quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O GATO DAS BOTAS – Teatro Nacional de São Carlos – 19 Dezembro 2012


Uma ópera curta de sonoridade agradável com momentos idílicos, uma encenação viva e cheia de cor, uma plateia cheia de crianças mais fascinadas pela magia do cenário do que pela fácil compreensão do texto da obra, um leque de cantores portugueses de nível superior e uma promessa para adultos de um sonho de infância.


Assim se pode caracterizar esta produção de O Gato das Botas de Xavier Montsalvatge, com tradução em português de César Viana, levada a palco hoje e nos próximos dias 20, 22 e 23 de Dezembro no Teatro Nacional de São Carlos.

Embora com ligeiras alterações cénicas, a história segue assim:

“O mais novo dos filhos de um nobre moleiro recebe em herança um gato.

Desesperado, pensa em fazer dele o seu jantar para não morrer de fome, mas o gato revela ser um animal interessante e cheio de recursos. O Gato pede ao amo que não se aflija, pois apenas necessita de uma mala e um par de botas e pôr-se a caminho por entre os bosques para provar que a herança recebida é mais valiosa do que o que parece. O filho do moleiro decide segui-lo. O Gato calça as botas e, de seguida, caça um coelho e uma coelha. O plano estava em marcha.


Aproxima-se então do palácio do Rei para entregar o coelho como oferta do seu amo, o Marques de Carabás. Nos dias seguintes continuou a presentear o Rei com perdizes e outras oferendas, acabando por conquistar a confiança do monarca e assim descobrir em que altura do dia o Rei e filha, a encantadora Princesa, passeiam junto ao rio. O Gato esconde a roupa do moleiro e, ao passar a comitiva real, desata a gritar.


Ao ouvir os gritos, o Rei não hesita e manda os criados socorrer o “Marquês”, ordenando que o vistam com ricas roupagens e o acompanhem até à carruagem de cavalos do próprio Rei.


O gato adianta-se ao séquito real e dirige-se às terras de um temível Ogre. Ameaça os camponeses que ali trabalham para que, quando interpelados, digam que os campos são pertença do Marquês de Carabás. Assim, ao passar da carruagem, o Rei pergunta pelo dono das terras e todos respondem tratar-se do Marquês de Carabás. Entretanto, o gato vai ao palácio do Ogre a quem pede audiência. Quando se encontram, o Ogre, muito vaidoso por sinal, faz logo uma demonstração, e aparece sob a forma de um leão feroz. Então o Gato desafia-o a transformar-se num animal pequeno, como um ratinho... O Ogre, para o impressionar, torna-se num minúsculo rato.

Assim que a transformaçãoo se faz, o Gato não perde tempo e agarra-o. O palácio do Ogre converte-se então na casa do Marquês de Carabás onde recebe o Rei e a Princesa que não tarda em desposar.


E para sempre viveu o Gato como um grande senhor.”

A dupla Emilio Sagi e Agatha Ruiz de la Prada oferece-nos uma encenação onde reina a cor, onde a ternura dos pormenores simples nos parecem fazer mergulhar num mundo de guloseimas e onde os locais da obra são inteligentemente dados a conhecer ao espectador através de combinações de letras “jogadas” pelos intérpretes, deixando a imaginação fluir ao ritmo de cada um de nós.


Ana Franco e Bárbara Barradas, detentoras de uma beleza de timbre imensa, brilharam como o Gato e a Princesa, respectivamente.

Diogo Oliveira e João Oliveira, como o Rei e o Ogre, em parelha superlativa de qualidade com o elenco feminino, encarnaram excelentemente bem cada personagem.

João Merino como o Moleiro esteve, como sempre, fantástico! Vocalmente seguro, ágil e expressivo, cenicamente espalhando uma naturalidade cómica irrepreensível.


Mais um exemplo de que Portugal é “pequeno” para os valores artísticos que tem. Força a todos!!!





EL GATO CON BOTAS – Teatro Nacional São Carlos - December 19, 2012

A short opera with a pleasant sonority and with some idyllic moments, a lively and color staging, an audience full of children more fascinated by the magic of the sets than the easy understanding of the text of the work, a range of top-level portuguese singers and a promise for adults of a childhood dream.


This i show we can characterize this production of the Puss in Boots by Xavier Montsalvatge with Portuguese translation of César Viana, carried onstage today and in the upcoming days 20, 22 and 23 December at the National Theater of São Carlos, Lisbon, Portugal.

The duo Emilio Sagi and Agatha Ruiz de la Prada offers us a scenario where color reigns, where the tenderness of the details seem simple to dive into a world of goodies and the places where the work is set are cleverly made ​​known to the audience through combinations of letters "gaming" by the interpreters, leaving the imagination flowing at the rate of each one of us.


Ana Franco and Bárbara Barradas, with their immense beauty of timbre, shone as the Cat and the Princess, respectively.

Diogo Oliveira and João Oliveira, as the King and the Ogre, in a superlative quality in tandem with the female cast, embodied each character excellently well.

João Merino as the Miller was, as always, fantastic! Vocally secure, agile and expressive, scenically spreading a superb natural comic sense.


Another example that Portugal is "too small" for the artistic values ​​it has. 



