(review in english below)
Mais uma vez tive oportunidade de ver o Rigoletto de Verdi, numa
deslocação à Suiça. Das três óperas que vi em Zurique, esta era aquela
que me despertava menor interesse e vi-a apenas porque estava em cena na
altura. Mal imaginava a surpresa que iria ter.
Foi uma Volksvorstellung,
uma récita popular, com preços muito abaixo do habitual, mas com elenco
idêntico ao das récitas “normais”.
A encenação de Tatjana
Gürbaca foi caricata. Do início ao fim do espectáculo o palco tinha no
centro uma grande mesa rectangular, coberta por uma toalha branca e rodeada por
cadeiras. Toda a acção se passou à volta, em cima ou por baixo da mesa e das
cadeiras, com os cantores em trajos informais actuais. O Rigoletto não é
corcunda, o Duque aparece inicialmente de calções e ténis, e os outros todos
vestidos de forma semelhante. Penso que não é necessário descrever mais nada.
A direcção musical foi do maestro Stefan Blunier e, não tendo sido isenta de pequenas falhas e
desencontros, na globalidade esteve bem.
Verdadeiramente sensacional foi a qualidade interpretativa
de todos os cantores! Foi talvez o melhor Rigoletto que ouvi ao vivo e esta é
das óperas que já devo ter visto umas dezenas de vezes. Como dizia a minha
companheira, com este nível interpretativo, nem se repara na encenação. Não
partilho totalmente desta opinião mas, hoje, confesso que também o senti.
Rigoletto foi cantado
pelo barítono polaco Andrzej Dobber.
Tem uma voz belíssima, muito expressiva, emotiva e de uma potência
avassaladora. É um papel em que já o tinha ouvido, mas nesta récita achei a sua
interpretação superlativa.
O tenor albanês Saimir
Pirgu que, finalmente, voltei a ouvir ao vivo depois das duas óperas que cantou em
Lisboa há anos, foi o melhor Duque que vi nos últimos tempos. Tem uma excelente
presença física, a voz é forte e de uma beleza invulgar, os agudos são fáceis,
luminosos e emitidos aparentemente sem esforço.
A Gilda foi interpretada pelo soprano russo Olesya Golovneva, uma substituição de
última hora. A cantora tem uma figura magra, pequena e frágil, parece uma adolescente
de 15 anos, mas a voz é arrasadora. Canta fabulosamente em todos os registos,
deve ouvir-se até fora do teatro e, contudo, sempre que quer, é de uma
suavidade tocante.
O baixo italiano Andrea
Mastroni impôs-se como Sparafucile, com um vozeirão de fazer tremer o chão
e, também, de timbre invulgarmente agradável.
Outra voz de qualidade muito acima do habitual foi a
do barítono ucraniano Valery Murga
como Conde Monterone.
A Maddalena do mezzo suíço Judith Schmid foi, vocalmente, a menos espectacular mas, ainda
assim, não destoou.
Merecem também uma palavra de apreço as óptimas interpretações
dos cantores secundários, Júlia Riley
como Giovanna, Cheyne Davidson como
Marullo, Yuriy Tsiple como conde
Ceprano e Deanna Breiwick como
condessa Ceprano.
Numa encenação deplorável, um Rigoletto de luxo na ópera de
Zurique, para ver de olhos fechados!
****
Rigoletto Zurich
Opera, February 2014
Again I had the opportunity to see Verdi's
Rigoletto during a recent trip to Switzerland From the three operas I attended in Zurich, this was the one in
which I had less interest. I saw it just because it was on at the time. I could
not anticipate the surprise I would have.
It was a Volksvorstellung, a performance
with prices far below the usual but with the cast identical to the "
normal " performances..
The staging by Tatjana Gürbaca was ridiculous.
From start to finish the stage had in the center a large rectangular table covered
with a white cloth and surrounded by chairs. All the action happened around,
over, or under the table and chairs, with the singers in current informal
costumes. Rigoletto was not hunchback, the Duke appears initially in shorts and
tennis shoes, and all others dressed similarly. I think it is not necessary to
describe anything else
Musical direction of conductor Stefan
Blunier has not been free of small flaws but, on the whole, it was good.
Truly sensational was the quality of all singers! This was perhaps the best Rigoletto
I've heard live, and this is an opera that I have already seen many many times.
As my companion said, with this interpretive level, we even do not notice what
is happening on stage. I do not fully share her view but, this night, I confess
I also felt that.
Rigoletto was sung by the Polish baritone Andrzej Dobber He has a very
expressive, emotive and with an overwhelming powerful and beautiful voice. It's
a role in which I had already heard him, but in this performance I found his interpretation
superlative.
Albanian tenor Saimir Pirgu that I
finally could hear live after the two operas he sung in Lisbon several years ago, was the best Duke I've
seen in recent times. Has an excellent stage presence, the voice is strong and
of an unusual beauty, the top notes are easy, bright and seemingly effortless
issued .
Gilda was interpreted by Russian soprano Olesya
Golovneva a last minute replacement. The singer has a thin, small, frail
figure, looks like a 15 year old adolescent, but her voice is overwhelming. She
sings fabulously in all registers, must have been hear even outside the theatre
and yet, whenever necessary, she was of a touching softness.
Italian bass Andrea Mastroni was
Sparafucile, with a booming voice “to shake the ground” and with an unusually
pleasant timbre.
Another voice of much higher quality than usual was Ukrainian baritone´s Valery Murga as Count Monterone.
Swiss mezzo Judith Schmid was Maddalena,
vocally the less spectacular but still very good.
A final word of appreciation for the good performances of the other singers, Julia Riley as Giovanna, Cheyne Davidson as Marullo, Yuriy Tsiple as Count Ceprano, and Deanna Breiwick as Countess Ceprano .
A deplorable staging but luxury Rigoletto at the Zurich Opera, to see eyes wide
shut!
****