segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Grande Missa em Dó menor, Mozart. Fundação Gulbenkian, Dezembro de 2012


(in english below)

No passado fim-de-semana assistiu-se ao Concerto de Natal da Fundação Gulbenkian, onde se ouviram duas obras de J S Bach (Prelúdio e Fuga em Lá menor BWV 543 e Gloria in excelsis Deo BWV 191) e a Grande Missa em Dó menor K. 427 de Mozart.

Das peças apresentadas a Grande Missa é, para mim, a mais marcante e uma das (muitas) obras geniais de Mozart. Assistimos a um bom espectáculo, embora desequilibrado.

A Orquestra Gulbenkian teve uma boa prestação e foi dirigida pelo maestro Michel Corboz. Verdadeiramente sensacional foi, mais uma vez, o Coro Gulbenkian. O maestro Jorge Matta tem feito um trabalho de excepção.

Os solistas foram o elo mais fraco. O soprano Sylvia Schwartz foi a única que me impressionou positivamente. Tem uma voz bonita, segura e bem colocada e ofereceu-nos uma interpretação de qualidade. O soprano Sónia Grané não tem um timbre bonito, sobretudo no registo médio, e foi frequentemente estridente nos agudos. O tenor Luís Gomes ouviu-se com dificuldade e a voz também não impressiona. O barítono Job Arantes Tomé teve uma intervenção pequena mas não conseguiu projectar a voz de forma eficaz. Foi pena, pois a Missa merece melhor. Mas é sempre um privilégio e um momento único ouvir esta obra prima de Mozart, sobretudo quando cantada pelo Coro Gulbenkian.

****


Great Mass in C minor, Mozart. Gulbenkian Foundation, December 2012

In the past weekend occurred the Christmas Concert of the Gulbenkian Foundation, where two pieces by JS Bach (Prelude and Fugue in A minor BWV 543 and Gloria in excelsis Deo BWV 191) and the Great Mass in C minor K 427 of Mozart were played.

From the works played, the Great Mass is, for me, the most striking and one of the (many) works of genius of Mozart. We heard a good concert, although unbalanced.

The Gulbenkian Orchestra, directed by maestro Michel Corboz had a good performance. Truly sensational was, once again, the Gulbenkian Choir. Maestro Jorge Matta is doing an exceptional job.
The soloists were the weakest link. Soprano Sylvia Schwartz was theonly one that impressed me positively. She has a beautiful and secure voice, and offered us an interpretation of quality. Soprano Sonia Grané has not a beautiful timbre, especially in the middle register, and she was often strident in the top notes. Tenor Luís Gomes was heard with difficulty and the voice did not impress. Baritone Job Arantes Tomé had a small intervention but failed to project the voice effectively. A pity, because the Mass deserves better. But it is always a privilege and a unique moment to hear this masterpiece by Mozart, especially when sung by Gulbenkian Choir.

****

9 comentários:

  1. HAPPY HOLIDAYS FANATICOS!
    kisses and hugs!

    ResponderEliminar
  2. Sou admirador de Mozart e de Bach que no Brasil ficou conhecido pela relação com as Bachianas de Villa-Lobos nosso maior e mais popular compositor erudito.
    Parabéns por nos oferecer cultura musical e um feliz Natal

    ResponderEliminar
  3. Como todo o respeito pelo trabalho do maestro Jorge Matta, devo informar que, nestas obras, a preparação do coro esteve a cargo dos maestros Artur Carneiro (na fase de leitura) e do próprio Michel Corboz, que é de resto o preparador principal do coro nas obras por ele dirigidas.

    ResponderEliminar
  4. Estive na Gulbenkian no sábado e em geral concordo consigo, Fanático_Um. Fiquei a morder-me por não ter ouvido esta missa com certos solistas... E já agora, com um soprano e um mezzo em vez de dois sopranos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Gi, a obra merecia outros solistas, o que frequentemente acontece na Gulbenkian, mas não foi o caso desta vez.

      Eliminar
    2. o que e que voces precebem de opera

      Eliminar
  5. Comentário enviado por Ana Gomes por email:

    assisti ao concerto de natal na gulbenkian e fiquei maravilhado, o couro gulbenkian como sempre continua um dos melhores do mundo, o maestro nem ha palavras para descrever a sua classe, as sopranos e o baritimo cumpriram com classe o seu papel, o tenor luis gomes confirmou mais uma vez porque e um dos jovens tenores mais promissores da actualidade ,entrou recentemente para a royal opera house uma das casas de opera mais prestigiadas do mundo em londres onde se licenciou em canto e fez o mestrado em opera na guildhall school isto tudo quando ainda so tem 25 anos , no mundo da opera e ainda uma criança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela informação adicional sobre o tenor Luís Gomes.

      Eliminar