14 comentários:

  1. Caro wagner_fanatic,
    Neste momento de agonia para a cultura no nosso pobre País, fico muito satisfeito por verificar que há algo de muito bom a ver em São Carlos. Vou tentar assistir a uma das récitas programadas.

    ResponderEliminar
  2. Que uma ótima maneira de entrar no mundo da ópera. Eu adoraria vê-lo!

    ResponderEliminar
  3. Completely new evolution?
    Merry Christmas .
    Greetings,Willy

    ResponderEliminar

  4. Pelo desculpa pelo o que vou dizer, mas do que ouvi na rádio foi uma chatice infindável, do principio até ao fim!!!

    Falar de cantores superiores nacionais a cantar o Gato das Botas??? Parece que voltámos à era Formigal!!!

    Só quem está carente de boa ópera ao vivo poderá fazer um critica destas!

    E é escandaloso o que se está a passar no único teatro lírico nacional!!!!

    Tenho o maior respeito do trabalho de Emilio Sagi como encanador. Ainda há pouco vi uma Zarzuela em Madrid no Teatro da Zarzuela (felizmente brilhantemente dirigida pelo Paolo Painamonti)encenada magnificamente pelo próprio. Vi uma récita com o elenco alternativo (não o principal) e aqui assim como uma encenação e uma direcção musical cuidadas fazem com elenco menor um espctáculo belíssimo!!!

    Agora não me venham com histórias que o São Carlos está a apresentar espectáculos de qualidade! Até é ainda pior para a continuação do historial desastroso do nosso teatro nestes últimos anos....

    Haja decoro e decência objectiva!

    E salvemos o São Carlos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Se há pessoa que esteja carente de Ópera ao vivo, com o devido respeito e sem querer parecer superior, não serei eu, de certeza, nem nenhum dos meus colegas que contribuem para este blog, como pode ver pelos espectáculos a que temos assistido.

      Felizmente sei reconhecer bons cantores e pessoas com qualidade, cantem elas o que cantarem, sejam óperas menos conhecidas, sejam óperas mais conhecidas. E estes cantores foram e são excelentes!

      Gostava de saber qual a sua ideia de salvação nacional para o Teatro Nacional de São Carlos... Todos nós sabemos que as coisas não estão fáceis para as artes e, principalmente para a Ópera em Portugal mas isso não invalida que, com o que se vai conseguindo, as pessoas que têm qualidade e que se entregam de corpo e alma ao que fazem, não seja respeitadas e admiradas.

      Obrigado pelo seu comentário que me deu a possibilidade de reforçar ainda mais a minha opinião decente e objectiva!

      Eliminar
    2. Caro Anónimo,
      Toda e qualquer opinião têm o seu quê de subjectivo, muito embora haja critérios estabelecidos que nos ajudam a classificar aquilo que, culturalmente, se foi definindo como bom ou mau.
      Não sei em que rádio se baseou para afirmar, como todo esse seu afã, a desgraça a que - afortunadamente para si - se poupou a ir assistir ao - para si moribundo - TNSC. Sei que a ideia de que tudo o que é estrangeiro é bom é uma ideia provinciana que já há muito se estabeleceu...
      Felizmente, dada a escassez nacional e o gosto pela ópera, os participantes deste blogue têm assistido, como invulgar frequência, a espectáculos no estrangeiro, pelo que o modo "ao vivo" é frequente. Agradeço-lhe o relato de tão belíssima zarzuela, isso apesar do elenco de segunda...
      Espero que a sua decência de objectividade inantingível e decoro armado o ajudem a continuar a denegrir através de fontes secundárias aquilo que outros - maltrapilhos artistas e incultos apreciadores - produzam para os ouvidos surdos e olhos cegos do fado triste que é ser português... Bom Natal!

      Eliminar
    3. Creio as palavras dos meus ilustres colegas, absolutamente, inequívocas, pelo que, permito-me considerar a resposta como, liminarmente, contundente na intenção.

      Votos de uma auspiciosa quadra natalícia.

      Eliminar
  5. Wonderful costumes! I'd like to try the rabbit-overall:-)
    Wish you, your family and your blog a Merry Christmas!

    From rainy Germany

    ResponderEliminar
  6. Hoje foi a ultima! Divertimo-nos á brava!
    Mais uma vez obrigado por todo o vosso apoio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso apoio é sempre sentido e verdadeiro! Força!!! Abraço.

      Eliminar
    2. Ainda bem que a ópera é uma arte que vos faz vibrar. O apoio aqueles que, com os poucos recursos que têm, cumprem com rigor, qualidade e dedicação, exaltando o que de melhor a ópera tem, é natural e desejado. Espero que 2013 lhe possa trazer muitas realizações! Saudações

      Eliminar
  7. Obrigado pelas simpáticas palavras. Enquanto me deixarem, com toda a humildade e respeito pela música, continuarei a tentar fazer o meu melhor, a cada segundo a cada nota por manter o canto lírico vivo em Portugal.

    Feliz Natal e um 2013 cheio de boa Ópera a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai conseguindo! Força!

      Feliz Natal e que 2013 traga ainda mais oportunidades para manter o canto lírico vivo em Portugal!

      Eliminar