(in english below)
A Temporada 2011 – 2012 do Teatro Real de Madrid é mais uma temporada a ter em conta. Tem alguns pontos fortes, marcados por produções com elencos fortes, embora também algumas outras opções que não merecem, ao melómano comum e na nossa opinião, a deslocação a Madrid.
ELEKTRA
30 Setembro
2, 3, 6, 7, 9, 11, 12, 14, 15 Outubro
Klytamnestra
Jane Henschel (30 Setembro, 2, 6, 9, 12, 15 Outubro)
Rosaling Plowright (2, 7, 11 e 14 Outubro)
Elektra
Christine Goerke (30 Setembro, 2, 6, 9, 12, 15 Outubro)
Deborah Polaski (2, 7, 11 e 14 Outubro)
Chrysothemis
Manuela Uhl (30 Setembro, 2, 6, 9, 12, 15 Outubro)
Riccarda Merbeth (2, 7, 11 e 14 Outubro)
Aegisth
Chris Merrit
Orest
Samuel Youn
A temporada inicia-se com uma ELEKTRA com elenco bastante forte, principalmente nas récitas com as duas veteranas Rosalind Plowright e Deborah Polaski, acompanhadas de Riccarda Merbeth.
PELLÉAS ET MÉLISANDE
31 Outubro
2, 4, 7, 9, 11, 13, 16 Novembro
Pelléas
Yann Beuron
Mélisande
Camilla Tilling
Golaud
Laurent Naouri
Arkel
Franz-Josef Selig
Elenco equilibrado para esta obra do expressionismo francês, que também sobe a cena no Teatro do Liceu de Barcelona em Junho-Julho, com a mesma encenação.
LADY MACBETH DE MTSENSK
3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 23 Dezembro
Boris Timfeyevich Ismailov
Vladimir Vaneev
Zinovi Borisovich Ismailov
Ludovít Ludha
Katerina Ismailova
Eva-Maria Westbroeck
Serguéi
Michael Konig
Eva-Maria Westbroeck promete, pela sua marcada experiência no papel, engrandecer esta produção. Não um favorito dos Fanáticos mas a considerar por quem vibra com esta obra de Shostakovich.
IOLANTA & PERSÉPHONE
14, 16, 18, 20, 21, 23, 24, 26, 28, 29 Janeiro
Iolanta
Ekaterina Scherbachenko
Veronika Dzhioeva
Rei René
Dmitry Ulianov
Robert
Alexej Markov
Vaudémont
Pavel Cernoch
Dmytro Popov
Ibn-Hakia
Willard White
Alméric
Vasily Efimov
Bertrand
Pavel Kudinov
Perséphone
Dominique Blanc
Eumolpe
Paul Groves
Nova produção do Teatro Real destas duas pequenas óperas de Tchaikovsky e de Stravinski.
LA CLEMENZA DI TITO
14, 17, 19, 22, 24, 26, 29 Fevereiro
2, 4 Março
Tito
Yann Beuron
Vitellia
Measha Brueggergosman
Servilia
Maria Virginina Savastano
Sesto
Kate Aldrich
Annio
Serena Malfi
Publio
Guido Loconsolo
Depois de um início de temporada em que em cerca de 4 meses são dedicados a música de final de século XIX – início século XX, o Teatro volta ao passado pela mão de um dos grandes génios de sempre: W.A. Mozart. A sua última ópera, La Clemenza di Tito, com um elenco ao mais alto nível, promete noites celestiais em Madrid. Uma das recomendações dos Fanáticos.
I DUE FIGARO
27, 28, 30, 31 Março
1 Abril
Riccardo Muti dirige esta obra de Saverio Mercadante, num elenco ainda não completamente estabelecido.
