quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics – 5º Aniversário / 5th Anniversary



(text in english below)

O Fanáticos da Ópera completa hoje 5 anos de existência! Tem actualmente 174 seguidores, recebe cerca de 300 visitas diárias e mais de 2500 comentários publicados.


 No último ano o espaço foi enriquecido com magníficos textos de novos autores, incluindo Lucas Andrade, De Moura MC, João Baptista, Francisco Casegas e José António Miranda. Devo salientar a continuação da participação regular de Ali Hassan Ayache que nos tem mostrado como o Brasil se está a afirmar no panorama operático. A todos o nosso Muito Obrigado pelos contributos e por ajudarem a manter viva a chama do blogue.

Para nós, portugueses, não está fácil assistir a espectáculos de ópera em número e qualidade que desejaríamos. Isso tem-se reflectido no blogue, não só pelo mais escasso número de textos publicados, como pela menor (ou ausência de) participação de alguns dos colaboradores.



Salva-nos a Fundação Calouste Gulbenkian que, substituindo o Ministério da Cultura (que já nem ministério é!), continua a proporcionar-nos muitos e excelentes espectáculos, embora poucas óperas ao vivo e estas, só em versão concerto. Mas é também lá que podemos assistir às transmissões MetLive.



Embora já tenhamos vivido tempos mais estimulantes, enquanto houver ânimo, continuaremos a manter este espaço, apesar das circunstâncias adversas. Pelo menos para alguns de nós, é um local de relato de prazeres que, quando partilhados, comentados e criticados, são muito mais recompensadores do que quando fruídos solitariamente.


Fanatics of the Opera / Opera Fanatics - 5th Anniversary

The Fanaticos da Ópera / Opera Fanatics today complete five years of existence! Currently it has 174 followers, gets about 300 hits a day and has more than 2,500 comments posted.

In the last year the blog was enriched with magnificent texts of new authors, including Lucas Andrade, De Moura MC, João Baptista, Francisco Casegas and José Antonio Miranda. I must stress the continuation of the regular participation of Ali Hassan Ayache who has shown us how Brazil is taking affirm the operatic scene. To all our Thank You for the input and for helping to keep alive the flame of the blog.

For us Portuguese, is not easy to watch opera performances in number and quality we would wish. This has been reflected in the blog, not only by the scarce number of published texts, but also by the lower (or lack of) participation of some of the collaborators.

What save us in Portugal is Calouste Gulbenkian Foundation, replacing the Ministry of Culture (that is not a Ministry now!), It continues to provide us many excellent performances, though few operas live, and these only in concert version. But it is also there where we can see MetLive transmissions.


Although we have already lived most enthusiastic times, we will try to continue to keep this space live, despite the adverse circumstances. At least for some of us, it is a place where we report performances that were pleasant to us that when shared, commented and criticized, are much more rewarding than when enjoyed solitarily.

18 comentários:

  1. Congrats, Fanatics!!! I wish you even more successful blogging years in the future!

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns! Continuo a passar por aqui com interesse e agrado. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gi, mas as coisas estão cada vez mais difíceis nesta área.

      Eliminar
  3. Muitos parabéns pelo notável feito , durante 5 anos a ter uma contribuição rehular , de muita qualidade e que nos alerta para o que se passe no mundo , principalmente Europa,, e em Portugal no dominio da Opera.Visito com frequencia o vosso blog e espero continuar a faze-lo. Agradecido, desejo muitas feleicidades ao grupo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e obrigado pela contribuição. Die Frau ohne Schatten é um dos marcos deste blogue!

      Eliminar
  4. Muitos parabéns, que continue por muitos e bons anos, Fanático _Um, será sinal de que a ópera continua viva, apesar de alguns sinais desencorajadores.

    Gostaria eu próprio de dar alguma contribuição de quando em quando, se a Ópera viesse ter comigo mais vezes e mais perto...

