !

Matthew Rose was a humorous Leporello and was growing in his performance,  gaining my acceptance. But he did not impressed me completely. Joel Prieto was Don Ottavio and Steh Carico was Masetto.

The women were well but with the Dona Elvira (Jana Kurucová) screaming in top register in the first area, yhough redeeming afterwords; Zerlina (Martina Welschenbach) missed more sweetness in timbre and in batti batti bel Masetto and loosing the pace of the orchestra ; Donna Anna (Burcu Uyar) was well but without much facial expression. The Commendatore (Albert Pesendorfer) had a hollow voice, as expected.


The orchestra was ok but sometimes missed Mozartian sweetness and in the first notes did not prolongued the bottom notes, something that helps to give a sense of fear.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

DIE WALKÜRE / A VALQUÍRIA ideal, Barcelona, Maio 2014

 (text in english below)

Como relatei aqui e aqui, assisti a duas récitas da Valquíria no Liceu de Barcelona com elencos distintos. 

Para mim, a Valquíria ideal em Barcelona seria:
- Encenação – não a de Robert Carsen, algo mais próximo do idealizado por Wagner.
- Maestro e Orquestra – lamento, mas Josep Pons e a Orquestra Sinfónica do Liceu não estiveram à altura do exigível. Outros seriam melhores.
 - Siegmund – Klaus Florian Vogt, sem qualquer hesitação!



- Sieglinde – Eva Maria Westbroek, mas Anja Kampe também foi excelente.




- Hunding – Ante Jerkunica, mas Eric Halvarson, foi igualmente fabuloso.


- Fricka – Katarina Karnéus, mas Frickas há muitas e… melhores.


- Brühnilde – Iréne Theorin, sem dúvida.


- Wotan – Albert Dohmen, embora Greer Grimsley também tenha estado ao mais alto nível.








The ideal Die Walküre in Barcelona, May 2014

As reported here and here, I saw two performances of the Valkyrie at the Liceu in Barcelona, with different casts. For me, the ideal performance in Barcelona would be:

- Staging - not Robert Carsen´s but something closer to the idealized by Wagner.

- Conductor and Orchestra - sorry, but Josep Pons and the Liceu Symphony Orchestra were not up to the required. Others would be best.

- Siegmund - Klaus Florian Vogt, without any hesitation!

- Sieglinde - Eva Maria Westbroek, but Anja Kampe was also excellent.

- Hunding - Ante Jerkunica but Eric Halvarson was also fabulous.

- Fricka - Katarina Karnéus but there are many better Frickas.


- Brühnilde - Iréne Theorin, no doubt.

- Wotan - Albert Dohmen, although Greer Grimsley has also been at the highest level.