quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nikolai Lugansky na FCG — 11 de Dezembro de 2012


(Review in English below)

A FCG recebeu o laureado pianista russo de 40 anos Nikolai Luganski para um recital de piano.

(foto do site da FCG)

Ouvimos Nas Brumas composta em 1912 pelo compositor checo Leos Janacek, peça influenciada pela música tradicional da Morávia que se desenrola em 4 andamentos de enorme expressividade. Seguiram-se os Impromptus, D. 935, de Franz Schubert, compostos em 1827, obra do período romântico marcada por um lirismo extraordinário e de enorme exigência para os intérpretes. A segunda parte levou-nos a Franz Liszt com o seu inigualavelmente belo Les jeux d’eau à la Villa d’Este (1877) e à transcrição para piano Isoldens Liebestod, S. 447 (1867), a partir de Tristão e Isolda de Wagner. Terminámos com a virtuosista Sonata n.º 2 , op. 36, do compositor russo Sergei Rachmaninov cuja composição data de 1913 (revisão em 1931).
As interpretações de Nikolai Lugansky foram de elevada qualidade: é dotado de uma excelente técnica e expressividade musical e apresenta uma postura muito adequada e nada exibicionista. Destaco a interpretação da Sonata n.º 2 de Rachmaninov onde foi sublime. Os Impromptus de Schubert foram igualmente muito bem interpretados (gostei particularmente do Improviso n.º 4), embora não tenha tido a delicadeza cristalina que Maria João Pires registou no seu Le Voyage Magnifique.

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(Review in English)

The FCG has received for a piano recital the laureate Russian pianist Nikolai Luganski of 40 years old.

We listen In Mists composed in 1912 by Czech composer Leos Janacek, piece influenced by Moravian folk music that unfolds in four movements of enormous expressivity. This was followed by the Impromptus, D. 935, by Franz Schubert, composed in 1827, a work from the Romantic period marked by an extraordinary lyricism and huge demand for interpreters. The second part took us to Franz Liszt with his impressively beautiful Les jeux d'eau beautiful à la Villa d'Este (1877) and the piano transcription Isoldens Liebestod, S. 447 (1867), from Wagner’s Tristan und Isolde. We finished with virtuoso Sonata n. 2, op. 36, the Russian composer Sergei Rachmaninov whose composition date of 1913 (revised in 1931).
Nikolai Lugansky's interpretations were of high quality: he is endowed with an excellent technical and musical expressiveness and presents a very appropriate posture that is nothing flamboyant. I highlight the interpretation of Rachmaninov’s Sonata no. 2 which was sublime. The Schubert’s Impromptus were interpreted equally well (I particularly liked the Improvisation n. 4), although it has not had the crystalline gentleness that Maria João Pires noted in his Le Voyage Magnifique.

1 comentário:

  1. A pianist with great sensibility. I like the way he plays especially because he never exaggerates.
    I'll also go to his concert coming spring.

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