    Auguri, auguri, auguri, auguri, auguri pelos 5 anos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que seja possível continuar, Mário, mas as coisas estão cada vez mais difíceis. Obrigado pelas suas simpáticas palavras e pelo incentivo.

      Eliminar
  5. Muitos parabéns aos fundadores do blog. Desde de que o descobri que o leio assiduamente, sempre com grande gosto e proveito. Concordo plenamente que a fruição dos espectáculos musicais é muito mais rica quando temos a possibilidade de partilhar e discutir as experiências que vivemos. O blog tem sido um excelente instrumento para tal e, na medida das minhas possibilidades, continuarei a tentar contribuir para a sua dinâmica e para a sua continuidade.
    Longa vida ao “Fanáticos da Ópera” !
    João Baptista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o mais recente autor do blogue, agradeço as excelentes contribuições já aqui divulgadas e faço votos para que várias outras se sigam, o que só enriquecerá este espaço de lazer.

      Eliminar
  6. Caros amigos,

    Não obstante ser um recém-chegado ao contacto com o vosso blog, devo dizer que a sua leitura passou a ser um dos paradeiros quase diários nas minhas deambulações pela rede.

    E apesar de cinco anos ser uma idade vetusta para um blog, parece-me inegável que o entusiasmo e a energia que se adivinham da vossa parte são garantia de que ele não está próximo da morte, não obstante as circunstâncias adversas que o Fanático_Um tão apropriadamente assinala no seu texto comemorativo.

    Por outro lado, e olhando para a vertente exterior, a daqueles que são os seus leitores ou os seus seguidores, os dados que apresentam indiciam um enorme potencial de progresso: o número médio de visitas diárias ultrapassa largamente a capacidade actual do Teatro Thalia.

    Finalmente, o número de seguidores assíduos, mas sobretudo o facto de no seu último ano de vida o blog ter conseguido atrair para si um razoável número de novos intervenientes, mostram que se trata de um espaço aberto de livre partilha de opiniões, coisa rara nos nossos dias.

    Por todas estas razões não posso deixar de me associar aos votos e desejos já expressos pelos restantes comentadores, e deixar o meu MUITO OBRIGADO à equipa de contribuidores que nos assegura o prazer regular da sua leitura.

    José António Miranda

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado pelo seu texto José António Miranda. Contamos consigo para tentar manter este espaço com alguma vitalidade e interesse, apesar das condições adversas que referi e que são cada vez mais difíceis de ultrapassar.
    Mas refere um facto que poderá continuar a ser uma grande lufada de ar fresco - o importante número e qualidade de novos colaboradores que se dispõem a contribuir, entre os quais se inclui. Penso que serão vós que poderão vir a enriquecer o blogue e manter a sua vitalidade. Bem haja!

    ResponderEliminar
  8. Cinco anos, espero que sejam mais 50. Honrado em participar com uma pequena contribuição para o sucesso do blog. Ali Hassan Ayache

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ali e continue a relatar o que se vai passando no Brasil no que à ópera respeita.

      Eliminar
  9. Muitos parabéns. Este blog é uma referência neste país para quem gosta de ópera. Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado João Alves, volte sempre e, quando quiser, contribua!

    ResponderEliminar
  11. Caros Fanáticos,
    É a terceira (!!) vez que tento escrever-vos mas das outras vezes correu sempre mal! Não é o caso deste blog, que continua sempre a reinventar-se - e com um ritmo de publicações excepcional. Felizmente, "In fernem land", ópera não me falta. Só para a inveja, nos últimos 5 dias vi A Rainha de Espadas, Pelléas et Mélisande, Onegin e o Lohengrin.
    Espero que continuem a dar vida a este extraordinário espaço de visita indispensável. Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Plácido Zacarias,
      Obrigado pela mensagem. Apesar de ser um sentimento muito feio, confesso que me sinto muito invejoso com essas perspectivas em São Petersburgo! Sempre que quiser contribuir, este é também um espaço seu!
      Cumprimentos

      Eliminar