CYRANO DE BERGERAC
10, 13, 16, 19, 22 Maio
Cyrano
Plácido Domingo
Roxane
Sondra Radvanovsky
Christian
A determinar
De Guiché
Ángel Ódena
Domingo e Radvanovsky voltam-se a juntar depois de Londres, Valência, Milão e Nova Iorque, para esta produção de Cyrano, com encenação original do Teatro do Chatelet, Paris, já referida neste blog anteriormente. Domingo ainda surpreende pelo que não existem dúvidas na possibilidade célere de esta produção esgotar. Dos últimos papéis que Domingo interpretou, só faltava Cyrano em Madrid, depois de Tamerlano, Simão Boccanegra e Iphigénie en Tauride nas temporadas passadas.
POPPEA E NERONE
12, 14, 16, 18, 19, 21, 22, 24, 26, 28, 30 Junho
Poppea
Nadja Michael
Nerone
Charles Castronovo
Ottavia
Maria Riccarda Wesseling
Ottone
William Towers
Séneca
Willard White
Drusilla
Ekaterina Siurina
L’Incoronazione di Poppea de Monteverdi mas com orquestração de Philippe Boesmans.
AINADAMAR
8, 10, 11, 13, 14, 16, 17, 19, 20, 22 Julho
Margarita Xirgu
Jessica Rivera
Federico Garcia Lorca
Kelley O’Connor
Nuria
Nuria Rial
Ruiz Alonso
Jesus Montoya
Término de temporada em pleno século XXI.
Em versão de concerto temos ainda as seguintes:
LA FINTA GIARDINIERA de W.A. Mozart
Rene Jacobs com o mesmo elenco que traz à Gulbenkian a 2 de Outubro.
DON QUICHOTTE de Jules Massenet
Ferrucio Furlaneto e Anna Caterina Antonacci.
RIENZI de Richard Wagner (primeira representação desde o século XIX no Teatro Real)
Burkhard Fritz e Anja Kampe.
Os Fanáticos recomendam:
La Clemenza di Tito
Cyrano de Bergerac
Rienzi (versão concerto)
Possibilidade de ver 2 óperas em dias seguidos:
21 e 22 ou 22 e 23 de Dezembro – Don Quichotte e Lady Macbeth
21 e 22 de Maio – Rienzi e Cyrano
Teatro Real de Madrid, Season 2011 – 2012
ELEKTRA
30 Setembro
2, 3, 6, 7, 9, 11, 12, 14, 15 Outubro
Klytamnestra
Jane Henschel (30 Setembro, 2, 6, 9, 12, 15 Outubro)
Rosaling Plowright (2, 7, 11 e 14 Outubro)
Elektra
Christine Goerke (30 Setembro, 2, 6, 9, 12, 15 Outubro)
Deborah Polaski (2, 7, 11 e 14 Outubro)
Chrysothemis
Manuela Uhl (30 Setembro, 2, 6, 9, 12, 15 Outubro)
Riccarda Merbeth (2, 7, 11 e 14 Outubro)
Aegisth
Chris Merrit
Orest
Samuel Youn
A temporada inicia-se com uma ELEKTRA com elenco bastante forte, principalmente nas récitas com as duas veteranas Rosalind Plowright e Deborah Polaski, acompanhadas de Riccarda Merbeth.
PELLÉAS ET MÉLISANDE
31 Outubro
2, 4, 7, 9, 11, 13, 16 Novembro
Pelléas
Yann Beuron
Mélisande
Camilla Tilling
Golaud
Laurent Naouri
Arkel
Franz-Josef Selig
Elenco equilibrado para esta obra do expressionismo francês, que também sobe a cena no Teatro do Liceu de Barcelona em Junho-Julho, com a mesma encenação.
LADY MACBETH DE MTSENSK
3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 23 Dezembro
Boris Timfeyevich Ismailov
Vladimir Vaneev
Zinovi Borisovich Ismailov
Ludovít Ludha
Katerina Ismailova
Eva-Maria Westbroeck
Serguéi
Michael Konig
Eva-Maria Westbroeck promete, pela sua marcada experiência no papel, engrandecer esta produção. Não um favorito dos Fanáticos mas a considerar por quem vibra com esta obra de Shostakovich.
