domingo, 9 de dezembro de 2012

Werther - Theatro São Pedro - 2


WERTHER PARA BARÍTONO NO THEATRO SÃO PEDRO/SP. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET


 Massenet é compositor que tem características únicas em sua escrita orquestral. Influenciado pela escola francesa tem nas melodias a força emotiva de sua composição. Muitos acusam Massenet de wagneriano, ele utiliza o recurso do motivo condutor (leitmotiv) em diversas passagens. A música de Massenet pode ser, as vezes, açucarada demais. As suas melodias fixam na mente e provocam diversos estados de emoção no público.

 Neiva e Francesconi -Foto Internet

Os Sofrimentos do Jovem Werther de Goethe é a obra que inspira a ópera, escrita em cartas a um narrador temos nela as características iniciais do romantismo: o amor e a morte. Outra característica de Massenet é a obra intimista, esta presente com mais força no Werther. Tudo acontece em pequenos espaços. A versão do Theatro São Pedro/SP dirigida por André Heller-Lopes mostra o lado intimista da ópera e realça a escrita de Massenet. Transportada para meados do século XX leva ao verdadeiro amor entre os personagens e a morte como única solução. Werther está em outra dimensão no final da ópera, morto na cadeira e de costas para o público dialoga com Charlotte grávida através de um Werther vestido da época de Goethe.

 Leonardo Neiva -barítono, foto internet.

 A versão para barítono cantada pela primeira vez no Brasil, nem sabia que ela existia, mostra um Werther impactante e uma escrita orquestral robusta. Leonardo Neiva deu dramaticidade ao personagem, voz de barítono com fartura de agudos. Neiva sofre por amor e morre por ele em duas dimensões, terrena e passada. Mostra nuances do personagem que são invisíveis com tenor, mais incisivo , dramático e com maior força. A maioria prefere os belos agudos do tenor, assistir a versão para barítono modifica completamente a dramaticidade musical.
O restante do elenco apresenta a mesma qualidade vocal da estreia . Luisa Francesconi continua soberba, seu desafio na ópera francesa foi vencido. Especialista em óperas italianas a moça mostrou que a música francesa cai bem em sua voz. A orquestração do maestro Malheiro reflete as sutilezas da partitura. O coro de guris se sai melhor, com vozes mais audíveis e o soprano Gabriela Pacce tem bela voz lírica.

 Cena de Werther, foto internet

O Theatro São Pedro fecha com chave de ouro a programação de óperas em 2012. Espero que 2013 tenhamos mais títulos com a mesma qualidade apresentada nesse ano. Seria interessante a direção do teatro buscar montagens de outras casas, como Manaus e Belém que possuem o mesmo tamanho de palco do teatro paulistano, mas com plateias maiores. Teatro pequeno e criatividade enorme

2 comentários:

  1. Invitación
    Yo soy brasileño, y tengo un blog, muy simple.
    Estoy lhe invitando a visitar-me, y se posible, seguimos juntos por ellos.
    Fuerza, Alegría y Amizad.
    Ven acá, y deja un comentário, para YO, seguí en su blog con facilidad.

    Yo, estoy te seguyendo.
    Abrazos, del Brazil.

    www.josemariacosta.com



    ResponderEliminar
  2. Excelente crônica!
    Parabéns pela qualidade dos textos.
    Um abraço

    ResponderEliminar