terça-feira, 10 de maio de 2022

LA TRAVIATA – Royal Opera House, Londres / London, Abril / April 2022

 


(review in English below)

A Royal Opera de Londres mantém em cena a sumptuosa produção de Richard Eyre da ópera La Traviata de G. Verdi, talvez a minha preferida de entre as muitas que já vi.
Assisti a duas récitas no mesmo dia, com elencos distintos. Os maestros foram Giacomo Sagripanti, que imprimiu um ritmo por vezes excessivamente rápido e Renato Balsadonna, mais a meu gosto. 

Como Violetta duas sopranos verdadeiramente excepcionais. A sul-africana Pretty Yende, que já ouvi várias vezes. É uma das minhas cantoras favoritas da actualidade e voltou a demonstrá-lo. Tem uma voz magnífica, timbre de uma beleza invulgar e interpreta as personagens de forma irrepreensível. A arménia Hrachuhí Bassénz, que nunca tinha visto e ouvido, também me deslumbrou com as suas qualidades interpretativas, vocais e cénicas.




O Alfredo foi interpretado pelos tenores Stephen Costello e Egor Zhuravskii (do programa Jette Parker) que substituiu Dmytro Popov. Costello esteve aceitável, mas não impressionou, a voz fica aquém do que se esperaria para um espectáculo neste teatro. O jovem Zhuravskii cantou muito bem, mas esteve sempre muito estático e algo nervoso, o que se compreende, dado que foi uma substituição de última hora.

Dos barítonos que interpretaram Giorgio Germont, Dimitri Platanias foi excelente. O cantor tem uma voz expressiva, bonita e poderosa. Vladimir Stoyanov também esteve bem, mas a interpretação foi inferior ao Platanias.





Nas personagens secundarias tivemos Angela Simkin (Flora nas 2 récitas), Germán Alcantara e Yuriy Yurchuk (Barão Duphol), Davis Shipley e Blaise Malaba do programa Jette Parker (Dr Grenvil) e Kseniia Nikolaieva do programa Jette Parker e Gaynor Keeble (Annina). De todos eles, saliento a interpretação vocal fabulosa de Kseniia Nikolaieva, uma voz fabulosa que ouviremos no futuro em personagens mais relevantes.







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LA TRAVIATA – Royal Opera House, London, April 2022

The Royal Opera in London keeps on stage Richard Eyre's sumptuous production of the opera La Traviata by G. Verdi, perhaps my favorite of the many I've seen.
I attended two performances on the same day, with different casts. The conductors were Giacomo Sagripanti, who set a sometimes excessively fast pace, and Renato Balsadonna, more to my liking.

As Violetta two truly exceptional sopranos. The South African Pretty Yende, which I've heard several times. She's one of my favorite singers right now and she's shown it again. She has a magnificent voice, an unusually beautiful timbre and plays the characters irreproachably. The Armenian Hrachuhí Bassénz, who I had never seen or heard, also dazzled me with her interpretive, vocal and scenic qualities.

Alfredo was played by tenors Stephen Costello and Egor Zhuravskii (from the Jette Parker program) who replaced Dmytro Popov. Costello was acceptable, but not impressed, the voice falls short of what one would expect for a show in this theater. The young Zhuravskii sang very well, but he was always very static and a little nervous, which is understandable given that he was a last-minute substitution.

Of the baritones who played Giorgio Germont, Dimitri Platanias was excellent. The singer has an expressive, beautiful and powerful voice. Vladimir Stoyanov was also well, but the interpretation was inferior to Platanias.

In the secondary characters we had Angela Simkin (Flora in the 2 performances), Germán Alcantara and Yuriy Yurchuk (Baron Duphol), Davis Shipley and Blaise Malaba from the Jette Parker program (Dr Grenvil) and Kseniia Nikolaieva from the Jette Parker program and Gaynor Keeble (Annina). Of all of them, I distinguish the fabulous vocal interpretation of Kseniia Nikolaieva, a fabulous voice that we will hear in the future in more relevant characters.

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