IOLANTA & PERSÉPHONE
14, 16, 18, 20, 21, 23, 24, 26, 28, 29 Janeiro
Iolanta
Ekaterina Scherbachenko
Veronika Dzhioeva
Rei René
Dmitry Ulianov
Robert
Alexej Markov
Vaudémont
Pavel Cernoch
Dmytro Popov
Ibn-Hakia
Willard White
Alméric
Vasily Efimov
Bertrand
Pavel Kudinov
Perséphone
Dominique Blanc
Eumolpe
Paul Groves
Nova produção do Teatro Real destas duas pequenas óperas de Tchaikovsky e de Stravinski.
LA CLEMENZA DI TITO
14, 17, 19, 22, 24, 26, 29 Fevereiro
2, 4 Março
Tito
Yann Beuron
Vitellia
Measha Brueggergosman
Servilia
Maria Virginina Savastano
Sesto
Kate Aldrich
Annio
Serena Malfi
Publio
Guido Loconsolo
Depois de um início de temporada em que em cerca de 4 meses são dedicados a música de final de século XIX – início século XX, o Teatro volta ao passado pela mão de um dos grandes génios de sempre: W.A. Mozart. A sua última ópera, La Clemenza di Tito, com um elenco ao mais alto nível, promete noites celestiais em Madrid. Uma das recomendações dos Fanáticos.
I DUE FIGARO
27, 28, 30, 31 Março
1 Abril
Riccardo Muti dirige esta obra de Saverio Mercadante, num elenco ainda não completamente estabelecido.
CYRANO DE BERGERAC
10, 13, 16, 19, 22 Maio
Cyrano
Plácido Domingo
Roxane
Sondra Radvanovsky
Christian
A determinar
De Guiché
Ángel Ódena
Domingo e Radvanovsky voltam-se a juntar depois de Londres, Valência, Milão e Nova Iorque, para esta produção de Cyrano, com encenação original do Teatro do Chatelet, Paris, já referida neste blog anteriormente. Domingo ainda surpreende pelo que não existem dúvidas na possibilidade célere de esta produção esgotar. Dos últimos papéis que Domingo interpretou, só faltava Cyrano em Madrid, depois de Tamerlano, Simão Boccanegra e Iphigénie en Tauride nas temporadas passadas.
POPPEA E NERONE
12, 14, 16, 18, 19, 21, 22, 24, 26, 28, 30 Junho
Poppea
Nadja Michael
Nerone
Charles Castronovo
Ottavia
Maria Riccarda Wesseling
Ottone
William Towers
Séneca
Willard White
Drusilla
Ekaterina Siurina
L’Incoronazione di Poppea de Monteverdi mas com orquestração de Philippe Boesmans.
AINADAMAR
8, 10, 11, 13, 14, 16, 17, 19, 20, 22 Julho
Margarita Xirgu
Jessica Rivera
Federico Garcia Lorca
Kelley O’Connor
Nuria
Nuria Rial
Ruiz Alonso
Jesus Montoya
Término de temporada em pleno século XXI.
Em versão de concerto temos ainda as seguintes:
LA FINTA GIARDINIERA de W.A. Mozart
Rene Jacobs com o mesmo elenco que traz à Gulbenkian a 2 de Outubro.
DON QUICHOTTE de Jules Massenet
Ferrucio Furlaneto e Anna Caterina Antonacci.
RIENZI de Richard Wagner (primeira representação desde o século XIX no Teatro Real)
Burkhard Fritz e Anja Kampe.
Os Fanáticos recomendam:
La Clemenza di Tito
Cyrano de Bergerac
Rienzi (versão concerto)
Possibilidade de ver 2 óperas em dias seguidos:
21 e 22 ou 22 e 23 de Dezembro – Don Quichotte e Lady Macbeth
21 e 22 de Maio – Rienzi e Cyrano
Teatro Real de Madrid, Season 2011 – 2012
The 2011 – 2012 opera season of the Teatro Real in Madrid is another season to take into account. It has some strong points, marked by productions with strong casts, but also some other options that do not deserve the trip to Madrid to the commoner music fan.
