sexta-feira, 24 de setembro de 2021

CAVALLERIA RUSTICANA, Aula Magna Reitoria da Universidade de Lisboa, Setembro 2021

(Review in English below)

Foi com muita emoção que voltei a assistir a uma opera encenada ao vivo, 18 meses depois! Foi a Cavalleria Rusticana de P Mascagni, numa encenação de Alfonso Romero, pela Orquestra e Coro Ópera na Academia e na Cidade, sob a direcção do maestro José Ferreira Lobo.


A Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa tem boas condições acústicas mas não é uma sala preparada para espectáculos de opera. A orquestra, muito numerosa, esteve no local das cadeiras doutorais e teve um desempenho notável.

No palco, uns painéis com rodas, umas cadeiras e uma mesa permitiram com inteligência criar os diferentes ambientes vividos no espectáculo, tendo sido perfeitamente perceptível toda opera.

Os solistas foram relativamente homogéneos em qualidade vocal e proporcionaram um bom espectáculo. Maria Ermolaeva foi uma Santuzza convincente com um desempenho vocal marcante.

 Pedro Rodrigues também esteve em grande nível na interpretação, cénica e vocal do Turiddu. 

Ana Santos foi uma mãe Lucia muito jovem mas não destoou. 

Gisela Sachse cumpriu com brilho o papel de Lola. 


Pedro Telles foi um Alfio excelente no desempenho cénico mas menos impressionante no vocal, deixando-se afogar frequentemente pela orquestra.


Para mim, um espectáculo inesquecível porque é uma ópera que gosto muito, foi bem interpretada, foi a minha estreia em ópera na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa e, sobretudo, foi a primeira ópera ao vivo após 18 meses desta terrível pandemia que também arruinou a cultura!


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CAVALLERIA RUSTICANA, Aula Magna de Reitoria da Universidade de Lisboa, September 2021

It was with great emotion that I went back to watching an opera staged live, 18 months later! It was Cavalleria Rusticana by P Mascagni, staged by Alfonso Romero, by the Orchestra and Coro Ópera in the Academy and in the City, under the direction of conductor José Ferreira Lobo.

The Aula Magna has good acoustic conditions but it is not a room prepared for opera performances. The orchestra was at the site of the doctoral chairs. On stage, panels with wheels, chairs and a table intelligently created the different environments experienced in the opera, with the entire opera being perfectly perceptible.

The Orchestra, very numerous and young, had a remarkable performance. The soloists were relatively homogeneous in vocal quality and provided a good show. Maria Ermolaeva was a convincing Santuzza with an outstanding vocal performance. Pedro Rodrigues was also at a great level in the interpretation, scenic and vocal of Turiddu. Ana Santos was a very young mother Lucia but she didn't clash. Gisela Sachse fulfilled the role of Lola with brilliance. Pedro Telles was an Alfio excellent in scenic performance but less impressive in vocals, often letting himself be drowned by the orchestra.

For me, an unforgettable performance because it's an opera I really like, it was well performed, it was my opera debut at the Aula Magna and, above all, it was the first live opera after 18 months of this terrible pandemic that also ruined the culture!

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3 comentários:

  1. Aleluia, Fanático_Um. Boas novas. Eu é que não vejo hipóteses de voltar a ver ópera. Seria uma "excentricidade", como diz o anúncio.
    Nunca imaginei que a Aula Magna pudesse ser palco de ópera, a não ser em versão de concerto. E a orquestra, esteve decente? O famoso intermezzo saiu bem?

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  2. Foi uma noite emotiva pelo regresso! A orquestra esteve bem e o intermezzo foi excelente!

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  3. Que pena - não tinha sabido de nada... Enfim, Tchaikovsky avizinha-se! Cumprimentos
    Plácido Zacarias

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