segunda-feira, 4 de junho de 2018

LA TRAVIATA, Teatro di San Carlo, Napoli / Nápoles, Maio /May 2018


(text in English below)

Vim agora do São Carlos, mas deste…




Foi quase de certeza a pior noite de Ópera que eu já tive!!!

Comecemos: O nosso São Carlos está a cair de podre por dentro, este está a cair de podre por fora…



O Teatro cheirava a canos no interior da sala.

O público é do pior que se pode imaginar!!! Pior do que no nosso São Carlos!
Tive uma velha ao lado sempre a bater o pé com o ritmo da música, a mexer na correia da mala, a falar uma ou outra vez com a do lado e a cantar / murmurar as árias... mas as dos homens!
À esquerda um rapaz até calmo mas que olhou para o telemóvel 5 ou 6 vezes para ver as horas.
Atrás à esquerda uma tipa com aquelas pulseiras de argolas que chocalham cada vez que se mexe o braço e que, no primeiro acto, estava quase sempre a falar com a do lado e só se calaram quando eu as chamei à atenção com o olhar e as mãos!

Mas o melhor foi uma velha da 2ª fila do outro lado da plateia que esperou o intervalo todo da mudança de cena do 2º para o 3º acto e justamente quando começa o prelúdio do 3º acto decide desembrulhar durante 30 segundos o seu rebuçadinho... e mais!!! A Violeta a morrer em palco (mal, mas já lá vamos...) e toca o telemóvel da mesma velha, com um toque de sininhos de renas de Natal mais uns 20 ou 30 segundos!!! E a velha atende e começa a falar até um senhor a mandar calar!!! Brutal!!! Este público bate o nosso da Gulbenkian e São Carlos!!!



Vim pelo Nucci mas nem o Nucci foi brutal... voz excelente mas a olhar muito para o maestro e, globalmente, transmitindo aquilo que se sentiu na récita toda: pareceu uma manta de retalhos.




Francesco Demuro (que fez um Fenton muito bom em Berlim na Páscoa) com expressividade inconstante, voz muito fininha e aparência franzina, 



em contraste com o vozeirão e mulherão que é a Nino Machaidze.
Nino bem mas não caracterizou a Violeta. No 3º acto caracterização zero. Entra numa cadeira de rodas antiga, quase sem forças, mas depois mexe-se melhor do que eu. Tem um ar de que, se tem tuberculose, apanhou o bacilo no máximo há uma semana... nunca tosse, não dando indícios de que tem tuberculose e depois foi cantar tudo quase sempre em vozeirão. Quando canta os agudos inclina a cabeça para a direita, parecendo que tem um torcicolo...


O Nucci nem o Di Provenza repetiu... e este público não merecia. Só se salvou a orquestra mas, mesmo assim, talvez por tudo isto não se sentiu o espírito da Traviata.

Não acho que o Teatro seja muito parecido com o São Carlos de Lisboa. As cadeiras da plateia, pelo menos, são mais confortáveis que as do nosso.





A cidade é muito suja e muito poluída. Ver ópera aqui? Acho que não consigo dar uma segunda oportunidade...

Texto de wagner_fanatic



LA TRAVIATA, Teatro di San Carlo, Napoli, May 2018

I came now from São Carlos Theater, but from this one:

It was almost certainly the worst opera night I've ever had !!!
Let's start: Our São Carlos Theater is falling from rotten inside, this one is falling of rotten outside ...

The public is the worst imaginable!!! Worse than in our Sao Carlos!
I had an old woman next to me, always clapping her foot with the rhythm of the music, fiddling with the belt of the suitcase, talking again and again with the next one and singing / muttering the arias ... but the men’s arias!
On the left a boy even calm but who looked at the phone 5 or 6 times to see the time.
Behind on the left was a woman with those rings that rattle every time she moves her arm and that in the first act she was almost always talking to the one on the side and they only fell silent when I called them to the attention with the look and the hands!

But the best was an old woman from the 2nd row on the other side of the audience who waited the entire interval from the scene change from the 2nd to the 3rd act and just when the prelude to the 3rd act began she decided to unwrap for 30 seconds her little candy ... and more!!! Violetta was to die on stage (badly, but I will come to it later...) when the same old woman’s cell phone rang, with a sound of bells of Christmas for another 20 or 30 seconds !!! And the old woman answered and began to speak on the telephone until a gentleman ordered her to shut up !!! Brutal!!! This audience beats ours from Gulbenkian and São Carlos!!!

I came because of Leo Nucci but not even him was brutal ... excellent voice but looking a lot at the maestro and, overall, conveying what we felt in the whole recital: it looked like a patchwork of blankets.

Francesco Demuro (who made a very good Fenton in Berlin at Easter) with fickle expressiveness, very thin voice and slim appearance, in contrast to the voice and womanhood that is Nino Machaidze.

Nino sang well but did not characterize Violetta. In the 3rd act zero characterization. She enters on an old wheelchair, almost without strength, but then she moves better than I do. She looked as if she has tuberculosis, she got the bacillus at most a week before... She never coughs, giving no indication that she has tuberculosis and then went to sing everything almost in a loud voice. When she sings the top notes she tilts her head to the right, looking like she has a torticoll ...
Nucci did not even repeated the aria Di Provenza ... and this public did not deserved it.
The theater smelled of pipes inside the room. Only the orchestra was ok, but even so, perhaps for all this the Traviata spirit was not felt.

I do not think the Theater is much similar to the São Carlos of Lisbon. The audience seats, at least, are more comfortable than ours.
The city is very dirty and very polluted. See opera here? I do not think I can give a second chance...


Text by wagner_fanatic

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