ELEKTRA
30 September
2, 3, 6, 7, 9, 11, 12, 14, 15 October
Klytamnestra
Jane Henschel (30 September, 2, 6, 9, 12, 15 October)
Rosaling Plowright (2, 7, 11 e 14 October)
Elektra
Christine Goerke (30 September, 2, 6, 9, 12, 15 October)
Deborah Polaski (2, 7, 11 e 14 October)
Chrysothemis
Manuela Uhl (30 September, 2, 6, 9, 12, 15 October)
Riccarda Merbeth (2, 7, 11 e 14 October)
Aegisth
Chris Merrit
Orest
Samuel Youn
The season begins with a very strong cast in Elektra, especially in the performances with the two veterans Rosalind Plowright and Deborah Polaski, accompanied by Riccarda Merbeth.
PELLÉAS ET MÉLISANDE
31 October
2, 4, 7, 9, 11, 13, 16 November
Pelléas
Yann Beuron
Mélisande
Camilla Tilling
Golaud
Laurent Naouri
Arkel
Franz-Josef Selig
Balanced cast for this work of French expressionism, in a production that can also be seen later at the Teatro del Liceu, Barcelona, in June-July 2012.
LADY MACBETH DE MTSENSK
3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 23 December
Boris Timfeyevich Ismailov
Vladimir Vaneev
Zinovi Borisovich Ismailov
Ludovít Ludha
Katerina Ismailova
Eva-Maria Westbroeck
Serguéi
Michael Konig
Eva-Maria Westbroeck promises to enhance this production due to her marked experience on this role. Not a favourite of the Fanatics but to consider by the ones who like this Shostakovich work.
IOLANTA & PERSÉPHONE
14, 16, 18, 20, 21, 23, 24, 26, 28, 29 January
Iolanta
Ekaterina Scherbachenko
Veronika Dzhioeva
Rei René
Dmitry Ulianov
Robert
Alexej Markov
Vaudémont
Pavel Cernoch
Dmytro Popov
Ibn-Hakia
Willard White
Alméric
Vasily Efimov
Bertrand
Pavel Kudinov
Perséphone
Dominique Blanc
Eumolpe
Paul Groves
New production of these two small operas by Tchaikovsky and Stravinski.
LA CLEMENZA DI TITO
14, 17, 19, 22, 24, 26, 29 February
2, 4 March
Tito
Yann Beuron
Vitellia
Measha Brueggergosman
Servilia
Maria Virginina Savastano
Sesto
Kate Aldrich
Annio
Serena Malfi
Publio
Guido Loconsolo
After a beginning of season with around 4 months devoted to the music of the late 19th century – begining 20th century, the Teatro goes back in time by the hand of one of the greatest music genious of all times: W.A. Mozart. His last opera, La Clemenza di Tito, with a high leveled cast, promises heavenly nights in Madrid. One of the recommendations by the Fanatics.
I DUE FIGARO
27, 28, 30, 31 March
1 April
Riccardo Muti conducts this work by Saverio Mercadante, with a cast not yet fully established.
CYRANO DE BERGERAC
10, 13, 16, 19, 22 May
Cyrano
Plácido Domingo
Roxane
Sondra Radvanovsky
Christian
T.B.A.
De Guiché
Ángel Ódena
Domingo and Radvanosvky joined together for this production of Cyrano, after London, Valencia, Milan and New York, in an original production by the Theatre du Chatelet, Paris, already mentioned in this blog. Domingo can still surprise so there is no doubt that this production will sold out in few hours. From the last roles taken by Domingo, the only one missing in Madrid was this one, after Tamerlano, Simon Boccanegra and Iphigenie en Tauride of previous seasons.
POPPEA E NERONE
12, 14, 16, 18, 19, 21, 22, 24, 26, 28, 30 June
Poppea
Nadja Michael
Nerone
Charles Castronovo
Ottavia
Maria Riccarda Wesseling
Ottone
William Towers
Séneca
Willard White
Drusilla
Ekaterina Siurina
L’Incoronazione di Poppea by Monteverdi but with orchestration by Philippe Boesmans.
