segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Balanço da minha Temporada 2012-2013 / Review of my 2012-2013 Season, por /by Fanático_Um


(Bayerische Staatsoper, Munique)

Na temporada 2012-2013 tive o privilégio de ouvir e ver muitos espectáculos e, na sua maioria, muito bons. Aponto neste balanço final apenas os que mais me marcaram.

Acontecimentos mais positivos em Portugal
Alguns concertos na Gulbenkian e, sobretudo, o recital de Joyce DiDonato, também na Gulbenkian.



Os Melhores espectáculos de Ópera
Foram vários aqueles que me deixaram excelentes memórias. Saliento, de entre eles, os excepcionais:
Der Fliegende Holländer em Zurique e em Berlim, Iolanta no Liceu de Barcelona, Giulio Cesare na Met (Nova Iorque) e, sobretudo, as 4 óperas do Anel de Munique

Os Superlativos:
Foram, sem qualquer dúvida, as 4 óperas do Anel de Munique, na Bayerische Staatsoper, Das Rheingold, Die Walküre, Siegfried e Götterdämmerung.
 É sempre um privilégio raro assistir a um anel completo e, nesta temporada, vi um em Munique e outro em Nova Iorque. Ambos muito bons, mas a qualidade do primeiro foi absolutamente excepcional.

 As grandes desilusões:
 A Tosca e o Rapto do Serralho em Zurique, a Salomé em Viena e o Trovador e Rigoletto em Lisboa.

E, finalmente, as medalhas:

Melhor espectáculo de ópera: 
As 4 óperas de O Anel do Nibelungo na Bayerische Staatsoper em Munique. Uma encenação moderna de grande impacto visual, cantores excepcionais e orquestra de primeiríssima água. Excepcional!!







Melhor interpretação masculina

Hans-Peter König,

 e Christophe Dumaux

Nada mais contrastante que escolher um baixo e um contra-tenor mas foram ambos excepcionais, o primeiro em vários papéis wagnerianos do Anel e o segundo na ópera Giulio Cesare.

Melhor interpretação feminina
Nina Stemme como Brünhilde no Crepúsculo dos Deuses, em Munique. 


Não há, na actualidade, nenhuma cantora que se aproxime da potência vocal, qualidade interpretativa e beleza tímbrica da Stemme nestes dificílimos papeis wagnerianos. Um privilégio único poder vê-la e ouvi-la!


My Season (2012-2013) Review, by Fanático_Um

In the 2012-2013 season I had the privilege to hear and see many operas, most of them very good. I point out in this final review the ones that influenced me the most.

Most positive events in Portugal
Some concerts at the Gulbenkian foundation and especially Joyce DiDonato 's recital , also at the Gulbenkian .

Best opera performances
Many left me great memories. I emphasize, among them, the exceptional ones:
Der Fliegende Holländer in Zurich and Berlin, Iolanta at the Liceu in Barcelona, Giulio Cesare at the Met ( New York ), and especially the four operas of the Munich´s Ring.

The superlatives:

The four operas of the Munich Ring, at the Bayerische Staatsoper, Das Rheingold , Die Walküre, Siegfried, and Götterdämmerung .
It's always a rare privilege to watch a complete Ring cycle and in this season I saw one in Munich and another in New York. Both were very good, but the quality of the first was absolutely exceptional.

The big disappointments:
Tosca and The Abduction from the Seraglio in Zurich , Salome in Vienna and Il Trovatore and Rigoletto in Lisbon .

And finally, the medals :
Best opera performance
The four operas of The Ring of the Nibelung in Bayerische Staatsoper in Munich. A modern staging of great visual impact, exceptional top quality singers and an excellent orchestra. Exceptional !

Best male performance
Hans Peter König, and Christophe Dumaux . Nothing more contrasting than to choose a bass and a counter- tenor but both were exceptional, the first in several wagnerian roles of the Ring, and the second in the opera Giulio Cesare.

Best female performance: 
Nina Stemme as Brunhilde in Twilight of the Gods, in Munich . There is, at present, no singer that reaches the vocal power, interpretative quality and beauty of timbre of Stemme in these extremely difficult wagnerian roles. A unique privilege to see her and hear her!

4 comentários:

  1. Uma temporada excepcional, não há dúvida.
    Que planos tem para 2013/14? Começar pelo TNSC? Se assim for, é provável que a rubrica das "grandes desilusões" fique logo preenchida... Infelizmente.
    Cumprimentos,
    J. Baptista

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    1. Já começou, por NY, com uma récita fantástica da ópera eugene Onegin.
      Também ontem começou (bem) no TNSC. Gosto muito da produção do "chapéu de palha" que lá fazem.
      Cumprimentos

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    2. Isso é verdadeiramente abrir com chave de ouro! Fico satisfeito em saber que a récita do Eugene Onegin foi fantástica e com as expectativas ainda mais altas para a respectiva transmissão do MET, na Gulbenkian.

      Como já percebi que, afinal, a "temporada" do TNSC abriu com um bom nível, parece que os meus presságios eram mesmo infundados!
      Cumprimentos,
      J. Baptista

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  2. Caro Fanático,
    notei que os melhores cantores interpretaram Wagner. É difícil para mim saber se Wagner revela os melhores ou se só os melhores nos revelam a obra Wagneriana!
    Um abraço

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