terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

TOSCA, English National Opera, December / Dezembro 2016


 (review in English below)

A Tosca, opera de G. Puccini, esteve em cena na English National Opera em Dezembro. A encenação de Catherine Malfitano é clássica e muito vistosa. Se no primeiro acto, passado na igreja de Sant’Andrea della Valle, e no segundo, nos aposentos de Scarpia no Palazzo Farneze, os cenários são convencionais, no terceiro, no Castel Sant’Angelo o palco é original, redondo, vendo-se ao fundo o céu, reforçando a sensação de aprisionamento.



A direcção musical foi excelente e esteve a cargo do maestro Martin Fitzpatrik. Os cantores solistas foram todos de grande qualidade.

O soprano americano Keri Alkema foi uma Tosca de voz potente e sempre bem colocada e afinada. Em palco faltou-lhe um pouco a demonstração da paixão pelo Cavaradossi.



Craig Colclough, barítono norte-americano, foi um Scarpia com uma excelente interpretações cénica, malévolo como se espera. O cantor tem uma voz respeitável embora com um timbre algo nasalado.



O pintor Mário Cavaradossi foi interpretado pelo tenor galês Gwyn Huges Jones. Foi uma interpretação superior, timbre belíssimo, voz sempre sobre a orquestra e de grande expressividade. Cenicamente esteve bem, mas também lhe faltou maior paixão no relacionamento com a Tosca.



Os papéis secundários foram interpretados por cantores menos impressionantes mas, ainda assim, bons. Andri Björn Róbertsson como Cesar Angelotti, Adrian Powter como o sacristão, Scott Davies como Spoletta, Graeme Danby como Sciarrone e Alessandro MacKinnon como o jovem pastor.

Uma Tosca de grande qualidade na ENO, que minorou o facto de ter sido cantada em inglês.




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TOSCA, English National Opera, December 2016

Tosca, G. Puccini's opera, was on stage at the English National Opera in December. The production of Catherine Malfitano is classic and very showy. If in the first act, in the church of Sant'Andrea della Valle, and in the second, in the room of Scarpia in Palazzo Farneze, the scenarios are conventional, but in the third, in the Castel Sant'Angelo the stage is original, round, with the sky in the background, reinforcing the feeling of imprisonment.

The musical direction by maestro Martin Fitzpatrik was excellent. The soloist singers were all of great quality.

American soprano Keri Alkema was a Tosca with a powerful voice always well heard and tuned. On stage she lacked the demonstration of passion for Cavaradossi.

Craig Colclough, American baritone, was a Scarpia with an excellent scenic performance, malevolent as expected. The singer has a respectable voice although with a somewhat nasal tone.

The painter Mario Cavaradossi was interpreted by the Welsh tenor Gwyn Huges Jones. It was a superior performance, the voice has a beautiful timbre, always over the orchestra and of great expressiveness. On stage he was well, but also lacked more passion by Tosca.

The supporting roles were played by less impressive but still acceptable singers. Andri Björn Róbertsson as Cesar Angelotti, Adrian Powter as the sacristan, Scott Davies as Spoletta, Graeme Danby as Sciarrone and Alessandro MacKinnon as the boy shepherd.

A Tosca of great quality in the ENO, that reduced the disadvantage of being sung in English.


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1 comentário:

  1. É raro ler críticas negativas à ENO. Não sendo de primeira linha, costuma apresentar produções no mínimo decentes. Já não é mau. Pena a língua inglesa, mas compreende-se, torna-se mais acessível ao público.

    Já vi que vai ver a Anna Bolena. Eu vou a seguir, na terça. Uma boa récita, Fanático_Um, que a Mosuc esteja nos melhores dias e não "grite"...

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