AINADAMAR
8, 10, 11, 13, 14, 16, 17, 19, 20, 22 July
Margarita Xirgu
Jessica Rivera
Federico Garcia Lorca
Kelley O’Connor
Nuria
Nuria Rial
Ruiz Alonso
Jesus Montoya
End of season in the XXI century.
Operas in concert version:
LA FINTA GIARDINIERA - W.A. Mozart
Rene Jacobs with the same production he brings to the Gulbenkian on the 2nd October
DON QUICHOTTE - Jules Massenet
Ferrucio Furlaneto and Anna Caterina Antonacci.
RIENZI - Richard Wagner (first production since the 19th century at the Teatro Real)
Burkhard Fritz and Anja Kampe.
Our recomendations:
La Clemenza di Tito
Cyrano de Bergerac
Rienzi (versão concerto)
Dates to see 2 operas in consecutive days:
21 and 22 or 22 and 23 December – Don Quichotte and Lady Macbeth
21 and 22 May – Rienzi and Cyrano
Thank you for the posting.
ResponderEliminarI'm planning to see Elektra in Madrid in October. But I still haven't figured out how to get tickets per online. Anyone has an idea, if the subtitle there is also in English?
Dear lotus-eater,
ResponderEliminarYou can go to the home page of the Teatro Real at http://www.teatro-real.com and press in the top right corner where it is written "comprar entradas" (buy tickets); then you choose the third row on you left where it says "entradas para espectáculos del Teatrp Real" (tickets for performances at the Teatro Real). This will open a new windows and you must choose the Elektra icon. Pick the date and then the area of the Teatro you want (the orchestra stalls is the best - "Area A" and later "butaca de patio" are the best ones) and then the number of tickets you want. The final step is to accept the tickets given by pressin where it says "Para confirmar la compra Pulse aquí" (press here to confirm) and to introduce the credit card data on the next window. Let me know if you have any trouble and I can help you with the process.
Thank you so much, wagner_fanatic. Is the subtitle in English as well?
ResponderEliminarI am afraid not... only in spanish.
ResponderEliminarDeixo aqui o meu abraço aos fanáticos. Aguardo ansioso a próxima crônica.
ResponderEliminarTive oportunidade de contactar com a próxima temporada de Teatro Real aquando da minha deslocação a Madrid, no mês transacto, para assistir à Tosca com Sondra Radvanovsky. A minha primeira impressão foi a de uma insistência num determinado "vanguardismo" em detrimento da simples adição de um ou outro título de reportório. Claro que, sendo o director artístico Mortier, tal facto não me causou o mínimo espanto.
ResponderEliminarCaro Hugo,
ResponderEliminarObrigado pelo seu comentário. Acho que tem toda a razão. Para mim, vanguardismo em excesso não é um incentivo. Enfim, gostos e conservadorismos.
Mas em Barcelona, "outro galo cantará"...
De facto, a filosofia que preside à programação é diversa na Catalunha. A minha presença na Aida é, praticamente, certa.
ResponderEliminarPela minha parte conto assistir a alguns dos espectáculos da temporada, até porque me desloco frequentemente, em trabalho, a Barcelona. Contudo penso que, para grande pena minha, não poderei assistir a esta Aida porque nas datas em que estará em cena penso que não me será possível.
ResponderEliminarJá vi esta produção ao vivo duas vezes e é excelente. Com os solistas anunciados será seguramente memorável.
Cumprimentos deste seu grande admirador!
Caro FanaticoUm,
ResponderEliminaros dilemas colocados pelos escribas deste blogue com a publicação das próximas temporadas de alguns dos principais teatros de ópera europeus são imensos, embora deliciosos. Confesso sentir-se algo aturdido :)
P.S. Um abraço reconhecido deste seu amigo!
ResponderEliminarCaro Hugo,
ResponderEliminarDevo confessar, em primeira mão, que estão planeadas publicações comentadas de, pelo menos, mais seis temporadas de teatros de ópera habitualmente visitados pelos Fanáticos...
Grande temporada em madri. Pena que não posso ir até a Espanha.
ResponderEliminar